Fale Conosco

6 Dicas fundamentais para o seu site mobile

   14 Agosto, 2012 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
6 DICAS FUNDAMENTAIS PARA O SEU SITE MOBILE

mobile siteO número de acessos à internet por meio de smartphones ou tablets vêm crescendo rapidamente e estima-se que em 2014 o mobile terá muito mais pessoas navegando do que desktops e notebooks.

É importante que as empresas invistam em um site mobile pelo fato de que eles são amigáveis ao usuário e atraem um número maior de vistas. Afinal, é muito desagradável entrar em um site pelo celular e não conseguir encontrar as informações, ser fora do tamanho da tela e diversos outros problemas.

Mas, na hora de elabora um site mobile precisamos pensar em alguns fatores que tornar o site mais agradável de se navegar, algumas das coisas fundamentais são:

Identificação do usuário

Não basta pensar em fazer um site mobile, você precisa de sistemas que identifiquem quando a pessoa está acessando de um dispositivo móvel e que ele faça automaticamente o redirecionamento para o correto.

Primeiramente será necessário que você crie uma URL específica para o móvel como http://www.seusite.com.br/mobile ou http://mobile.seusite.com.br, após isso implemente essa identificação.

Simplicidade e Layout Adaptável

Os celulares possuem telas de tamanhos diversos e o seu acesso pode ser feito também por meio de um tablet. A primeira coisa a se pensar na hora de montar o seu layout é que ele deve ser adaptável ao tamanho da tela, podendo se tornar mais agradável e de fácil acesso para que lhe visitar.

Pelo fato das telas serem variáveis e menores do que as utilizadas em um computador de mesa, não pode-se colocar a mesma quantidade de informação em um site mobile em uma única página.

Reorganize e classifique pela importância as informações disponíveis, de modo que fique acessível em uma tela pequena.

Interface amigável com o usuário

Devido ao tamanho da tela e pelo fato de termos que utilizar os dedos para a navegação, um site mobile não pode ter os botões e links do mesmo tamanho que um convencional. Pense sempre no tamanho de um polegar e também do indicador na hora de pensar na dimensão dos elementos em sua página.

Precisa existir o espaço certo para que a pessoa clique com facilidade em um link sem acabar indo parar em outra página. Se isso não for pensado, o usuário pode se atrapalhar na navegação e acabar não voltando ao site.

Relevância do texto

Geralmente quando as pessoas entram em um site mobile é para ser uma coisa rápida, quando ela precisa absorver mais informações costuma utilizar um site tradicional.

Pense no que é relevante para o seu usuário que precisa de informação rápida. Se você é uma empresa, por exemplo, provavelmente ele estará procurando endereço, telefone e horário de funcionamento. Tente manter essas informações logo no início de seu mobile site, dando exatamente o que ele deseja.

Mas, não deixe apenas a informação principal, não retire conteúdos importantes de seu site, apenas saiba como os organizar de modo que seja de fácil navegação.

Tempo de carregamento

O carregamento é muito importante para que as pessoas queiram sempre acessar o seu site. Quando entramos em um site tradicional, esperamos que talvez ele demore um pouco a mais para abrir dependendo do seu peso. Um site mobile deve ter carregamento rápido, assim como a informação adquirida seja rápida.

Certifique-se de que as imagens, textos e vídeos inseridos na Home de seu site mobile não farão com que o carregamento demore mais do que 3 segundos, que é o tempo médio que os usuários esperam de um bom site.

Espaço de descanso

Apesar de as telas serem pequenas, você não pode ocupar todo o espaço, deixando o seu site poluído e sem descanso para a vista de quem está navegando.

Qualquer projeto de design precisa desse espaço para que seja mais fácil identificar o conteúdo e no mobile isso fica mais visível. Não acumule informações e as espremas, dê preferência a um espaçamento maior e com letras de tamanho agradável à leitura.

Tópicos: Mobile Marketing

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter