Fale Conosco

8 Coisas que Podem Determinar o Fracasso da sua Estratégia Digital

   29 Abril, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
8 COISAS QUE PODEM DETERMINAR O FRACASSO DA SUA ESTRATEGIA DIGITAL SEO

Quando desenvolvida por pessoas não especializadas no assunto, é comum que as campanhas de marketing digital apresentem  falhas que podem reduzir o efeito ou até mesmo determinar o fracasso do projeto. Abaixo segue uma lista de erros comuns que podem influenciar sua estratégia de marketing digital.


8 Coisas que Podem Determinar o Fracasso da sua Estratégia Digital

 

1. Não ter metas bem definidas

Iniciar uma campanha sem saber onde se deseja chegar é dar um tiro no próprio pé: gasta-se tempo, dinheiro, esforço e não trará resultados bons para a empresa. É fundamental que se estabeleça uma meta para cada campanha desenvolvida para que possa ser desenvolvido um projeto que busque atingir esta meta.

Antes de lançar cada campanha deve se estabelecer o objetivo principal da mesma. Pode ser uma campanha pontual para um feriado específico, ou uma que busque potenciais clientes em uma região específica , outra ainda para incentivar clientes atuais a  adquirirem mais produtos, enfim, existem inúmeros objetivos que podem ser estabelecidos, mas o importante é compreender que, para cada um deles, há  um caminho mais apropriado, rápido e eficiente.

  • 2. Não ter personas definidas

A criação de persona é a criação do cliente típico ou cliente que a empresa pretende abordar. Consiste no desenvolvimento das características da personalidade, profissão, idade e outros fatores que podem ser influenciadores no momento da compra.

Como você vai trazer a pessoa certa, no momento certo, para interagir com a sua marca? Por meio de conteúdo que a interesse, utilizando as mesmas palavras que ela utilizaria, estando presente onde ela está. E como você vai conseguir isso de maneira assertiva? Mapeando o perfil das suas personas. Não pule essa etapa no seu projeto!

Leia também: Buyer Persona: o que é e qual a sua importância em Marketing Digital?

  • 3. Trabalhar mal seu conteúdo

Existem dois erros quando tratamos de conteúdo: o conteúdo ruim e o conteúdo mal trabalhado. Conteúdo ruim é aquele que pretende promover a empresa ou produto e que não busca oferecer conhecimento nenhum ao leitor. Já o conteúdo mal trabalhado é aquele que pode estar sendo utilizado em locais errados. Por exemplo: uma rede social como o Twitter atende um certo nicho de pessoas que muitas vezes utilizam um aparelho mobile, buscam um texto de tamanho reduzido e que talvez não tenham tanto interesse em ler um texto tão grande quanto pessoas utilizando um computador em outra rede social ou recebendo email marketing.

  • 4. Não criar uma Estratégia Mobile

Site mobile

Não considerar que o conteúdo ofertado, o site da empresa e suas redes sociais estarão sendo buscadas por aparelhos mobile é um dos piores erros que uma campanha digital pode cometer atualmente. O uso dos aparelhos já atingiu 62% de todo o tempo gasto por consumidores com mídias digitais, sendo 50% deste tempo gasto em aplicativos.

O vendedor deve pensar como o seu consumidor já acessa o conteúdo fornecido para que possa adaptá-lo da melhor forma ao seu consumidor. Considerando que os buscadores como Google procuram favorecer os sites com design responsivo, que serão melhor lidos e aceitos pelo usuário é de extrema importância que a empresa implemente a otimização de sites para Mobile em suas campanhas e páginas.

 

5. Escolher suas palavras-chave aleatoriamente

As palavras-chave de cada campanha não devem ser escolhidas aleatoriamente, baseadas apenas nos principais produtos ofertados. Deve-se realizar um estudo, montar uma lista de possíveis palavras mais procuradas pelos seus prospects, utilizar plataformas que mostrem em que posição o site da empresa está sendo ranqueado em cada uma delas e realizar uma análise da concorrência. Pode ser que algum produto possua um concorrente muito forte e para a qual  seja difícil posicionar bem nos buscadores mas, muitas vezes,  alguma variação da mesma ou outro produto da empresa se destaque com maior facilidade ao utilizar uma estratégia de SEO. Invista na escolha de palavras-chave ideais para o seu negócio.

 

6. Ser anti-social nas redes sociais

Criar um conteúdo e deixá-lo sem Redes sociaisadministração pode ser ainda pior do que não criar conteúdo nenhum para redes sociais. Estas plataformas exigem interação com o cliente. Se houver problemas e críticas, elas devem ser respondidas com educação e os elogios recebidos devem ser sempre agradecidos. Uma boa presença online é bem vista pelos buscadores quando ranqueiam empresas nos seus resultados e, principalmente, por consumidores no momento da compra.

  • 7. Ignorar os “carrinhos abandonados”

Ao acessar um e-commerce é muito provável que uma pessoa se distraia, esqueça das compras e feche a janela; ou pode ser que ela não tenha dinheiro no momento mas que venha a ter no início do próximo mês; ou  que tenha outras atividades naquela hora mas que pretenda comprar o produto depois. A questão é que a pessoa já demonstrou interesse pelo produto, então, uma campanha de remarketing possui elevada probabilidade de ser bem sucedida e de transformar a compra que foi esquecida em uma compra efetivada.

 

8. Não fazer um bom gerenciamento da estratégia

Após criada e colocada em prática, a estratégia deve contemplar um acompanhamento constante, os resultados devem ser medidos frequentemente para que possam ser realizadas melhorias na campanha. Uma campanha nunca é perfeita desde seu início até o fim, ela deve ir se adaptando aos resultados que está obtendo, comparado a metas preestabelecidas e melhores práticas.


Nossa recomendação é que você atente para esses pontos, certifique-se que a equipe que cuida da sua campanha de marketing digital está cuidando disso. É um ponto de partida para a virada.

Você precisa atrair mais tráfego para o seu site?


AssinaturaSobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com 

 

Tópicos: SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter