Blog

5 dicas para você melhorar a qualidade dos leads da sua campanha de PPC

Publicado por Ana Luiza Cunha em 29/set/2016 11:17:32


Quando desenvolvemos uma campanha de marketing digital - seja usando Inbound Marketing, SEO ou PPC (Pay-per-click ou Links Patrocinados) - geralmente o grande objetivo é conquistar leads. Entretanto, um dos principais desafios encontrados nesse processo é gerar leads de qualidade, que tenham a ver com a sua marca, e portanto com chances reais de tornarem-se futuros clientes.

Falando especificamente sobre links patrocinados, quando se analisa mais profundamente os resultados obtidos em uma campanha, é possível perceber que muitos dos leads conquistados são “junk leads”, a tradução seria "leads lixo", ou seja, que só desperdiçam dinheiro e não geram negócios.


grao_de_lead.jpg

Como gerar leads qualificados

Listamos algumas dicas para que você saiba mais sobre como otimizar campanhas do Adwords para afastar os leads ruins e atrair aqueles que realmente podem ser convertidos em clientes. Isso evitará que você desperdice dinheiro em suas campanhas de PPC e ajudará a aumentar sua base de clientes.

1) Colete o máximo de informações possíveis para analisar

Em uma campanha de PPC, é importante não coletar somente informações básicas de conversão. É essencial  analisar de qual campanha e site um determinado lead veio, qual foi a palavra-chave procurada, qual dispositivo foi utilizado, entre outras. Essas informações são importantes para traçar um perfil mais exato do seu consumidor, além de conseguir entender quais as mídias, palavras-chave e mecanismos estão conseguindo direcionar mais pessoas para o seu site.

O Google Analytics disponibiliza uma série de ferramentas, como a UTM Parameters, a Valuetrack Parameters, entre outras configurações do Adwords, para que você consiga rastrear os seus leads e, dessa forma, descobrir algumas informações sobre como eles chegaram ao seu site.

 

2) Segmente sua campanha

Segmentar sua campanha de PPC é fundamental para atrair da maneira mais efetiva possível o seu público-alvo.

Uma forma ilustrativa de entendermos como a segmentação é importante para uma campanha de anúncios na internet, é imaginarmos uma loja virtual de tênis. A equipe de marketing da loja pode criar um grupo de anúncios para “tênis feminino”, sendo que nessa campanha utilizaria uma série de palavras-chave para atrair esse público, além de disponibilizar o anúncio em portais de notícias femininos, por exemplo. Também seriam criados grupos de anúncio para “tênis masculino”, “tênis infantil”, “tênis de corrida” e assim por diante.

Por meio dessa segmentação, é possível conhecer os interesses do seu lead e levá-lo para uma landing page específica, onde ele encontrará exatamente o produto que procura, ou seja, se o lead estiver buscando “tênis feminino”, ele irá cair em uma página com diversas opções de tênis femininos. Assim, as chances de que a compra seja efetivada são maiores.

Palavras-chave

 

3) Identifique palavras-chaves relevantes

A seleção das palavras-chave é essencial para o sucesso de uma campanha de PPC. Para que a escolha das palavras seja feita de maneira correta, primeiramente, é necessário que você segmente sua campanha. Como já citado no item anterior, a segmentação da campanha auxiliará sua equipe de marketing a destacar os termos mais relevantes para um determinado tipo público.

Em seguida, é necessário analisar o potencial de algumas palavras-chave dentro da ferramenta do Adwords, para assim descobrirmos quantas pessoas buscam por esses termos mensalmente e qual o valor pago pelo clique na palavra-chave. Também é fundamental ter em mente os possíveis desejos e dúvidas do cliente na hora de pensar nas palavras-chave, pois isso auxiliará a selecionar as mais efetivas para a necessidade do público. Além disso, apostar nas palavras-chave de cauda longa é indicado para quem quer atrair um lead mais específico.

 

4) Negative palavras-chave

Negativar palavras-chave de campanhas Adwords é muito importante. Não pode ser negligenciado pela sua agência de links patrocinados, pois, mais importante do que escolher as palavras-chave relevantes ao negócio, é eliminar as palavras inconvenientes.

Por exemplo:

  • Algumas palavras de sentido muito amplo podem trazer um número enorme de leads sem qualidade, que somente farão com que você esgote o dinheiro do orçamento da sua campanha de anúncios.
  • Se você vende um serviço, você deve negativar "grátis", e, dependendo do seu nicho, "baratas" também.
  • Se você não deseja atrair estudantes, deve eliminar "apostilas", "artigos", etc.

As palavras que não estejam ligadas às suas personas podem e devem ser negativadas, ou seja, é possível configurar o Adwords para não mostrar o seu anúncio quando essas palavras são digitadas no buscador.

 

5) Qualifique e otimize suas Landing Pages

Ter uma landing page que favoreça a usabilidade 5_Principais_erros_cometidos_em_uma_landing_page.jpgé crucial para converter os visitantes em leads. Nesta página é preciso inserir todas as informações importantes, incluindo como o seu produto ou serviço irá solucionar o problema do seu potencial cliente.

A página de destino deve entregar o que o seu anúncio oferece. Dessa maneira, a taxa de conversão irá aumentar e também conquistará o que tanto deseja, que são os leads qualificados para o seu negócio.

 

Existem algumas questões que você deve prestar atenção para conseguir converter mais leads:

  • É importante que sua página de destino seja customizada de acordo com o anúncio que está aparecendo, pois as chances de converter um visitante em lead se tornam maiores.
  • Destaque o conteúdo mais importante e indique as informações que o usuário precisa preencher para que seu time entre em contato com ele.

 

Conclusão

O grande desafio de uma campanha de PPC não é conquistar visitantes para o seu site, mas sim, conseguir leads qualificados que gerem oportunidades reais de negócio para a sua empresa. Além de aumentar sua receita, aumentar o seu número de leads qualificados também evita o desperdício de dinheiro da sua campanha, em cliques que não gerarão renda.

Coletar informações que permitam conhecer melhor seu cliente; segmentar sua campanha; fazer uma boa seleção das palavras-chave; negativar algumas keywords que possam atrair um grupo de pessoas que não estarão interessadas em seu produto; assim como qualificar e otimizar sua landing pages são algumas ações que podem atrair um público mais qualificado para o seu site.

Para saber mais sobre como monitorar e analisar resultados com investimentos em Links Patrocinados, leia também o nosso blog post: http://blog.wsiconsultoria.com/como-fazer-para-monitorar-e-analisar-resultados-com-investimentos-em-links-patrocinados


Melhore sua campanha de Links Patrocinados


Assinatura

Sobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com

Tópicos: Links Patrocinados, PPC

Precisa de ajuda com sua estratégia de Marketing Digital? 

Ebook: 30 dicas para Lead Generation

Saiba mais sobre:

  • Conteúdo e ofertas;
  • Chamadas (Call to Actions)
  • Landing Pages

Baixe este ebook gratuitamente e comece a gerar mais Leads!

Ebook Lead Generation

Cadastre-se para receber nossas atualizações