Fale Conosco

4 verticais de negócios que precisam fazer Inbound Marketing com urgência

   02 Março, 2017 / por Caio Cunha

|
|
4 VERTICAIS DE NEGOCIOS QUE PRECISAM FAZER INBOUND MARKETING COM URGENCIA

Você acredita que Inbound Marketing é uma estratégia que não dará certo para o seu negócio por ser um mercado diferenciado? Ou que apenas negócios B2C beneficiam-se com uma estratégia holística de atração de leads?

Esse engano é bem comum. Poucas empresas B2B entenderam que o processo de decisão do consumidor mudou e, por isso, sua estratégia para atraí-los precisa mudar também.


Inbound Marketing Mercado.jpg

Hoje, 71% dos profissionais de compras das empresas  B2B pesquisam primeiro na internet, segundo a RH SAP - The Future of Work, e 57% gastam seu tempo aprendendo antes de entrar em contato com o vendedor, segundo a CEB - Customer Purchase Decision Timeline. Por isso, é fundamental que sua empresa possa ser encontrada durante o processo de buscas do seu público-alvo.

Além disso, empresas de nicho que não segmentam suas estratégias de acordo com as necessidades de seu público-alvo, acabam comunicando-se mal ou sem profundidade com todo mundo, desperdiçando recursos financeiros e tempo de todos.  

Enquanto isso, o foco de Inbound Marketing é atrair apenas quem realmente precisa das soluções que o seu negócio oferece, aumentando as taxas de conversão e estando presente quando as pessoas precisam da sua empresa.

 

Quais são algumas verticais de negócios  que precisam fazer Inbound Marketing com urgência?

Inbound é uma estratégia que pode ser usada por empresas de diversos segmentos, mas há o que o Hubspot chama de “perfect fit”, que são as empresas cujo o valor do produto ou serviço oferecido é ideal para ter um bom Retorno sobre o Investimento (ROI).

Baixe grátis: Planilha Como avaliar o ROI de uma ação de Marketing?

Por isso, empresas com as seguintes características se mostram mais efetivas no sucesso com metodologia Inbound:

  1. Empresas com ciclos longos de venda ou que tem produtos/serviços de alto valor agregado , que precisam educar seu consumidor até que ele esteja pronto para compra;
  2. Empresas que também estejam habituadas ou desejam ter seu websites como meio de geração de leads e os usam especificamente para nutrir esses leads ao longo do processo de vendas
  3. Empresas que conseguem ver o valor de poder controlar seus leads até o momento de convertê-los em clientes
  4. Empresas em crescimento que não desejam expandir sua equipe de vendas, mas preferem melhor direcionar os esforços dessa equipe venda para leads qualificados, apoiados pela sua área de marketing que pode ser terceirizada total ou parcialmente.

 

Abaixo, destaco 4 exemplos de verticais de negócios  que muitas vezes estão classificadas em algumas das características acima e terão sucesso se fizerem Inbound Marketing já!

1. Tecnologia: sempre que uma empresa precisa de uma solução de tecnologia para gerir melhor seu negócio, diminuir custos, automatizar processos, etc, inicia-se uma busca por qual empresa de tecnologia oferece o produto/serviço que irá melhor atender às suas necessidades. Assim, antes de entrar em contato com a empresa, a pessoa responsável por essa aquisição irá procurar na internet quais softwares existem para atender aquela demanda, quais seus prós e contras, etc. Em outros casos, ela pesquisará por alternativas para resolver o seu problema sem nem sequer  imaginar que exista um software que resolva esse problema. Portanto, é fundamental que empresas de TI ofereçam conteúdos que respondam a essas dúvidas e servem como porta de entrada ao seu site. 

2. Educação: quando falamos de educação, desde escolas e faculdades até cursos complementares ou de idiomas, observamos um erro na estratégia em comum: todo o esforço de marketing é direcionado apenas para quem já sabe que precisa ou quer fazer um curso. Ou seja, a estratégia não auxilia a pessoa que tem o perfil para aquele curso, mas ainda não o conhece. Assim, não é criado um novo mercado, aumentado consideravelmente as chances de conseguir mais leads e mais vendas. A área de educação precisa oferecer conteúdos para que o público conheça sua metodologia de ensino ou seu curso e assim despertar o interesse dessas pessoas. 

3. Construtoras: assim como a área educacional, as construtoras investem apenas em estratégias para as pessoas que já sabem o que desejam e não trabalham o interesse, desejo e conhecimento do consumidor, tendo uma experiência muito rasa com seus usuários. Um outro equívoco bastante comum é o investimento em mídia apenas para palavras de fundo de funil, quando a pessoa já sabe o quer. Perdendo assim a oportunidade de investir em palavras e conteúdos específicos para quem ainda está no início do seu processo de compra, procurando por melhores regiões para morar, por exemplo, ou ainda conteúdos próprios para compras a longo prazo, ou seja, aquelas pessoas que não tem dinheiro hoje, mas que terão em 5 anos ou 10 anos. 

4. Seguradoras/corretoras: mais uma área que foca sua estratégia em pessoas que já sabem que precisam do seguro, mas que explora pouco a importância do seguro para as pessoas que não tem por acharem desnecessário e também o cross selling, já que as seguradoras possuem um leque de serviços bastante diversificados.  O Inbound para seguradoras é primordial para educar e nutrir esses públicos até que eles estejam prontos para adquirir um seguro e também para manter um relacionamento próximo ao consumidor, com nutrição via e-mail marketing, para que no momento da renovação do seguro ele mantenha seu contrato com a empresa. 

shutterstock_412972708.jpg

E a sua empresa, precisa fazer Inbound Marketing com urgência?

Se sua empresa, independente do nicho de mercado em que atua, precisa gerar mais leads e fechar mais vendas;

Se os seus produtos/serviços exigem longos ciclos de vendas e educação do lead até que ele esteja pronto para comprá-lo.;

Se os seus produtos/serviços possuem alto valor agregado e concorrência acirrada;

Sua empresa precisa adotar Inbound Marketing com urgência para conseguir atrair mais e melhores leads para o seu site, servindo como porta de entrada para conquistar seus objetivos.


Precisa gerar mais leads?


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter