Fale Conosco

Como aumentar as chances de conversão da sua Landing Page ou do seu site

   05 Agosto, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
COMO AUMENTAR AS CHANCES DE CONVESAO DA SUA LANDING PAGE OU DO SEU SITE

Você sabe o que é Landing Page?

A Landing Page é a  página de destino de uma campanha, que pode ser de diversos tipos. É a página para a qual o usuário é levado após clicar numa campanha podendo ser paga ou orgânica, por exemplo, campanha PPC (Pay-Per-Click) ou Links Patrocinados, ou num botão CTA (Call-to-Action) dentro de um post de blog ou de um Email Marketing, posts em redes sociais, etc.

 

A Landing Page tem um objetivo: levar à conversão!

O usuário foi atraído por conteúdo ou por campanha paga PPC e ele chegou até a Landing Page, agora, estando em sua Landing Page, você quer informar e estimular o usuário a estreitar o relacionamento com a sua empresa, o que chamamos conversão.


No entanto, é preciso cuidar sobre como levar à essa conversão. Apresentar uma Landing Page  com os dados e informações sobre a sua empresa, características dos seus serviços ou produtos,  não garante que quem entrar nela vai converter. Por mais que o usuário esteja procurando um serviço que a empresa oferece, a página deve ser convincente para que o usuário se identifique, esclareça suas dúvidas e tome a ação que você espera, seja enviando o seu contato, ou se inscrevendo para um evento, marcando uma reunião ou efetuando uma compra se for o caso. 


Como_aumentar_as_chances_de_conversao_da_sua_Landing_Page_ou_do__seu_site.jpg

Elementos para otimizar campanhas de PPC

Uma campanha de PPC, além de outras metodologias de marketing digital pode auxiliar sua empresa a conquistar clientes pela internet. Entretanto, existem algumas questões  que você e sua equipe devem se ater para melhorar suas chances de conversão. Elencamos algumas abaixo:

01. Estruturar a Campanha de PPC

Cada campanha deve ter apenas um objetivo, um item para uma segmentação, se desejar anunciar mais itens, deve-se montar outra campanha, a mistura é prejudicial para a marca que acaba atingindo targets com anúncios que podem não afetá-los. Isto porque, os consumidores estão em diferentes partes de sua busca: fase de conhecimento, fase de interesse, a descoberta, a consideração e a venda de fato. Um exemplo disto seria uma campanha de awareness da marca, que irá valorizar mais o logo da empresa, possuirá um CTA como “conheça mais” e terá como foco um público alvo que ainda não conhece a marca nem sabe do que se trata, enquanto uma campanha de promoção seria para um público específico, que já conhece e poderá possuir um cupom da promoção com um CTA “aproveite por tempo limitado”.

A campanha deve possuir um certo padrão de linguagem, imagem e de tipografia. A variação disto, pode evitar que o consumidor se familiarize com a empresa e com o anúncio à medida que, ao se deparar com a mesma linguagem o consumidor fica com a imagem gravada em sua cabeça e considera por mais tempo a compra do produto. Isto pode ser especialmente interessante para campanhas de remarketing, que visam clientes que já pesquisaram sobre o produto mas não efetivaram sua compra. Através da segmentação é possível expor o produto que o usuário já pesquisou, com imagens que já tenha se deparado e já tenha considerado comprar.

02. De olho na Landing Page e no CTA

Você pode ter o melhor produto do mundo, mas uma landing page ruim ou cheia de problemas técnicos pode afastar seu futuro consumidor, e diminuir suas chances de conversão. Ao desenvolver uma página, é necessário levar em consideração que aquela é a sua vitrine, um espaço que será responsável pela retenção do tráfego no seu site, mas também pela conversão em vendas. Sendo assim, a experiência do usuário em sua página é fundamental para gerar vendas.

Teste_a_b.jpg

Para se certificar de que sua página está atendendo às expectativas do seu consumidor, faça testes para saber como ele está interagindo com seu site. Existem diversas metodologias que auxiliam você nessa tarefa, a mais comum delas é o teste A/B, que consiste em dividir o tráfego de uma página em duas versões: uma atual e outra nova. Dessa forma é possível analisar os impactos de eventuais mudanças em relação ao consumidor e checar qual o formato que melhor agrada o usuário do seu site.

Além disso, existem uma série de detalhes dentro da sua landing pages que devem ser analisados, pois podem impactar nas suas taxas de conversão. Listamos alguns deles:

  • Teste as palavras do botão Call To Action (CTA): palavras como “Compre”, Clique”, “Veja”, “Confira”, possuem impactos diferentes sobre o seu consumidor e podem induzí-lo à compra, ou afastá-lo dela. Sendo assim, selecione as palavras do CTA com critérios, e faça sondagens para se certificar de como o consumidor irá reagir a essa mensagem.
  • Teste o tamanho e o posicionamento do botão do CTA: pode parecer uma bobagem, mas não é. O seu  cliente pode acabar não clicando no CTA por não encontrar o botão na landing page.

3) Faça Remarketing

Outra forma eficiente de aumentar o seu número de conversões é entrar em contato com aqueles consumidores que visitaram seu site, porém não efetuaram nenhuma compra ou não entraram em contato com sua equipe de vendas.

Tanto o Google Adwords quanto o Facebook Ads disponibilizam ferramentas dentro de suas plataformas que possibilitam que um anúncio daquele serviço ou produto que o cliente buscou apareça no Google e Facebook quando eles naveguem na rede.

Para aqueles que frequentemente usam o remarketing, o Google Adwords ainda possibilita que você segmente sua lista de remarketing e ofereça anúncios de acordo com a lading page pesquisada.

4) Negative algumas palavras-chave

Algumas palavras-chaves trarão um fluxo muito grande de pessoas que somente geram tráfego no seu site, mas não se convertem em venda, e, ainda por cima, fazem com que você desperdice boa parte do seu orçamento de PPC.

Negativar palavras evita cliques desperdiçados, o que faz com que você concentre sua verba em quem tem maior probabilidade de se converter em seu cliente.

5) Invista em uma boa plataforma de navegação mobile

A 27a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, aponta que o Brasil possui 168 milhões de smartphones em uso, e que o número deste tipo de dispositivo deve crescer cerca de 40% em dois anos no país.

Já um estudo desenvolvido pela PayPal indica que as vendas via mobile devem crescer em média 46% entre os anos de 2013 e 2016, sendo que os especialistas consideram  como uma evolução natural do comércio eletrônico  que a migração da compra para esta plataforma.

Esses números mostram a importância de se investir no desenvolvimento de uma plataforma mobile, não interessa o tamanho da empresa. Empresas locais, por exemplo, tendem a converter muito mais pelo mobile do que pelos computadores ou tablets. Sendo assim, vale a pena investir na parte técnica para melhorar a usabilidade e a experiência do usuário em seu site, para conquistar consumidores por meio desta plataforma.


Conclusão

A partir da análise dos itens acima, é possível constatar que além de utilizar algumas metodologias de marketing digital, você também deve se ater a alguns pontos importantes para aumentar a conversão em seu site, como o desenvolvimento da landing page, os CTA´s, o remarketing, a negativização de palavras-chaves e a adpatação de seu website para uma plataforma mobile.

Se você ficar atento a pelo menos esses pontos, as chances de conversão de seu site aumentarão significativamente.

 


Análise de campanha


Assinatura

Sobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com

Tópicos: Links Patrocinados, PPC

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter