Blog

7 Dicas para seu site ficar alinhado com a metodologia do Inbound Marketing

Publicado por Caio Cunha em 22/set/2016 11:01:00


Para que seu site fique alinhado com a metodologia do Inbound Marketing é crucial pensar na experiência do usuário. Cada vez mais a UX (user experience ou experiência do usuário) tem sido fundamental entre a relação de uma pessoa e a utilização de um determinado sistema, site, serviço ou produto.

Na internet, a experiência do usuário, no que tange a comunicação com a sua empresa e, consequentemente, com você, está ligada aos aspectos práticos que compõem o seu site, como a eficiência, a facilidade de utilização e a agilidade de processamento do sistema. Os processos ligados à experiência do usuário também são dinâmicos, sofrendo constantes alterações ao longo do tempo, por conta da evolução tecnológica.

Uma boa estratégia de inbound marketing deve levar em consideração a experiência do usuário, atentando para  quatro pilares: Atrair, Converter, Fechar e Encantar. Em cada uma das etapas, a experiência do usuário no site ou blog, se não bem atendida, pode gerar perdas de negócios online.


site_inbound_marketing.jpg

As técnicas de experiência do usuário são utilizadas pelos profissionais de marketing para personalizar o contato do usuário com um produto. Dessa forma, ele se sente mais próximo da sua marca ou empresa, aumentando assim as chances de que ele se transforme em um lead.  

Porém, não é só isso. Os profissionais da área também lançam mão de ferramentas e técnicas que melhoram o funcionamento das páginas na web, facilitam o entendimento e usabilidade de sites, assim como simplificam ações de navegação e encaminhamento de visitantes para as páginas de conversão do site.

Entretanto, mais do que entender que a experiência do usuário é de extrema importância para seu site, é importante conhecer algumas técnicas básicas para que sua página esteja pronta para agradar seus visitantes. A seguir, selecionamos 7 dicas essenciais para você implementar no site da sua empresa.

 

#1 Utilize “white space”

“White space” é um termo que vem do inglês, que no português pode ser traduzido como espaço em branco. . É importante não deixar seu site tão carregado com texto excessivo, anúncios publicitários em demasia ou qualquer outro recurso que possa poluir a página.

Os espaços em branco  vão deixar o conteúdo do seu site mais legível e, ao mesmo tempo, permitir que usuário se concentre no que realmente interessa na página: o conteúdo de valor.  

Segundo o estudo do Crazy Egg - empresa que fornece uma ferramenta que analisa o comportamento dos usuários no seu site - , o espaço em branco ao redor do texto e títulos aumenta a atenção do visitante do seu site em 20%.

Além disso, esses espaços em branco também são boas alternativas de design, pois passam um  ar de leveza, é mais agradável, moderno e também transmite consistência à sua marca.  É fundamental encontrar um equilíbrio entre o espaço em branco e o conteúdo da sua página.

 

#2 Call to action precisa ser explícita

As chamadas para ação (call to action ou CTA) no seu site devem estar bem claras aos visitantes que acessam a sua página..Porém, o texto não é o único elemento que merece atenção no CTA. As imagens, cores e até mesmo o posicionamento na página são fatores importantes para atrair mais cliques de seus visitantes. 

Já sobre as palavras, é necessário utilizar as que chamam a atenção do usuário, levando-o a executar alguma ação Por isso, escolha as palavras certas e trabalhe com gatilhos psicológicos. É fundamental atingir o emocional do usuário para que ele pratique a ação determinada.

Leia também: Como aumentar as chances de conversão da sua Landing Page ou do seu site

 

#3 Diferencie os links do restante do conteúdo

Um estudo desenvolvido por Karyn Graves demonstra que a maior parte dos usuários da internet hoje, já assimilam que um texto azul sublinhado corresponde a um link.

Não é necessário reinventar a roda, é preciso encaixar os seus links de maneira que os usuários do seu site saibam onde devem clicar e a melhor maneira de fazer isso é adotar a forma com a qual  eles estão mais acostumados. Assim a possibilidade de aumentar a taxa de cliques e ter sucesso é bem maior.

 

#4 Saiba trabalhar com as imagens

As imagens têm uma importância enorme dentro de um website, porém, é fundamental saber utilizá-las com total eficiência.

Uma pesquisa produzida em parceria entre a Spectrum, Inc. e a Harrington Movers provou que utilizar uma fotografia da sua equipe em ação, ao invés de uma imagem genérica, pode aumenta a confiança do seu potencial cliente, aumentando assim a conversão do seu site.

A seleção dos temas das imagens também é muito importante. É fundamental que as imagens do seu site estejam alinhadas com os valores da sua empresa e da sua marca, além de fazer sentido para o usuário.

 

#5 Seu site deve ser responsivo

Isso já não é uma tendência ou uma sugestão. Obrigatoriamente seu site deve ser responsivo a todos os tamanhos de tela, principalmente aos dispositivos móveis. A tecnologia evolui e seu site precisa fazer parte dessa evolução se adaptando às circunstâncias e inovações do mercado.Hoje, a volume de público que usa o mobile no Brasil já supera 68 milhões ou mais de 30% da população, conforme estudo da Nielsen, e 40% dos internautas móveis consomem conteúdos de notícias pelo aparelho.

O seu site deve ser de fácil navegação, com um carregamento rápido, além de entregar o valor que o seu visitante procura.

É importante ressaltar que o  Google hoje penaliza os sites que não estão otimizados para dispositivos móveis, podendo  gerar uma grande dor de cabeça, por perda de oportunidade de negócios para você.

#6 Redes sociais são essenciais

Sua empresa precisa estar nas redes sociais, e o seu site deve comunicar isso aos seus visitantes, assim como exibir os botões de compartilhamento do conteúdo que sua empresa gera no seu blog.

As redes sociais são importantes para o seu público entrar em contato com a sua marca, interagirem e aumentar o engajamento com a sua empresa.

Saiba mais: Como vou desenvolver minha estratégia de anúncios nas redes sociais?

 

#7 Faça perguntas aos seus visitantes

Se você tem interesse em melhorar o site da sua empresa nada melhor do que perguntar para quem o acessa  com frequência.

Não fique preso apenas aos dados analíticos, busque conhecer os visitantes do seu site e qual a opinião que eles têm sobre sua marca, empresa e conteúdo de maneira geral.

Pense sempre que o site da sua empresa precisa entregar conteúdo de  qualidade para o seu usuário, e uma maneira de melhorar essa entrega é entendendo o que cada um deles pensa.

prticas_inbound_marketing.jpg

Conclusão

O inbound marketing é uma estratégia muito eficaz, que revolucionou a forma como as marcas se relacionam com seus consumidores, atuem elas no B2B ou B2C. Entretanto, para obter sucesso na aplicação desta metodologia é preciso se atentar a alguns detalhes técnicos relacionados ao seu site, para satisfazer a experiência do usuário.

Quando uma empresa se propõe a desenvolver um site que proporciona uma excelente experiência ao usuário, ela passa a trilhar um caminho de sucesso para atração de leads, aumento do número de conversão e, consequentemente, incremento da receita da empresa.


10 Dicas para uma Campanha de Inbound Marketing


Imagem_assinatura.png

Sobre o autor:
Caio Cunha | Co-Founder WSI Consultoria

Executivo Internacional com experiência em capacitação empresarial, estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing. Tem como desafio cotidiano a busca por soluções efetivas para empreendedores e gestores que pretendem crescer e expandir seus negócios.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com

Tópicos: Inbound Marketing, Websites

Precisa de ajuda com sua estratégia de Marketing Digital? 

Ebook: 30 dicas para Lead Generation

Saiba mais sobre:

  • Conteúdo e ofertas;
  • Chamadas (Call to Actions)
  • Landing Pages

Baixe este ebook gratuitamente e comece a gerar mais Leads!

Ebook Lead Generation

Cadastre-se para receber nossas atualizações