Fale Conosco

4 dicas para decidir se sua empresa precisa de um App

   22 Junho, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
4 DICAS PARA DECIDIR SE SUA EMPRESA PRECISA DE UM APP

Durante a criação do plano de marketing digital alguns fatores costumam entrar em discussão: site institucional, plataforma para ecommerce, e aplicativo para celular. Hoje em dia existem diversos aplicativos de celular com inúmeras finalidades, mas como decidir se a empresa de fato precisa de um aplicativo para celular?

4-dicas-para-decidir-se-sua-empresa-precisa-de-um-app

No Google Mobile Day, o próprio Google apresentou um documentário que dizia para primeiramente desenvolver um bom site, responsivo ou mobile friendly e depois realizar a construção de um aplicativo para os consumidores mais frequentes, caso seja necessário.

Leia mais em: Google Mobile Day 2015

A criação de um aplicativo melhora muito a experiência do usuário com a marca, pois esse tipo de plataforma dá mais possibilidades de interação do que um site. Por outro lado, o aplicativo tem que ser atrativo suficiente para que o usuário baixe-o e mantenha em seu celular. Segundo o Google, 95% dos apps são abandonados em 30 dias e 1 em cada 4 apps é usado apenas uma vez.

4 Dicas para Decidir se sua Empresa Precisa de um App:

  • Público-Alvo

Qual é o público-alvo da empresa? Este público-alvo utiliza aplicativos com frequência? Faixas etárias superiores possuem um acesso reduzido aos aplicativos quando comparados a jovens e adultos, então um aplicativo desenvolvido para a terceira idade pode (não quer dizer que é uma regra) não obter muito retorno.

  • Tipo do Empreendimento

Qual é o tipo do empreendimento? Um aplicativo de celular pode ser muito útil em diversos segmentos, este é o caso de e-commerces por fornecerem segurança ao consumidor que irá passar seus dados bancários para realizar uma compra ou até mesmo de bancos. Contudo, é necessário avaliar caso a caso se o app seria interessante para aqueles consumidores ou não.

  • Rentabilidade

Como todo e qualquer investimento, a empresa precisa entender seu objetivo com o desenvolvimento daquele aplicativo para saber o que esperar de ROI (retorno sobre o investimento). Deve-se analisar o custo para ser desenvolvido, se ele irá vender alguma coisa e, consequentemente, oferecer um retorno direto ou se será um meio de divulgar e patrocinar a marca.

  • Esse aplicativo é útil?

Essa é a pergunta mais importante que deve ser feita pela sua marca e, também, a mais difícil de ser respondida. Antes de criar um aplicativo, reflita:

  • Este aplicativo é útil para o meu consumidor?
  • O que esse aplicativo tem de diferente do meu site que fará com que uma pessoa diminua o espaço de armazenamento do seu celular para me manter lá?
  • Este app tem algum diferencial ou é igual a tantos outros?

Ter essas perguntas em mente é fundamental para que a sua marca entenda se realmente precisa de um app.

Caso a resposta para todas essas perguntas seja positiva, assegure-se de criar um aplicativo que  ofereça uma boa experiência ao usuário e, principalmente, que seja focado no público certo, os seus clientes fiéis!


Quer saber se o site está preparado para mobile? A WSI te oferece gratuitamente um Webscan!

Solicite um Webscan


 

Tópicos: Mobile Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter