Fale Conosco

Buyer Persona: o que é e qual sua importância em Marketing Digital?

   25 Março, 2015 / por Mariana Boaretto

|
|
BUYER PERSONA O QUE É E QUAL SUA IMPORTÂNCIA EM MARKETING DIGITAL

Quando se fala em campanhas de Marketing Digital, logo se pensa em criar uma página no Facebook, um Instagram com fotos descoladas, trabalhar algumas palavras-chave para que apareçam bem na busca orgânica do Google, criar anúncios... Mas é só isso mesmo? É suficente ter uma presença digital nas redes sociais e disparar anúncios por aí?

buyer-persona-o-que--e-qual-sua-importncia-em-marketing-digitalSem dúvidas, todos os itens citados anteriormente são importantes para uma boa campanha no Digital, mas elas só se tornam uma  estratégia de verdade quando, antes de qualquer coisa, houver:

  1. Um objetivo: Qual o objetivo da empresa? Com quem ela quer falar? Por que quer falar com essa pessoa?
  2. Um planejamento: Como eu vou falar com essa pessoa? Em quais canais ela está? Qual linguagem vou usar? O que vou oferecer? Do que essa pessoa gosta? Por que ela consumiria um produto da minha marca e não da concorrente?

Respondendo a estas perguntas você começa a entender seu objetivo e como alcançá-lo. Por isso, é fundamental conhecermos nosso público-alvo e criarmos buyers personas.

O que é Buyer Persona?

É um personagem ficticio que representa o público-alvo que sua empresa deseja atingir. Ele nos ajuda a entender as necessidades de nosso cliente de modo mais profundo e, assim, conseguimos lhe oferecer algo que seja atrativo para aquele público.

Qual a importância de criar uma Persona?

Quando criamos uma persona e colocamos suas características no papel, aprendemos quais são seus anseios,  expectativas e, principalmente, como devemos impactar essa pessoa para que ela seja nossa cliente.

Como criar uma Persona?

O Hubspot, ferramenta que gerencia campanhas de Inbound Marketing e que é utilizada aqui na WSI Consultoria, sugere alguns questionamentos  para que você tenha um panaroma geral de quem são essas pessoas e saiba qual caminho seguir:

  1. Informações demográficas: nome, onde mora, quanto ganha, estado civil, etc.
  2. Emprego e Cargo:  se o seu negócio for B2C, essa informação é importante para você considerar alguma nuance sobre seu público. Se seu negócio for B2B, é importante para saber qual o tipo de profissional você terá que lidar, qual linguagem, que tipo de informação ele precisará, entre outros.
  3. Dia-a-dia: como é rotina da sua persona? Ela passa mais tempo no trabalho ou em casa? Assiste a quais programas na TV? Quais são seus hobbies? #Dica tendo essas informações em vista, procure uma foto que dê vida para a sua persona. Assim, você conseguirá enxergar melhor essa personificação do seu público-alvo.
  4. Pontos fracos: Um cliente compra seu produto/serviço por um motivo, ele precisa de você para ajudá-lo com algo que ele não sabe/pode fazer. Quais são esses motivos? Por que ele precisa de você?
  5. Valores e Objetivo: Sabendo porquê o seu cliente precisa de você, você consegue entender também o que ele iria gostar de ver em seu produto/serviço. Lembre-se que assim como você, outras empresas vendem esse produto/serviço, então, o que faria esse cliente se encantar pelo o que você está oferecendo e não por outra marca?
  6. Consumo de Informação: O que eles leem? Onde buscam informação? No Google? Em recomendações de amigos e familiares? Sabendo onde eles buscam se informar e educar, fica mais criar uma estratégia de comunicação que alcance esses lugares.
  7. Experiência de compra: O que eles esperam do seu produto/serviço? Como esperam receber isso? É necessário ter uma reunião presencial? Ou é possível vender pela internet?  Alinhe seu negócio ao que o seu cliente espera receber!
  8. Objeções à compra: Sempre haverá algum motivo que pode deixar seu cliente reticente à compra. Porém, saber quais são esses motivos, te dá base para argumentar e tentar convencê-lo do contrário.
  9. Identifique sua persona: Depois que você já traçou o perfil da sua persona, é importante você saber como identificá-la quando estiver lidando com ela e para alinhar sua comunicação.

 

Com o seu buyer persona criado, é hora de ir em frente com sua estratégia de Inbound Marketing e pensar como fazer para atraí-lo com seu conteúdo dependendo da etapa do funil de compras que ele se encontra!

Quer saber mais sobre Buyer Personas? Baixe nosso tutorial!

New Call-to-action

 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter