Fale Conosco

4 dicas para negócios locais serem encontrados facilmente no Google

   07 Outubro, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
4 DICAS PARA NEGOCIOS LOCAIS SEREM ENCONTRADOS FACILMENTE NO GOOGLE

Como você já deve saber, o Google está sempre atualizando a sua plataforma e também as ferramentas que oferece para as empresas divulgarem o seu negócio na internet. E engana-se quem pensa que os serviços do Google são apenas para grandes empresas ou para e-commerces. Negócios locais como restaurantes, salões de beleza, lojas, clínicas,  escolas, oficinas, ou qualquer empresa que tenha um endereço físico para receber seus clientes, também podem se beneficiar muito com a plataforma.


Hoje, vou apresentar 4 dicas para negócios locais serem encontrados facilmente no Google. Se você tem um pequeno ou médio negócio, você não pode deixar de utilizar essas dicas para atrair mais clientes e, lembre-se: para que a sua empresa seja encontrada no Google, é de grande importância existir uma estratégia de SEO Local para garantir que o site do seu negócio esteja otimizado e aprimorado para o motor de busca e mais especificamente para uma região geográfica na qual você tem atuação.

Busca Google - Pizzaria

Agora vamos às 4 dicas!

 

#1 Google Meu Negócio

Esta é uma ferramenta gratuita do Google, na qual você pode inserir as informações principais do seu negócio para que apareçam nos resultados de pesquisa do buscador. Além disso, a conta é vinculada à página da sua empresa no Google+ e ao Google Adwords, ferramenta de gestão de anúncios pay-per-click do Google.

6 razões para você utilizar o Google Meu Negócio:

  1. Receber feedback dos consumidores sobre o seu negócio.
  2. Atualizar as informações da sua empresa para que elas apareçam nos resultados de pesquisa e nos mapas do Google.
  3. Analisar as estatísticas, possibilitando mensurar o volume dos acessos que você recebe na página do seu negócio.
  4. Compartilhar fotos e notícias sobre a sua empresa.
  5. Ser elegível para aparecer em buscas locais do Google, que são os mapas?

Ser elegível para aparecer em painel de conhecimento do Google (você pode ler mais sobre isso no nosso post Como a mudança na página do Google impacta nas campanhas de PPC?

Busca_Google_-_WSI.png

Essas atividades podem ser feitas pelo computador ou smartphone, pois já está disponível um aplicativo do Google Meu Negócio.

 

#2 Presença nas Mídias Sociais

As redes sociais não são plataformas apenas para curtir fotos dos amigos e compartilhar frases legais. É possível utilizar essas mídias para criar uma página do seu negócio, assim sua empresa terá mais visibilidade, podendo alcançar um público maior e que ainda não conhece seu produto ou serviço.

Além disso, o Google irá apresentar o seu perfil nas redes sociais nas pesquisas realizadas pelos usuários, tornando mais fácil encontrar sua empresa no Google.

3 razões para o seu negócio estar presente nas mídias sociais:

  1. É possível divulgar produtos, serviços, eventos, receber avaliação dos usuários e ter um relacionamento mais próximo com eles.
  2. Os fãs da sua página podem mencionar o seu negócio, marcando a sua página ou fazendo check-in no seu estabelecimento. Com isso, os amigos do usuário poderão conhecer a sua empresa, criando mais visibilidade e isso faz com que a seu negócio crie visibilidade para outras pessoas que ainda não o conhecem.
  3. O Google indexa e posiciona as páginas do seu negócio nas mídias sociais, assim é possível apresentar resultados no buscador, além das páginas do seu site ou blog.

 

#3 Tenha foco em um segmento

Focar em um segmento na internet é muito importante para conseguir competir com empresas maiores da sua região. Mesmo que seu negócio seja amplo, com várias opções de serviços e produtos, é essencial que em um primeiro momento sua empresa foque em um segmento específico. Para isso, desenvolva conteúdos e páginas específicas sobre esse segmento em seu site.

2 razões para focar em um nicho de mercado:

  1. Focando seu conteúdo em um nicho, você conseguirá que ele seja posicionado no Google mais rápido do que se você criar vários conteúdos de temas diferentes.
  2. O foco em um segmento irá te ajudar a ser reconhecido como especialista naquele tema.

 

#4 Invista em Relacionamento com seus clientes

Atenda muito bem os seus clientes. Responda rapidamente a alguma reclamação no mesmo canal em que você a recebeu. Dê atenção a cada caso. Saiba diferenciar os feedbacks que requerem mudanças em seus processos internos daqueles que são problemas pontuais de uma outra pessoa mais exigente.

Pode parecer óbvio, afinal, devemos tratar bem a todos, certo? Além do mais, o que essa dica tem a ver com SEO e o posicionamento do site no Google? Tudo!

Isso porque hoje existem diversos sites de recomendação na internet, além das próprias redes sociais, grupos e fóruns, e também existem os sites de reclamação, como o Reclame Aqui. Lembre-se que todos esses conteúdos são indexados pelo Google e que se as pessoas não tiverem uma boa experiência com a sua empresa e falarem mal dela na internet, é muito possível que outras pessoas vejam essa reclamação também e nas primeiras páginas do Google caso a página se torne relevante. Então, todo o cuidado é pouco para comprometer a imagem da sua empresa!

google_-_seo.jpg

Pronto para ser encontrado no Google?

Pronto para colocar nossas dicas em prática e posicionar sua marca nas páginas do Google? Saiba que você também pode investir em links patrocinados caso queira fazer anúncios específicos de produtos ou posicionar mais rápido para palavras-chave relevantes para o seu negócio.

De qualquer forma, siga as nossas dicas e quando as pessoas procurarem pela sua empresa no Google você, com certeza, será um resultado!


Está refazendo o seu site ou está montando a sua estratégia de SEO?


Assinatura

Sobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com

Tópicos: SEO, Google

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter