Fale Conosco

6 tendências de marketing digital para empresas em 2017

   17 Novembro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
6 TENDENCIAS DE MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS EM 2017

O Marketing Digital não é mais tendência, é uma realidade que precisa ser aplicada em todos os negócios, pois quem não está presente e com boa visibilidade online, está perdendo para a concorrência. E engana-se quem pensa que essa onda já não chegou ao Brasil. Segundo o estudo “We are Social”, dos 208.7 milhões de habitantes do país:

  • 120 milhões são usuários ativos de internet;
  • 103 milhões são usuários ativos de redes sociais;
  • 267,1 milhões possuem conexão mobile (sim, temos mais celulares do que pessoas!);
  • 88 milhões dos usuários que possuem conexão mobile acessam suas redes sociais por esses devices.

A pesquisa ainda mostra que 78% dos brasileiros acessam a internet todos os dias e que passamos mais de 5 horas por dia na internet - e menos de 3 horas por dia assistindo televisão. No que tange às empresas, 52% dos entrevistados fizeram pesquisa online por produtos e serviços no último mês e 44% compraram.

e-commerce by device.png

Ou seja, é inegável: o Brasil é um país conectado e as empresas precisam urgentemente de um plano de marketing digital!

No decorrer do artigoQual deve ser meu orçamento de Marketing Digital para 2017?”, falei sobre como calcular o budget para suas estratégias de marketing digital no próximo ano, para onde direcionar essas verbas e, superficialmente, sobre as tendências relacionadas às estratégias para esse próximo ano, de modo a dar uma orientação inicial para seu planejamento.

Hoje, irei me aprofundar a respeito do que se deve esperar em termos de tendências de marketing digital para 2017 e como aprofundá-las de modo que elas consigam conquistar resultados mais efetivos e tornar o próximo ano um verdadeiro gerador de negócios para a sua empresa.

 

1. Vídeo Marketing

De acordo com o YouTube, a plataforma deVídeo Marketing.jpg vídeos tem mais de 1 bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da Internet e, a cada dia, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeos. Já O Hubspot afirma que 45% das pessoas assistem a mais de uma hora de vídeos no Facebook ou no YouTube por semana.

 

Mas o que isso tem a ver com a sua empresa?

  • Os clientes preferem 4x mais assistir a um vídeo sobre um produto do que ler sobre ele. (Animoto, 2015)
  • Quase 50% dos usuários de internet procuram vídeos relacionados a um produto ou serviço antes de visitar uma loja. (Google, 2016)
  • 53% dos usuários de smartphones se sentem mais confortáveis em sites ou aplicativos para dispositivos móveis de empresas que fornecem conteúdo de vídeo explicativo. (Google, 2015)
  • 4 em 5 consumidores acreditam que os vídeos de demonstração são úteis.
  • Os compradores que veem vídeos têm 1,81 vezes mais probabilidade de comprar do que os não-espectadores. (Animoto, 2015)

Por meio do vídeo, o seu negócio consegue transmitir uma mensagem com mais clareza, ilustrar melhor o que está sendo falado, demonstrar produtos com maiores detalhes e aumentar muito as chances de efetivar um negócio, já que a comunicação acaba sendo mais direta e também pessoal quando utilizamos o vídeo.

Os clientes de um e-commerce costumam preferir 4x mais assistir um vídeo sobre um produto do que ler sobre o mesmo, mas o vídeo não pode ser muito longo, pois suas preferências são por vídeos de apenas 60 segundos - o necessário para passar as informações principais - não que você não possa fazer algo mais longo se precisar.

Quer ainda mais um fator para começar a investir hoje mesmo em vídeo marketing? Empresas que investem em vídeos costumam ter seus faturamentos com crescimento 49% mais rápido do que as que não investem.

 

2. Experiência do Usuário

Cada vez mais as pessoas buscam ter experiências na internet, e não estou falando de adquirir aventura de rapel ou algo semelhante, e sim ver como que é realmente aquilo que você está oferecendo, com história e depoimentos reais de pessoas, o famoso storytelling.

Hoje quando precisamos adquirir um produto ou serviço, queremos mais do que a solução, precisamos de uma experiência adquirida por ele. Podemos usar por exemplo a Apple que torna seus produtos bons até mesmo na hora de abrir a embalagem e em seus comerciais mostrando histórias que acontece com as pessoas ao invés de falar sobre os seus produtos, é isso que as pessoas procuram, adquirir experiência e momentos com o que estão procurando.

 

3. Personalização do Conteúdo e do Atendimento

Não é horrível quando você deseja entrar em uma lista de newsletter de um e-commerce, seleciona os tipos de produtos que deseja receber novidades e acaba recebendo um e-mail com produtos genéricos que provavelmente toda a base está recebendo também?

As lojas virtuais estão precisando se adaptar a essa nova necessidade do consumidor. Aliás, não só elas, como diversos negócios precisam entender melhor o seu público e personalizar ao máximo a informação que será direcionada para aquela pessoa.

Algumas empresa como Amazon e Google já aplicam esse conceito de personalização e a tendência é que cada vez mais os outros negócios se adequem, Afinal, em um mundo com tanta informação, se não formos focados nas necessidades do nosso cliente, como conseguiremos ganhar sua atenção?

Quando é aplicada a personalização nos e-mails encaminhados para os seus potenciais clientes, a taxa de abertura é de 17,6%, em média, contra 11,4% quando a personalização não é realizada.  Isso sem contar que, quando bem realizada, essa personalização pode acabar sendo responsável por 58% da renda do seu negócio.

É bom inserir nessa tendência também o fato de a maior parte dos e-mails serem lidos por meio de dispositivos móveis, dois terços, para ser mais exato. O que faz com que seja necessário o investimento no desenvolvimento de e-mails responsivos, ou seja, que possam ser lidos em qualquer plataforma.

 

4. Automação de marketing

A automação de marketing digital é uma 8_erros_que_empresas_de_TI_no_podem_cometer_ao_Automatizar_Marketing.jpgtendência que vem se tornando a preferida de diversas empresas, pois os seus resultados são expressivos e auxiliam muito na aplicação das diversas estratégias, além de auxiliar a analisar essas ações de forma holística.

Isso é feito por meio de softwares que analisam o comportamento dos seus consumidores, de acordo com as buyer personas estabelecidas no planejamento do projeto, de modo a direcionar melhor o conteúdo que será oferecido para eles ou ofertas de conteúdo que receberão em seus e-mails (o que também se enquadra em personalização, do item anterior) para assim nutrir o lead com informação até que ele esteja pronto para realizar uma compra com a sua empresa.

Quando é realizada a automação você vai direto nos interesses dos prospects, o que pode poupar em até 80% o que seria investido em e-mail marketing e dando um crescimento no faturamento de 10% ou mais.

Lembre-se de na sua estratégia de automação sempre pensar em nutrir seus leads, pois isso garante com que eles tenham mais chance de converter, sendo até 20% mais propensos a realizar negócios com a sua empresa do que aqueles que não são alimentados por informações.

 

5. Publicidade Nativa

Provavelmente você já deve ter se deparado com uma publicidade nativa e não ter percebido ou até mesmo ter gostado do modo diferenciado que é utilizado esse meio de atingir os potenciais clientes.

Enquanto na propaganda fica claro que uma empresa está tentando lhe vender algo ou alguma coisa, a publicidade nativa funciona quase que como uma publireportagem, onde a empresa oferece um conteúdo de valor e que possui informações relevantes para o seu problema, sem ficar vendendo insistentemente o seu serviço ou produto., realmente lhe auxiliando no que deseja e fazendo com que você crie confiança no negócio que foi claro e objetivo em suas respostas.

Com esse estilo de conteúdo ou publicidade, as taxas de conversões podem crescer muito em um negócio, chegando até em 60% de crescimento.

 

6. Content Remarketing

Você deve conhecer o remarketing Como_obter_melhor_ROI_com_marketing_de_contedo__para_B2B.jpgaplicado a produtos, aquele que fica perseguindo depois de olhar algo em alguma loja e aparece em outros sites e redes sociais. Mas a tendência agora é transferir parte dessas estratégias para o conteúdo.

Não que você vá direcionar o seu leitor para um mesmo conteúdo, mas após a leitura de um texto relacionado a um assunto, no remarketing será utilizado conteúdos complementares ou correlacionados com o que ele procurou, fazendo com que ele retorne ao site e aumentando as suas chances de conversão por acreditar que você seja autoridade no assunto abordado, podendo ser não apenas uma postagem do blog, mas um podcast, um ebook ou qualquer material rico que irá complementar a informação já obtida.

 

Conclusão

É importante estar atento para aplicar as estratégias corretas nos seus serviços de marketing digital, de modo que você consiga adquirir bons resultados e não aplique meios que talvez não sejam tão eficientes no próximo ano.

Além das dicas mencionadas acima, não esqueça de dar força para suas estratégias voltadas para mobile (sempre em first, como o Google costuma dizer) e investir cada vez mais na geração de conteúdos ricos para os seus potenciais clientes, lembrando sempre de variar o que é produzido para poder atingir mais margens de consumo de conteúdo, assim como o vídeo que falei no início deste artigo.

As estratégias passadas neste artigo são um ótimo passo para iniciar em 2017, mas essenciais para serem aplicadas também nos próximos anos, pois elas garantirão resultados mais efetivos e duradouros para o seu negócio!


Livro Digital Minds


Caio Cunha

Sobre o autor:
Caio Cunha | Co-Founder WSI Consultoria

Executivo Internacional com experiência em capacitação empresarial, estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing. Tem como desafio cotidiano a busca por soluções efetivas para empreendedores e gestores que pretendem crescer e expandir seus negócios.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: [email protected]

Tópicos: Marketing Digital, Ferramentas de Marketing Digital, Marketing 2017

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter