Fale Conosco

Como escolher a melhor plataforma para criar um E-commerce?

   15 Maio, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
COMO ESCOLHER A MELHOR PLATAFORMA PARA CRIAR UM E COMMERCE

Plataforma de e -commerce é o sistema em que será criada a loja virtual de uma empresa. Quando escolhemos a plataforma que utilizaremos, devemos avaliar tanto o que será mostrado aos usuários de internet quanto o painel de administração da empresa.

Existem diversas plataformas para e-commerce que devem ser analisadas minuciosamente, garantindo que a mesma atenda as necessidades do seu negócio e ajude-o a crescer. Mas, então, como escolher a melhor plataforma para criar um e-commerce? Se você quiser responder a essa pergunta, leia as dicas abaixo e saiba o que avaliar na hora de fazer sua escolha!

como-escolher-a-melhor-plataforma-para-criar-um-e-commerce
7 aspectos que devem ser avaliados na hora de escolher a melhor plataforma para criar um e-commece!

1. Atualização

A principal característica que deve ser vista em um sistema de e-commerce é se o modelo permite atualização conforme as suas necessidades. Empresas de comércio online devem estar sempre preparadas para mudar e se adaptar às mudanças então esta é uma qualidade necessária.

     

2. Modelo

Existem alguns modelos de licença para e-commer, como: aluguel da licença de uso, venda da licença de uso, venda do código-fonte e código aberto. Você precisa avaliar qual se encaixa melhor com o seu orçamento. 

  • Aluguel de licença: cobra uma taxa de instalação e mensalidade vinculada ao tráfego da loja virtual
  • Venda da licença: cobra um valor pela instalação e qualquer ajuste que a empresa deseje fazer deverá ser feito com a mesma empresa.
  • Compra do código-fonte: fornece o direito de realização de ajustes na plataforma por qualquer professional, o que deixa a empresa mais livre e, ao mesmo tempo, responsável pela manutenção.
  • Plataformas de código aberto: ou open-source, são as plataformas estabelecidas com códigos disponíveis na internet e que requisitarão profissionais capacitados para realizar as devidas customizações. Este quesito deve variar de empresa para empresa, visto que possui diferentes niveis de investimentos em diferentes momentos.

 

3. Otimização para motores de busca (SEO)

 A plataforma deve possuir ferramentas que possibilitem o trabalho de SEO de maneira fácil e intuiva, como gerar meta descrição e inserir alt em imagens. Além de estar atualizada em relação às diretrizes do Google. 

#Dica: lembre-se que estar bem posicionado na busca orgânica do Google, estratégias de SEO são fundamentais para o seu e-commerce gerar mais vendas!

Leia também: Qual a importância do trabalho de SEO para o brandig da marca?

4. Mobile-friendly 

 

Diversas pessoas realizam buscas por dispositivos móveis, portanto é fundamental que a plataforma escolhida seja lida facilmente por usuários desses dispositivos. Além disso, ter um site que possa ser lido nessas plataformas, também ajuda no trabalho de SEO.  

Leia também: A mudança dos algorítmos de Pesquisa do Google para Mobile

                     Por que fazer um site mobile para sua empresa?

5. "QI"

O famoso “quem-indica” é muito importante na seleção da plataforma e-commerce. Algumas questões que a empresa deve buscar sobre a plataforma são:

  • A plataforma possui tradição no setor ?
  • Ela é conhecida e recomendada por profissionais desenvolvedores ?
  • Qual é a opinião dos atuais usuários da plataforma ?

 

6. Sistema de Pagamento

Este quesito influencia diretamente no momento da compra do usuário, pois é muito importante que ele se sinta seguro com a forma escolhida. Por isso, é importante que  a plataforma forneça certa diversidade nos formatos de pagamento. Além disso, é necessário ter sistemas sistemas antifraude disponíveis que mostrem ao usuário que trate-se de uma empresa idônia. 

 

7. Facilidade

Por último, mas não menos importante: o gerenciamento deve ser fácil e simples. Adquirir um sistema que não possua estas características só trará problemas e talvez gastos desnecessários no futuro.


 

Quer saber se o seu e-commerce precisa melhorar? A WSI te oferece um Webscan gratuito para avaliar sua plataforma!

Solicite um Webscan

Tópicos: Negócios

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter