Fale Conosco

Como aparecer no Google

   24 Julho, 2013 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
COMO APARECER NO GOOGLE

Aparecer no GoogleVocê já pensou como que é selecionado ou organizado os resultados das buscas que você realiza? Queria que o seu site aparecesse para determinadas pesquisas e não sabe como? Vamos falar um pouco de diversos modos que o seu site pode ser encontrado por clientes potenciais e aumentar o seu negócio.

Recentemente o Brasil ultrapassou 100 milhões de pessoas que possuem acesso a internet e mais de 80% das pesquisas realizadas no país são feitas pelo Google, o que demonstra a importância de se possuir um site que seja de fácil acesso para os seus usuários e que contenha informações relevantes.

Aparecer no Google consiste em diversas técnicas e também de tempo para que você consiga demonstrar aos buscadores a sua importância nesse meio e alguns passos devem ser pensados e feitos para conseguir conquistar essa relevância.

Tenha um site

Para aparecer no Google, primeiramente você precisa possuir um endereço online e o melhor é tendo o seu próprio site, mas por quê? Com o site você consegue gerar uma identificação do usuário com a sua marca ou negócio, dando credibilidade ao conteúdo apresentado e também sendo mais fácil de identificar quem é você.

Além disso, com a utilização de um site fica melhor para organizar as informações sobre os seus serviços oferecidos e conseguir disponibilizar os modos de contato de quem deseja conhecer você melhor.

É importante ressaltar que o simples fato de você possuir um site não garante que automaticamente aparecerá no Google, o natural é que em pouco tempo ele seja indexado, ou seja, faça parte do índice de conteúdo disponível na web, mas não que conseguirá bons resultados nesse meio, já que ele não é conhecido e não conseguiu ganhar a sua credibilidade.

Para conferir se o seu site já está presente no Google e se ele é visto pelo buscador, um bom modo é inserir na caixa de pesquisa dele o seguinte: site:http://www.meusite.com.br.

Redes sociaisRedes sociais

A cada dia que passa se torna mais importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais, conseguindo chegar diretamente ao seu público alvo, interagir com seus clientes e conseguir um feedback mais rápido sobre todo o serviço oferecido, além de divulgar para um maior número de pessoas, graças a propagação que as redes sociais costumam ter.

As redes sociais ajudam os buscadores a perceberem que o seu site possui relevância e com isso você consegue ganhar mais espaço neles, além de fazer com que mais pessoas o conheçam por meio das redes sociais. Ou seja, um complementa o outro de modo que o resultado seja mais satisfatório.

Conteúdo relevante

O Google prioriza conteúdos de qualidade e únicos, ou seja, que a sua empresa faça textos inéditos e não ficar copiando de outros locais. Quando copiamos artigos de outros locais, esse conteúdo é chamado duplicado e isso pode prejudicar o seu site, diminuindo a sua relevância.

Para conseguir sucesso no meio digital, vire referência sobre o seu ramo, fazendo textos explicativos e que tenham conteúdo que seja do interesse do seu público.

Além de conteúdo novo ter vantagens para os buscadores, ainda mais percebendo que o seu site é constantemente atualizado, ainda possui a chance de ele ser compartilhado em redes sociais, se tornando um conteúdo viral que atinja muitas pessoas e consiga fazer com que cada vez um círculo maior o conheça.

Um bom modo de criar esse conteúdo é inserindo um blog da empresa que deve ser interligado ao seu site, com um subdomínio, ou dentro dele mesmo.

SEO

Os passos acima são apenas o começo de como deixar todo o seu site estruturado para que seja mais fácil as pessoas o localizarem, mas apenas isso não basta, é necessário investir em SEO ou otimização de sites que são diversas técnicas implementadas dentro e fora do seu site para que seja possível demonstrar ao Google que todo o seu trabalho deve ser levado em consideração na hora de escolher o posicionamento dos sites e que ele segue todas as diretrizes descritas pelo buscador.

A otimização de sites é um processo que vai sendo construído aos poucos, ainda mais se o seu site for novo, é como adquirir a confiança de alguém, mas os resultados são visíveis e tornam a sua marca ou empresa um nome referência no ramo, pois quando fazemos uma pesquisa e observamos os resultados observados, conseguimos perceber que aqueles sites devem ser muito importantes para terem conseguido alcançar as primeiras posições, além do fato de estar mais visível para todos os que procurarem para os termos relacionados a sua área.

Links PatrocinadosLinks Patrocinados

Muitas vezes, dependendo do ramo em que o seu negócio atua, pode ser que seja demorado para ele começar a aparecer em posições orgânicas (não pagas) que gerem retornos para os termos que seu negócio faz. Então, uma boa saída de trabalho junto com a otimização de site é o trabalho de Link Patrocinado.

Os Links Patrocinados garantem que o seu site e conteúdo presente nele estejam presentes no Google desde o primeiro momento, pois são os anúncios pagos que costumam ficar na parte superior das pesquisas (3 primeiros resultados em uma cor amarela clara) e na parte lateral.

Esse modelo de aparecer no Google é pago conforme a concorrência do termo que você deseja aparecer e pode servir para dois propósitos: complemento de tráfego, ou seja, quando o seu site está conseguindo um bom volume de visitas, mas ainda precisa de maior destaque para certos termos ou então servir para apresentar o seu negócio para as pessoas caso seja novo ou então você esteja entrando no mundo virtual, conseguindo alcançar o seu público e garantindo que tenha visitas mesmo que ainda não esteja posicionado para todos os termos que estejam relacionados.

Conclusão

Para conseguir aparecer no Google e fazer com que seja encontrado para quem precisa do que você oferece, é necessário que se pense em diversas estratégias e tenha um trabalho constante, verificando sempre as modificações que o Google disponibiliza de avaliação dos sites e conseguindo se ajustar para acompanhar os melhores meios de se conviver no meio virtual.

Tópicos: Search Marketing

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter