Fale Conosco

5 vantagens em criar personas para o seu e-commerce

   17 Novembro, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
5 VANTAGENS EM CRIAR PERSONAS PARA O SEU E COMMERCE

Se você já identificou que Inbound Marketing é uma ótima oportunidade para atrair um público qualificado para o seu site de ecommerce, já sabe também da importância em conhecer as buyer personas que melhor se identificam com o seu e-commerce. Tendo bem definido essas buyer personas, será possível criar campanhas de Marketing de Atração mais assertivas.


criar personas para o seu e-commerce

Caso você ainda não esteja familiarizado com o conceito, leia também os artigos abaixo:

O que é Inbound Marketing e como ele pode impulsionar seu e-commerce?
Como criar uma campanha de Inbound Marketing para o seu e-commerce
5 vantagens de integrar campanhas de Marketing Digital para e-commerce
6 dicas de marketing digital para empresas de e-commerce

Agora, se você acha que já sabe quem é o seu público-alvo, provavelmente está se perguntando porque precisaria criar um personagem fictício (buyer persona) para representar esse público. As respostas estão abaixo, em cada uma das 5 vantagens em criar buyer personas para o seu e-commece:

1- Saber precisamente com quem você está falando, e assim se comunicar verdadeiramente com eles!

criar personas para o seu e-commerceQuando criamos uma buyer persona, fazemos uma análise detalhada: como é o dia-a-dia normal dessa pessoa que queremos atrair para se engajar com a nossa marca? Como, quando e onde ela consome conteúdo? Quais são as suas dúvidas, planos e desafios? O que de fato as interessa? O que as move? Como decidem por fazer uma compra? Etc., etc.

Respondendo a essas perguntas, ficamos sabendo exatamente com quem estamos falando, sua personalidade, seus interesses e como nossos produtos podem contribuir para esse público-alvo. Conhecendo esses aspectos podemos despertar o interesse daquela persona. 

Fazemos isso sendo totalmente verdadeiros, abertos e diretos ao conversar com aquela persona,  pois saberemos o que mais lhe interessa e assim poderemos oferecer o produto ou serviço certo, e o fazemos de forma que realmente agrada a esse público. 

2- Fazer distinções entre o seu público-alvo, e assim aprofundar nos interesses de cada um!

Para melhor identificar o seu público-alvo  e criar as buyer personas que melhor atendem para o produto ou serviço recomendamos segmentar seu mercado. Você pode criar quantas buyer personas seu negócio precisar. Recomendamos, porém, que no inicio seja trabalhado um número mais reduzido até adquirir a segurança necessária na definição das características mais importantes de cada uma das personas criadas. Vejamos como isso funciona:

Vamos supor que você seja um e-commerce de moda masculina focado em um público classe A/B. Dentro desse público, todos apreciam uma boa marca, mas existem 3 tipos de pessoas diferentes: homens de meia idade com o perfil mais sóbrio ao seu vestir; homens acima do peso, que gostam de se vestir bem e encontram dificuldades para encontrar esses produtos e, por fim, jovens com poder aquisitivo alto e que gostam de se vestir de forma moderna e despojada. 

criar personas para o seu e-commerce

Criando suas buyers personas, você precisará elaborar conteúdo (posts em blog, infográficos, ebooks, e-mails marketing) que conversem diretamente com cada uma dessas pessoas. Esse conteúdo ajudará a melhorar a assertividade na sua comunicação com seu público e suas chances de atração e conversão desse público-alvo aumentarão em muito.

Exemplos:

- Tendência de moda para executivos

- Como se vestir bem estando acima do peso?

- 5 looks despojados para ir à balada

3- Disparo de e-mail marketing personalizado, e assim levar a cada um o que realmente lhes interessa!

Há sempre a polêmica: o e-mail marketing não morreu? Ainda dá resultado? Bom, quem tem e-commerce sabe que sim, dá resultado! Pesquisas recentes publicadas pela Econsultancy afirmam que 68% das empresas pesquisadas acreditam que email marketing oferece um ROI excelente ou bom. No entanto, para isso não basta simplesmente enviar emails. É importante que os resultados, tanto as taxas de abertura, quanto as de conversão vindas do e-mail, sejam eficientes. E para chegarmos a isso, não há tanto segredo assim: personalização do e-mail de acordo com os interesses da sua buyer persona! Por isso, é fundamental ter uma ferramenta de automação de marketing para segmentar a sua lista de acordo com os seus interesses e também de acordo com a etapa da jornada do consumidor (buyer journey) em que o seu público-alvo está.

criar personas para o seu e-commerce

4- Oferecer uma linguagem atrativa ao público e assim mantê-lo atento ao seu comunicado!

Quando definimos nosso buyer persona, não basta somente saber as necessidades do nosso público-alvo. Precisamos entender também como esse público se comunica, como ele pesquisa e quais são os valores que buscam. Com esse conhecimento, conseguimos escolher com quais palavras-chave trabalhar para atrair esse público quando estiverem fazendo pesquisas na busca orgânica do Google.

5- Ampliar suas vendas, mantendo seus clientes satisfeitos! 

Ao criarmos buyer personas, somos mais específicos também na hora de criar conteúdo interessante para atrair esse público-alvo. Dessa forma, atraimos pessoas que realmente tem interesse naquilo que você está oferecendo.

Por exemplo: Se uma pessoa entra no seu site por meio de um blog post chamado “5 coisas a avaliar antes de comprar um skate para o seu filho”, você sabe que aquela pessoa está realmente interessada em comprar um skate para o filho e está avaliando as opções disponíveis no mercado. Por ser um esporte em que a criança pode se machucar, assumindo ser uma mãe, ela provavelmente está preocupada com a segurança do filho e em oferecer a melhor opção para que a criança possa praticar o esporte de maneira segura. Então, se você tiver uma postagem em seu blog que ofereça a resposta que ela está procurando e ainda ofereça uma oferta de conteúdo que fale “Passo-a-passo na seleção dos equipamentos de segurança ideais para seu filho skatista” é muito provável que essa mãe se sinta agradecida pelo conteúdo oferecido e passe a considerar o seu e-commerce em seu processo de decisão de compra.

criar personas para o seu e-commerce


Agora que você já conhece 5 grandes vantagens em criar personas para o seu e-commerce, que tal colocar a mão na massa e criar suas personas? Não sabe como começar? Confira o E-book da WSI e entenda como criar um buyer persona

Buyer Persona


 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter