Fale Conosco

Como criar conteúdo atrativo para as buyer personas do seu e-commerce?

   04 Dezembro, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
COMO CRIAR CONTEUDO ATRATIVO PARA AS BUYER PERSONAS DO SEU E COMMERCE

Muito tem se falado sobre a importância da metodologia de Inbound Marketing para atrair um público qualificado para o seu site institucional ou e-commerce. O Marketing de Atração utiliza-se do conteúdo otimizado para atrair essas pessoas e fazer com que elas conheçam o seu negócio.

As pessoas estão “impacientes”, sem tempo e muito exigentes também. Por exemplo, se você recebe de um amigo um vídeo de 1 hora, provavelmente você não vai ver, mas se você recebe uma série de vídeos de 2 minutos, você vai assistir e pode até gastar um bom tempo com isso. Não é assim?

A atenção é um bem muito precioso e você precisa cuidar para primeiro obter e depois prender a atenção do seu potencial cliente.


Um ponto importantíssimo: seu site tem que ter design responsivo, amigável para qualquer tipo de equipamento, não só em telas de computadores mas também facilmente manipulável em celulares e tablets. Muitas pessoas estão navegando na internet através do celular e vão desistir rapidamente da sua loja se o layout não for responsivo. 

shutterstock_260678345

Leia Também:

Por que fazer um site mobile para a sua empresa?
A Mudança dos Algorítimos de Pesquisa do Google para Mobile

O processo de vendas online, conforme a metodologia do Inbound Marketing, é centrado em conteúdo e funciona da seguinte forma:

Como criar conteúdo atrativo para as buyer personas do seu e-commerce?

Enfim, o Marketing de Atração utiliza-se do conteúdo otimizado para atrair clientes em potencial para o seu site e fazer com que eles conheçam o seu negócio. Porém, não basta criar conteúdo por criar, é necessário que esse conteúdo seja criado sempre pensado no que sua buyer persona está buscando naquele momento, ou seja, conteúdo de qualidade, com contexto e que seja encontrável pelos motores de busca.

Nesse artigo, foco nos conteúdos de blog que são devem ser otimizados para aparecerem nos motores de busca, mas nos próximos falarei sobre conteúdos em formas de oferta, como vídeos, e-books e infográficos que podem ser usados para nutrir os seus visitantes e ajudá-los a avançarem na jornada do consumidor dentro do seu e-commerce.

Caso você queira obter mais informações, leia também esses artigos correlacionados:

O que é Inbound Marketing e como ele pode impulsionar seu e-commerce?

5 vantagens em criar buyer personas para o seu e-commerce

O que significa criar conteúdo de qualidade, com contexto e facilmente encontrado pelos motores de busca?

· Criar conteúdo de qualidade para a sua buyer persona significa que, antes de qualquer coisa, você precisa saber exatamente quem é o seu público-alvo, seus interesses, suas dores e suas motivações, para assim delimitar uma pessoa fictícia (a buyer persona) que represente os seus clientes (ou um grupo deles, já que você pode ter várias buyer personas diferentes). Todo o conteúdo criado será pensando nos interesses da sua (s) buyer persona (as).

· Criar conteúdo com contexto significa que sua marca precisa sempre pensar no momento de compra que a sua buyer persona está para oferecer a ela o conteúdo que melhor responda suas dúvidas e que a ajude a avançar no processo de decisão.

· Criar conteúdo a ser encontrado pelos buscadores significa que todo conteúdo do seu e-commerce deve ser otimizado com base em palavras-chave e em como as pessoas costumam procurar por esses conteúdos nos buscadores para que os conteúdos escritos pela marca sejam encontrados.

Como criar conteúdo atrativo para as buyer personas do seu e-commerce?

Esses três fatores estão diretamente relacionados, pois para criar um conteúdo de qualidade você precisa conhecer bem a sua persona, seus interesses e por quais termos relacionados ao seu negócio ela costuma procurar, criar conteúdos que estejam dentro do contexto do usuário no momento em que ele está da jornada de compra e que respondam às suas dúvidas, e assim, trabalhar para que esses conteúdos sejam facilmente encontrados pelos usuários nos buscadores, como Google, Bing e Yahoo. 

Como criar conteúdo atrativo para as buyer personas do seu e-commerce?

A  atração é a primeira etapa da metodologia de Inbound Marketing. É nessa fase que um desconhecido terá a chance de conhecer o seu e-commerce e, por isso, é muito importante criar conteúdos que sirvam como uma porta de entrada para esses usuários. Assim, é fundamental que o conteúdo criado seja atrativo, tanto em termos de despertar o interesse do usuário, considerando os fatores que citei acima, quanto em termos de posicionamento nos rankings dos buscadores.

Como criar conteúdo atrativo para as buyer personas do seu e-commerce?

Para criar esse conteúdo que sirva como porta de entrada, primeiramente, aconselho que você leia o texto:Como criar uma campanha de Inbound Marketing para o seu e-commerce”, no qual explico sobre a importância de criar conteúdo de relevância e de alavancá-lo para que mais pessoas o encontrem. Em segundo lugar, é importante ter em vista que, para atrair um desconhecido para o seu site, você precisa trabalhar bem o SEO do site/blog, escolher as palavras-chave corretas de acordo com o seu negócio e com o público e também divulgar os conteúdos produzidos no blog nas mídias sociais, abrindo outras portas de entrada para o seu negócio.

Assim, para ser bem sucedido na etapa de atração do seu e-commerce, você deve considerar os seguintes aspectos:

1- Escolha das Keywords: Prefira palavras que estejam relacionadas com os produtos que você vende e também com a etapa de jornada do consumidor em que o possível cliente está. Se coloque no lugar dele, se ele estiver na fase de consideração, ou seja, já sabe que quer um tênis, mas não sabe qual, que tipo de busca ele digitaria no Google? “tênis” ou “qual o melhor modelo de tênis para corrida?”

#Dica: Faça uma lista de palavras-chave interessantes para o seu e-commerce e aprofunde-as com uma lista que relacione essas palavras com a intenção do consumidor, perguntando “O que”, “Como” “Por que” junto com as palavras. O Google Sugests, Google Images, Google Vídeos e Google Trends são ótimas ferramentas para você verificar a intenção dos usuários.

2- Crie conteúdo: Pode parecer óbvio, mas não adianta nada fazer um levantamento de palavras-chave e não usar esses dados na hora de criar seus conteúdos. Se você quer ser encontrado para aquelas palavras, crie textos que usem os termos.

3- Otimize o conteúdo: Não basta utilizar palavras-chave, os fatores de rankeamento são milhares e devem ser considerados. Não se esqueça que a sua página precisa estar bem estruturada e oferecer uma boa navegação para o usuário, que o site precisa estar apto para mobile, que o conteúdo precisa ser original e de qualidade, respondendo às dúvidas dos usuários, e que é preciso ter uma boa estrutura de títulos, categorias, imagens otimizadas, etc.

4- Promova seu conteúdo: toda vez que publicar algo novo, divulgue isso para a sua base de fãs, tanto nas redes sociais, quanto por e-mail marketing. Para esse conteúdo ganhar força, é muito importante que ele seja referenciado por outras pessoas e sites e nada melhor que a sua própria empresa para começar esse movimento para assim ganhar outros links de referência.

Por fim, tenha sempre em mente que, antes de qualquer coisa, você precisa saber com quem está falando (sua buyer persona) e o que essa pessoa quer saber sobre o seu negócio para somente depois disso produzir conteúdo. Não adianta nada perder tempo (e dinheiro) com textos que não sejam interessantes para o seu público e que, portanto, não trará novos visitantes e possíveis compradores ao seu e-commerce. 


Ainda não sabe como criar sua buyer persona? Baixe o e-book da WSI e comece a criação das suas personas agora mesmo!

Buyer Persona


 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter