Blog

Aumente suas Taxas de Conversão com essas Dicas para Elaboração de Landing Pages

Publicado por Caio Cunha em 17/mar/2017 12:32:04

O melhor benefício de Landing Pages – mesmo para aqueles que ainda não as têm ou estão só começando – é o potencial delas em ajudá-lo na conversão de mais leads sem que tenha que aumentar o número de visitas. Saiba que na maioria dos casos, um aumento na taxa de conversão de apenas 1% pode ser representativo para o aumento das vendas, pois pode representar o dobro do número de visitas ao seu site.

Landing pages.jpg

Isso mesmo, como a taxa de conversão está focada em aprimorar o que já tem hoje ao invés de buscar algo que não tem, acreditamos que essa é uma ótima estratégia para começar a melhorar os seus resultados com marketing digital. O custo é pequeno mas o potencial de ganho é enorme – isso é o que chamamos de ganha-ganha.

Outra estatística interessante é que usando um simples botão call-to-action numa landing page pode aumentar as conversões em 62%. Mesmo assim, 52% dos profissionais de marketing não criam landing pages para campanhas de marketing digital. Acredita?

Landing Pages devem ser simples e não devem deixar nenhuma dúvida quanto a ação que o público-alvo deve tomar. Se hoje as suas landing pages tiverem mais de um call-to-action recomendo mudar, pois os resultados serão muito melhores se cada landing page tiver apenas uma única ação direcionada aos visitantes. Com essa mudança, não vai demorar em ver melhoras nas taxas de conversão!

É importante também notar que quando os números não fazem muito sentido, significa que temos uma oportunidade de negócio. Apesar das landing pages estarem pouco a pouco se tornando um padrão de mercado, implementá-las agora ainda lhe dá uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

Melhorar a sua landing page vai aumentar a sua taxa de conversão ainda mais, e terá um impacto positivo na lucratividade do seu negócio. E o melhor de tudo é que você pode fazer isso.

Veja abaixo o infográfico completo com mais algumas estatísticas que explicam Porque Precisa Melhorar a Qualidade de suas Landing Pages.

Porque é necessário melhorar a qualidade de suas landing pages.png

Para dar uma ideia aos empresários da melhora que uma landing page pode proporcionar ao seus negócios, compilei alguns dados que confirmam Porque é necessário melhorar a qualidade de suas Landing Pages.

Falta de Landing Pages.png

Como você está procurando informações sobre landing pages, imagino que já deve ter ouvido que usar a homepage do seu site como sendo a landing page não é uma boa ideia. Mesmo assim, infelizmente, muitas empresas acham que isso significa que podem criar uma única landing page para atender a todas as campanhas que estão lançando. Ou seja, 52% dos profissionais de marketing (que vergonha!) não criam novas landing pages para as suas diferentes campanhas de marketing.

Do mesmo jeito que pode parecer ótimo levar todo visitante para a sua homepage, é um erro direcionar assinantes de e-mail, público-alvo de mídias sociais e visitas pagas, todos para a mesma página. Cada um desses canais têm objetivos diferentes e, consequentemente, formas diferentes para atrair seu público-alvo, em troca de ofertas ou objetivos outros, assim que clicam. Logo, sendo assim, por que você haveria de enviar todos para uma mesma página genérica?

Aproveite o poder das landing pages criando páginas específicas para cada um dos diversos tipos de visitas que você quer atrair. Não vai demorar para ter sucesso, gerando maiores taxas de conversão.

Confusão não gera Conversão.png

O ditado "menos é mais" se aplica a muitas coisas – inclusive a landing pages. Porém, o fato de que 48% das landing pages hoje contém múltiplas ofertas nos faz acreditar que para muitos empresários ainda não “caiu a ficha”. A tentação de juntar mais ofertas na mesma página que acreditamos terá um número maior de visitas ainda é forte - mas temos que vencer essa tentação. Clientes não querem ser confundidos nem se sentirem pressionados com mais ofertas do que estão esperando. Crie ofertas que chamam a atenção, transmitam confiança, e pode acreditar que suas landing pages transmitirão seu recado! E não deixe de incluir um call-to-action pois um único botão call-to-action pode aumentar conversões em 62%.

O Poder do Foco.png

Se você tiver algumas landing pages mas não está tendo os resultados desejados, não desista ainda. Como discutimos, quanto melhor for a comunicação da sua landing page com seu público-alvo (e as mídias utilizadas), melhores serão os resultados. Se isso significa ter que criar mais landing pages - mesmo que para diferentes segmentos do mesmo público-alvo - então o faça (pois as estatísticas o comprovarão).

Se tudo fracassar, experimente colocar alguns vídeos curtos e explicativos nessas landing pages. Usar vídeos nas landing pages pode aumentar conversões em 86% - tudo que é capaz de produzir resultados tão bons vale ser testado!

Testando.png

Um dos maiores fatores que impedem o sucesso de campanhas de marketing é não testar componentes vitais como as landing pages! Como as landing pages são onde tudo tem que acontecer, pode ter certeza absoluta de que tudo naquela página estará contribuindo para uma conversão! Você investiu o seu dinheiro e dedicou tempo para trazer visitas para uma página com uma mensagem perfeita - mas depois não testou para ver se o título ou o call-to-action podem estar confundindo os clientes?

61% dos profissionais de marketing fazem menos que cinco testes por mês nas suas landing pages; então volto a repetir: isso é uma oportunidade! Teste cada item das suas landing pages, e faça as mudanças partindo dos resultados encontrados. Assim, você poderá aumentar as conversões com pouquíssimo esforço.

Seja simples.png

Por último, mas não menos importante, tenho uma recomendação bem simples para evitar um erro comum demais cometido na criação de landing pages: muitos campos a serem preenchidos. Sim, nós vivemos na Era da Informação, o que significa que cada detalhe que você conseguir extrair do seu público-alvo pode ser usado em seu benefício. Mas sabe o que? Receber uma ou duas informações é bem melhor do que nenhuma. E nenhuma informação é o que você vai receber se mostrar aos seus clientes um questionário, a ser preenchido, grande demais!

Os números não mentem: uma empresa descobriu que uma redução dos formulários para 10 itens ou menos resultou em um aumento de 120% nas conversões. Eu vou ainda além disso e sugiro que mantenham o número de itens menor do que 5, já que acredito mesmo que simplicidade é crucial.


Quer mais dicas de geração de leads? Baixe gratuitamente nosso ebook!

Lead Generation


Caio Cunha

Sobre o autor:
Caio Cunha | Co-Founder WSI Consultoria

Executivo Internacional com experiência em capacitação empresarial, estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing. Tem como desafio cotidiano a busca por soluções efetivas para empreendedores e gestores que pretendem crescer e expandir seus negócios.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com

Tópicos: Lead Generation, Landing Pages

Precisa de ajuda com sua estratégia de Marketing Digital? 

Ebook: 30 dicas para Lead Generation

Saiba mais sobre:

  • Conteúdo e ofertas;
  • Chamadas (Call to Actions)
  • Landing Pages

Baixe este ebook gratuitamente e comece a gerar mais Leads!

Ebook Lead Generation

Cadastre-se para receber nossas atualizações