Blog

6 dicas para sua empresa ter sucesso nas campanhas de Adwords

Publicado por Leticia Gentile em 11/set/2015 14:22:52


O Google Adwords é uma ferramenta que têm como objetivo principal gerar bons resultados para o marketing da sua empresa, trazendo a possibilidade ainda de se fechar novos negócios através do universo digital. Mas para que sua estratégia seja bem sucedida e suas campanhas tenham sucesso, há 6 coisas que sua empresa não pode deixar de fazer:


estratgia-marketing-digital

1. Antes de tudo, pesquise seu mercado

Pesquisar o mercado envolve conhecer o ambiente no qual a sua empresa está estabelecida. Primeiro descubra e conheça de forma aprofundada quem são seus clientes: sua faixa etária, gênero, região, idioma, interesses, assuntos, conhecimentos, sites acessados, como utilizam a internet, o que pesquisam na busca do Google, etc.

Depois, conheça seus concorrentes e entenda suas estratégias, seus benefícios e diferenciais e o que estão oferecendo para seus possíveis clientes. Observe como as marcas estão posicionadas e trace um paralelo com a sua empresa. Pense, agora, nos diferenciais que a sua empresa possui frente a esses concorrentes, o que ela pode oferecer de novo e único e como ela pode se dirigir com os consumidores para se destacar em meio à multidão.

 

2. Pesquise as palavras-chave

Para anunciar no Adwords, sua empresa deverá elencar palavras-chave que, ao serem utilizadas em uma busca no Google, indicarão o seu anúncio e a sua empresa. Assim, se sua empresa vende vestidos para casamentos, as palavras-chave podem estar por volta de: vestido de noiva, casamento, vestido de madrinha, vestido de dama de honra, noivos, roupa para casamento, aluguel de vestido de noiva, aluguel de vestido de festa, etc. Inclusive, teste essas palavras-chave na busca do Google para verificar se realmente são interessantes e fazem sentido ao seu negócio.

 

3. Estude as funcionalidades do Google Adwords

Para criar uma campanha efetiva e que gere bons resultados, é essencial conhecer a ferramenta com a qual se está lidando. Neste caso, estamos falando do Google Adwords. Antes de publicar seus primeiros anúncios, pesquise tutoriais oferecidos pelo próprio Google, mexa na plataforma, faça testes e, se necessário, contate um profissional.

 

4. Escolha como veicular sua campanha

O Adwords possibilita mais de uma forma de veiculação de campanha: rede de pesquisa, rede display, google shopping e google vídeo.

- Rede de Pesquisa

Faz com que seus anúncios sejam veiculados nos resultados de busca do próprio Google, anunciando o seu link. Além disso, os anúncios poderão aparecer em outros sites como o Gmail, YouTube e Blogger (da própria rede da Google) e nos da rede AdSense (sites parceiros que permitem a exibição de anúncios).

- Rede Display

A rede display do Adwords veicula anúncios em formatos visuais, como banners, em sites AdSense, como o Globo.com, Estadão, Época, etc. É possível, inclusive, escolher em qual site seu anúncio irá aparecer, segmentando suas campanhas de diversas formas para que o público ideal entre em contato com ele. Assim, os anúncios são exibidos por meio de uma contextualização e a cobrança da campanha pode ser por impressão (CPM) ou cliques (CPC).

- Google Shopping

O Google Shopping tem como objetivo ser vitrine de produtos de diversas lojas virtuais, sendo assim possibilita ao usuário do Google de encontrar o produto quando fizer uma busca normal, e essa é a única maneira de seu anúncio aparecer mais de uma vez numa única busca dando mais destaque para a sua empresa.

- Google Vídeo

São anúncios que aparecem no site do YouTube em formato de vídeo, sendo uma maneira interessante de engajar o seu público através desses anúncios podendo ter controle de onde e quando serão exibidos e quem os verá.

 

Leia também: Como fazer os anúncios de Display aparecerem onde e quando eu quiser

                      Como funciona e quais os benefícios de Adwords no YouTube

 

5. Teste suas campanhas e anúncios

Com uma só verba, dentro das campanhas você pode criar grupos de anúncios para testar estratégias diferentes, públicos e segmentações diferentes e palavras-chave diferentes. Assim, você poderá observar grupo por grupo e concluir qual deles está sendo mais benéfico ao marketing digital da sua empresa, a fim de, mais tarde, saber em qual estratégia investir em peso para um maior ROI.

 

6. Analise os resultados, sempre!

Falando em ROI, a mensuração e análise dos resultados das suas campanhas nunca pode ser deixada de lado. Afinal, de que adianta anunciar se não souber se houve um retorno? Assim, defina lá no começo as metas da sua empresa com esse marketing online para que, mais tarde, se possa observar os resultados e analisar de forma a perceber se houve sucesso ou não. O objetivo disso é sempre melhorar o ROI, sigla para “retorno sobre investimento”, em inglês, que preza um maior retorno positivo e mais negócios fechados sobre um menor custo de investimento.

Leia mais: Como identificar o ROI no seu investimento em Inbound Marketing


E as suas campanhas de Adwords, como vai? Gerando conversões? Trazendo as pessoas certas para o site? Ajudando a cumprir os objetivos comerciais da empresa? Caso o Adwords não esteja te trazendo o retorno esperado, sugerimos que você pare e analise a sua campanha.

Esse Checklist elaborado pela WSI Consultoria te ajuda a melhorar a sua campanha, baixe gratuitamente!

New Call-to-action


 

Tópicos: Marketing Digital

Precisa de ajuda com sua estratégia de Marketing Digital? 

Ebook: 30 dicas para Lead Generation

Saiba mais sobre:

  • Conteúdo e ofertas;
  • Chamadas (Call to Actions)
  • Landing Pages

Baixe este ebook gratuitamente e comece a gerar mais Leads!

Ebook Lead Generation

Cadastre-se para receber nossas atualizações