Fale Conosco

6 tendências de SEO para 2017

   20 Fevereiro, 2017 / por Mariana Boaretto

|
|
6 TENDENCIAS DE SEO PARA 2017

Quem já contratou uma consultoria de SEO sabe que as estratégias de otimização de sites vivem mudando, já que os algoritmos do Google são atualizados diariamente.

Para conseguir obter os melhores resultados nos buscadores, é necessário atenção a todas essas mudanças e uma análise constante da estratégia para que, se necessário, seja possível mudar a rota em tempo hábil.

Hoje, falarei sobre 6 tendências de SEO para 2017. Então, se você quer ganhar visibilidade nos buscadores e gerar mais negócios, aproveite as dicas!


6 tendencias de SEO para 2017.png

1 - AMPs para dispositivos móveis

Lançado pelo Google em 2016,  AMP HTML (Accelerated Mobile Pages Project) é uma maneira de criar páginas da web com renderização rápida para conteúdo estático. Com carregamento até 8x mais rápido do que o normal, a implementação utiliza menos 3G do usuário, que acaba passando mais tempo no site e tendo uma experiência melhor.

Além de auxiliar os usuários, esse HTML será altamente levado em consideração pelo Google no rankeamento de seus resultados, já que o objetivo do buscador é sempre entregar o melhor resultado e a melhor experiência para o usuário.

Ainda pouco implementado no Brasil, é um ótimo diferencial para as empresas que desejam sair na frente em 2017.

Lembre-se: 48% dos consumidores iniciam suas buscas via mobile. Isso sem contar que sites otimizados para o mobile, além do desktop, são melhores rankeados, aumentando sua visibilidade de modo geral.

 

2 - Crescimento de conteúdo denso

O conteúdo era rei e continuará sendo por muito tempo. A diferença é que, cada vez mais, esse conteúdo precisará ser aprofundando, específico e denso.

Quantas vezes você já não quis saber mais sobre determinado assunto e procurando na internet encontrou apenas conteúdos superficiais e que não respondiam suas dúvidas?

Bem, isso irá acabar. Enquanto antes as pessoas preocupavam-se em escrever um conteúdo de pelo menos 500 palavras, agora o Google quer que os conteúdos tenham mais informação e um volume bem maior de palavras.

Entretanto, tamanho não é tudo. Portanto, nada de encher linguiça. Além de o Google estar cada vez mais preparado para interpretar o que escrevemos em nosso site, as pessoas podem se sentir enganadas e sair rapidamente do seu site (o que o buscador também consegue perceber, causando diminuição de sua relevância e afetando no posicionamento).

Então, no ano de 2017 mantenha sua estratégia de conteúdo, se já a utiliza, e adeque seu planejamento para entregar aquilo que o seu prospect precisa. Se conteúdo ainda não está no radar da sua empresa, já está na hora de começar, pois ele é porta de entrada para o seu site.

 

3 - Voice Search

Você sabia que 19% dos usuários de iPhone  usam a Siri diariamente e que 20% de todas as pesquisas realizadas no Google, via mobile,são por voz?

Leia também: Como mecanismos de busca por voz impactam no SEO

Sabendo disso, é importante que as suas estratégias de SEO para 2017 foquem no crescimento dessa tendência, pois a pesquisa por voz é uma facilidade na vida das pessoas, sendo mais rápido de se obter os resultados desejados.

Quando for pensar na pesquisa por voz, otimize o seu site com conteúdo, título e distribuição da informação na página pensando em como as pessoas falam sobre determinado assunto, pois muitas vezes o modo como escrevemos e como falamos sobre algo pode influenciar em nosso posicionamento nos buscadores e, consequentemente, em como somos encontrados.

 

4 - Link Baiting

Se você ainda não está familiarizado com esse termo, ele significa receber links de outros sites sem a sua solicitação, mas como conseguir isso?

Quando produzimos um conteúdo rico, de qualidade e que traga muitas informações novas, podendo ser uma postagem de blog, um infográfico, ebook, podcast, vlog ou qualquer outro meio de transmitir uma informação, estamos propensos a sermos encontrados e divulgados.

Se o que produzirmos for muito bom, a tendência é que as pessoas indiquem o nosso conteúdo, sem solicitarmos, para ajudar outras pessoas que também tenham interesse por esse assunto.

O Link Baiting tem duas vantagens: a primeira é que com a divulgação do link sem solicitação, mais e mais pessoas podem saber sobre o que você produziu, conhecer o seu negócio e acabar virando cliente. A segunda é que esse link contribui para a relevância do site para os buscadores, ajudando o mesmo a ganhar relevância e melhorar o posicionamento gradativamente.

#Dica: Por isso o item 2 é tão importante. Quanto mais rico o seu conteúdo, maiores as chances dele ser compartilhado e alcançar mais pessoas!

 

5 - Experiência do Usuário

Pode ser que alguns SEOs não considerem isso relevante para o desempenho de suas campanhas, mas uma boa consultoria de SEO sabe que a experiência do usuário navegando pelo site impacta na taxa de rejeição e também no valor de conversão realizada quando alguém visita uma página.

Além disso, alguns aspectos relacionadas ao SEO podem fazer diferença na hora de encontrarmos algo no site. Por isso é importante organizar as páginas de modo que o usuário consiga navegar intuitivamente.

Se for e-commerce, por exemplo, dê atenção alta para a página de pagamento, atenha-se para que o design leve a pessoa a conversão e sempre faça testes A/B para mensurar qual página está performando melhor.

 

6 - Inteligência Artificial

Muito comentada no evento WSI Digital Summit 2016, a inteligência artificial é uma das grandes tendências para os próximos anos e já começa a ser aplicada por algumas empresas.

É o caso do Google, que está cada vez mais apto a conseguir entregar os melhores resultados para os seus usuários. Atualmente o Google utiliza o algoritmo Beija-Flor para interpretar conteúdos, densidade e conhecer melhor o que será entregue para cada uma das pesquisas realizadas.

Em 2016, o Google informou que implementou o Rankbrain, um algoritmo que utiliza-se de inteligência artificial e que aprende conforme as pessoas realizam pesquisas e visitam os sites, para assim oferecer sempre os melhores resultados.


Pronto para dar um up grade no SEO do seu site em 2017?

Você deve ter percebido que todas as estratégias funcionam como um quebra-cabeça e que uma acaba dependendo da outra, certo?

Se formos analisar, precisamos de sites que sejam rápidos em qualquer dispositivo, oferecendo uma boa experiência ao usuário para que ele não desista ou retorne ao Google com outra dúvida.

O conteúdo deve ser bem produzido para que realmente auxilie o usuário em sua dúvida; a busca por voz, facilitando a pesquisa do usuário; o link baiting, conquistando sites que o referenciem e a experiência do usuário, para que ele encontre o que deseja ao navegar no seu site.

Por fim, a inteligência artificial do Google, possibilitando que a empresa entregue para os seus usuários resultados cada vez melhores e que respondam às suas dúvidas, para que não seja necessário voltar ao buscador ou trocá-lo pela concorrência.


Converse 30 minutos com o nosso consultor!


 

Tópicos: SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter