Fale Conosco

8 erros de SEO que sua empresa não pode cometer

   27 Junho, 2017 / por Caio Cunha

|
|
8 ERROS DE SEO QUE SUA EMPRESA NAO PODE COMETER

É inegável que a Otimização de Sites para os Mecanismos de Buscas, o SEO (Search Engine Optimization), é fundamental para que o seu site ganhe destaque e alcance melhores posições no ranking das plataformas de buscas. Mas o que é preciso fazer para que seu conteúdo se torne relevante para esses mecanismos?


8 erros de SEO que sua empresa não pode cometer

Neste texto, vamos compartilhar um pouco sobre tais mecanismos, os erros e os acertos em SEO que podem impactar diretamente o seu negócio. E, para facilitar, vamos focar na mais popular das ferramentas de buscas, o Google.

É muito comum ouvirmos que para aparecer em resultados de pesquisas, é preciso fazer com que os motores de buscas percebam que a sua comunicação com o público alvo ocorre de forma coerente e lógica sobre o seu negócio, ou outra comunicação que estejaquerendo transmitir, não é mesmo? E existem alguns itens essenciais para fazer este relacionamento dar certo, como priorizar o seu público alvo, entender seus hábitos e preferências, e contemplar as fases que cada um percorre no mundo digital.

Um exemplo disso é que, hoje mais de 120 milhões de Brasileiros possuem dispositivos móveis. E esse público dedica mais de 95% do seu dia ao lado de um dispositivo móvel. E não para aí, por exemplo, outra pesquisa de 2016 revela que mais de 42% dos compradores usam o dispositivo móvel para pesquisar preços e produtos, e mais de 70% pesquisam primeiro na internet antes de qualquer contato com um vendedor.  

Dito isso, responda-nos: o seu site está preparado para essa audiência de dispositivos móveis? Seu conteúdo é exposto com clareza? É fácil identificar o que você oferece?

Fazendo uma rápida pesquisa, ainda é fácil encontrarmos erros recorrentes e que dificultam a identificação do seu site por meio dos motores de busca. Listamos a seguir os principais:

1 - Títulos confusos

É comum acessar sites com conteúdos que não condizem com seus títulos. Isso, além de prejudicar a permanência do usuário em seu domínio, faz com que os motores de busca não reconheçam o objetivo do seu negócio. Logo, sua página deixa de ser relevante para as pesquisas.  

A dica aqui é: todos os textos publicados em seu site devem ter um título objetivo e descritivo sobre o seu conteúdo.  

2 - Utilização de imagens fora de contexto

Imagens são sempre atrativas, certo? Nem sempre! Além de chamar mais atenção do que o conteúdo textual de seu site, as imagens devem ter seus direitos autorais e de propriedade intelectual preservadas. Por isso, é fundamental que além de creditadas, as imagens recebam um nome que referencie o objetivo da publicação. Lembre-se: textos são sempre textos e as imagens devem complementar a mensagem que você quer passar.

3 - Tags mal usadas

Você já ouviu falar em tags e meta tags?

Tags são os rótulos utilizados para descrever o conteúdo do seu site.

Meta tags são as etiquetas incluídas no código HTML, na programação do site, indicando o que é mais relevante na página.

Ainda é comum percebermos a falta de tagueamento das páginas, dificultando a identificação dos objetivos de sites publicados.

Então, não esqueça: os motores de buscas são automatizados, mas precisam que a gente deixe claro os objetivos e o posicionamento dos nossos conteúdos publicados.

4 - Urls não personalizadas

Este é um erro bastante comum: sem as palavras-chave do conteúdo na URL, é impossível categorizar o que é oferecido. Os sites de e-commerce ou que apresentam muitas páginas secundárias devem ter descrito, em poucas palavras na URL, o que oferece de conteúdo. Não deixe como descrição aqueles códigos imensos de combinação entre letras, números e caracteres que a programação automática atribui às páginas.

5 - Falta de links internos e externos

Para se tornar relevante ao Google, é importante que seu site contenha links para outras páginas, mas também que ele receba direcionamentos de outras publicações. Uma maneira fácil de ajudar, é criar links internos de uma página para outra dentro do seu site, de modo que suas páginas ajudem a si mesmas, obtendo maior destaque.

Além dos links internos, também trabalhe com links externos para alavancar o tráfego de seu site. Faça parceria com colaboradores ou parceiros que possam trocar links com você.

6 - Sites não responsivos

Quando alguém abre o site da sua empresa pelo celular ou qualquer dispositivo móvel, consegue navegar com tranquilidade, ou o site se desconfigura na tela pequena? Um dos principais fatores de rankeamento do Google é a responsividade dos sites. São valorizados e priorizados os sites que automaticamente se adequam à tela dos dispositivos de acesso.

7 - Lentidão de acesso

Uma característica que o público (e consequentemente o Google também)  não tolera é lentidão na navegação. Isso faz com que os motores de busca joguem seu site para baixo na lista de resultados da pesquisa. Usar componentes de Flash ou Java em excesso podem deixar seu site mais demorado para abrir. Atente-se: esse tipo de recurso deve ser usado com bom senso. Além de tudo isso, o Google não reconhece o Java e Flash, tornando essas ferramentas nulas para os algoritmos do buscador nas pesquisas.

8 - Segurança  

Internautas só navegam onde se sentem seguros e só trocam informações onde tem a certeza de que nada pode causar danos e prejuízos.

O seu site precisa ser seguro, principalmente quando você trabalha com envio e recebimento de dados, vendas ou circulação de informação de clientes. O Google destaca os sites seguros em seus resultados, por isso certifique-se que usa o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que insere criptografa e aumenta a segurança, por incluir uma camada de proteção na transmissão de dados entre seu computador e o servidor. Ter um certificado de segurança SSL (Secure Sockets Layer), padrão internacional, também é fundamental já que codifica informações confidenciais, impedindo que hackers tenham acesso às senhas de banco, números de documentos, etc.


Para se destacar no digital, as técnicas SEO são as mais aconselháveis para complementar ações de marketing. Se ainda não tem sua página adequada a essas dicas, está na hora de pensar que otimização de sites pode ajudar a alavancar suas vendas e aumentar seus leads.

Gostou da postagem? Ainda tem alguma dúvida sobre essas técnicas? Então baixe o nosso e-book e aproveite a nossa consultoria de SEO. A WSI pode te ajudar a se tornar mais relevante nas buscas.

Ebook Adaptive SEO


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: SEO, Consultoria SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter