Fale Conosco

Como criar uma campanha de Inbound Marketing para o seu e-commerce

   03 Novembro, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
COMO CRIAR UMA CAMPANHA DE INBOUND MARKETING PARA O SEU E COMMERCE

Você está com dificuldades para integrar as campanhas de Marketing Digital do seu e-commerce e ver quais ações estão gerando melhores resultados? Já falei em posts anteriores sobre a importância de Inbound Marketing para atrair pessoas interessadas pelos seus produtos à sua loja virtual e também sobre a importância da Automação de Marketing para garantir a integração dessas ações, análise de resultados e, consequentemente, melhor gestão dos seus investimentos.


inbound marketing para o seu e-commerce

Leia Também:

O que é Inbound Marketing e como ele pode impulsionar seu e-commerce?

5 vantagens de integrar campanhas de Marketing Digital para e-commerce

6 dicas de marketing digital para empresas de e-commerce

 

Mas como criar uma campanha de Inbound Marketing para o seu e-commerce?

Primeiramente, entenda que a metodologia de Marketing de Atração funciona em 4 etapas:

Atrair > Converter > Fechar Negócio > Encantar

Ou seja, você atrai desconhecidos para o seu site (tráfego), tornando-os visitantes. Na sequência, converte-os em leads (oportunidades de negócios). Depois, seu objetivo é fazer com que os leads conquistados se tornem seus clientes e, por fim, para retê-los, você continua nutrindo e encantando esses seus clientes para que eles se tornem promotores da sua marca, de tal forma que possam influenciar outras pessoas para conhecerem o seu negócio, ou seja, novos desconhecidos que passam a ser visitantes, e assim por diante. 

inbound marketing para o seu e-commerce

Dito isto, quais são as melhores práticas de Inbound Marketing para ajudar o seu público-alvo a caminhar por essas etapas até se tornar um cliente e um divulgador da marca?

1. Crie Buyer Personas

Buyer Persona é um personagem fictício que representa o público-alvo que sua empresa deseja atrair. Esse mapeamento nos ajuda a entender as necessidades de nosso cliente de modo mais profundo e, assim, conseguimos oferecer algo que seja atrativo para aquele público. O que eles querem ver? O que procuram? Quais são interesses? Quais seus problemas? Que questões eles costumam levantar? Quais são seus desafios e planos?

Para criar buyer personas é elaborado um questionário com diversas questões que irão lhe ajudar a entender o seu público e qual tipo de conteúdo você precisará criar para atraí-lo ao seu site. Você pode aplicar esse questionário a seus clientes reais  Essa etapa é muito importante para o sucesso da sua campanha de Marketing de Atração!

 

Leia Também: Buyer Persona: o que é e qual sua importância em Marketing Digital?

 

2. Considere a Jornada do Consumidor (Buyer Journey) na hora de criar o conteúdo

A jornada do consumidor é o processo em que o seu cliente passa até chegar ao momento de decidir se irá ou não comprar o seu produto. A jornada consiste em 3 etapas:

 Conhecimento > Consideração > Decisão

Na hora de criar uma campanha, é muito importante considerar que você terá consumidores em todas as etapas e precisará criar conteúdos que respondam a cada um deles e o levem a considerar seu e-commerce no momento da compra, pois as dúvidas de um prospect na etapa de conhecimento certamente não são as mesmas de um prospect que já está decidido pela compra. Abaixo, exemplifico como está um usuário em cada etapa.

inbound marketing para o seu e-commerce

 

3. Crie conteúdo de qualidade

A frase mantra do Hubspot (ferramenta de automação de marketing que criou a metodologia de marketing de atração) é: “Make marketing people love.”, ou seja, Faça marketing que as pessoas amem. Na prática, isso quer dizer que você não vai divulgar o seu e-commerce por divulgar e, sim, criar uma estratégia que faça a diferença para o seu público e que mostre o quanto você se importa com eles. Inbound Marketing, sem dúvida, é o marketing que as pessoas amam, pois você está dando a elas o conteúdo que ela precisa para decidir o que é o melhor para elas.

O conteúdo pode ser um ebook, um vídeo, um infográfico, aquilo que melhor exprimir a sua mensagem e que melhor atender a necessidade da sua buyer persona, dentro do contexto em que ela se encontra.

Portanto, para criar conteúdo de qualidade, é necessário considerar:
 
a) Quem são as suas buyer personas, ou seja, com quem você está falando.


b) Em qual etapa da jornada do consumidor ela está, ou seja, o seu conteúdo deve responder aos questionamentos do seu público no momento de compra em que ele está.


"Ao publicar o conteúdo certo no lugar certo, na hora certa, o marketing torna-se relevante e útil para os seus consumidores e não intrusivo. Esse é o marketing que as pessoas amam!" - Hubspot

inbound marketing para o seu e-commerce

 

4. Alavanque seu conteúdo

Não basta criar conteúdo relevante. É preciso que esse conteúdo seja distribuído para muitas pessoas e chegue de fato ao seu público alvo. Por isso, é fundamental utilizarr-se de ações como:

  • Otimização do conteúdo do site e blog SEO para que apareça bem posicionado nas páginas de resultados do Google e outros buscadores, quando houver busca por palavras chave correlacionadas;
  • Divulgação em mídias sociais: Facebook, Twitter, Linkedin, conforme o interesse da sua persona foco ou para quem aquele conteúdo é destinado;
  • Email marketing bem segmentado, o que é fundamental para o seu e-commerce, para assim conseguir alimentá-los com informações relevantes de modo que se lembrem de você, se empolguem com o conteúdo e considerem o seu e-commerce no momento da compra;
  • Chamadas para ação, apresentar opções para que ele possa seguir em frente dentro da jornada do comprador;
  • Criação de landing pages com ofertas (ofertas são conteúdos especiais oferecidos ao seu público para ajudá-lo, como vídeos, e-books, webinarss, infográficos, etc) sendo que o objetivo dessas landing pages é conseguir ficar mais próximo do seu público, obtendo uma informação adicional, começando com um contato, no início da jornada, até o detalhamento dos seus interesses (por exemplo, que categorias do seu e-commerce são da sua preferência ou para as quais demonstraram interesse?), para permitir a segmentação ideal e uma interação mais próxima e assertiva com o seu público por email.

Agora que você entendeu os 4 passos essenciais para criar uma campanha de Inbound Marketing, que tal colocar a mão na massa e começar a sua? Não sabe como começar ? Confira o E-book da WSI e entenda como criar sua persona! 

Buyer Persona


 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter