Fale Conosco

4 estratégias de marketing digital para mercados competitivos

   15 Abril, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
4 ESTRATEGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA MERCADOS COMPETITIVOS

A adoção do marketing digital é fundamental para toda e qualquer empresa, independente da área de atuação e também de seu porte. Estar online fará com que mais pessoas conheçam sua marca, sendo que sua empresa poderá alcançar um público maior e ainda fidelizar os atuais clientes.

Para isso, muitas empresas adotam estratégias básicas e importantes em seu marketing, tais como as mídias sociais (presença da marca em redes sociais como Facebook, Twitter, etc.), links patrocinados (anúncios do Google), SEO (melhorar a colocação do seu link nos resultados do Google de forma orgânica) e outras mais.

4 estrategias de marketing digital para mercados competitivos

Entretanto, em mercados competitivos, principalmente para empresas que são mais novas ou menores na área, além das estratégias já citadas, que são fundamentais em qualquer plano de marketing, é necessário pensar “fora da caixa” e trazer novas soluções para um efetivo marketing digital. Conheça alguns exemplos a seguir de estratégias de marketing digital para mercados competitivos:

1. Redes sociais de nicho

Investir em redes sociais de nicho é uma ótima chance de falar mais diretamente com o seu público. Ao invés de estar constantemente em redes sociais mais abrangentes, a sua empresa pode marcar presença em outras que sejam mais direcionadas a interesses e assuntos que estejam relacionados com o seu produto/serviço, aumentando as chances de realmente falar com quem se interessa pelo produto/serviço que você tem a oferecer. Como exemplo, temos a rede social Dogster (sobre cães), o SoundCloud (para músicos e bandas),o  Gogobot (para turismo), entre tantas outras redes de nicho B2C e B2B. 

2. Anúncios em site de nicho

Sites e blogs de nicho, ou seja, que falam sobre um tema específico, são interessantes pois o seu público estará presente neles. Assim, você aumenta suas chances de ter retorno em uma determinada campanha. Um bom exemplo é colocar um banner de uma chuteira em um site que fale sobre futebol e outro na home de algum portal de notícias. Em qual você acha que será mais fácil impactar seu público?

Além disso, você pode utilizar tanto a rede de display do Google como entrar em contato diretamente com o site ou blogueiro. E os anúncios vão de banners, publicações patrocinadas e inserção em catálogos de produtos/serviços da área a eventos e campanhas de grande porte. A escolha, é claro, dependerá da verba e objetivo.

3. Unifique as estratégias digitais

Uma campanha, seja ela online ou offline, deve ser sempre unificada. Assim, sua marca gera uma coerência e também coesão na mente dos consumidores e possíveis clientes. Além disso, faça com que cada estratégia converse com as outras. Atualize sempre as redes sociais, o site, o conteúdo do blog, as informações essenciais, os anúncios e por aí vai. Lembre-se também de direcionar o usuário de uma plataforma para a outra, como do Facebook para o site, ampliando a presença da sua marca digitalmente . Estratégias unificadas possuem mais chance de vencer juntas do que se estiverem sozinhas. E, além disso, não se esqueça de verificar qual estratégia está trazendo mais resultados para o seu negócio!

4. Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, se destaca por ser uma nova forma de atrair o público da sua empresa, oferecendo a ele conteúdo de qualidade como porta de entrada do cliente ao site. Nele, impactamos o usuário que esteja procurando por algo que seja relacionado com a sua empresa, ou seja, o cliente vem até a sua marca por uma porta de entrada que a empresa ofereceu e não ao contrário. O conteúdo é o grande astro do Inbound Marketing e a diferença com outras estratégias que envolvem conteúdo é que com ele construimos a comunicação pensando no público-alvo e na etapa do funil de vendas (etapas do processo de compra do consumidor) em que ele está, aumentando as chances de de convertê-lo em cliente. Além disso, todas as estratégias são monitoradas e unificadas, oferecendo uma visão holística.

Leia Também: Inbound Marketing: o que é e como pode ajudar minha empresa a crescer?

                               5 dicas para aumentar suas vendas com Inbound Marketing

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Baixe o ebook da WSI Consultoria!

Inbound Marketing: Conheça os seus valores Atraia Visitas, Converta Visitas em Leads, Torne Leads seus Clientes! Faça o Download do Ebook

 

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter