Fale Conosco

Como funciona e quais os benefícios de Adwords no YouTube

   14 Agosto, 2015 / por Leticia Gentile

|
|
COMO FUNCIONA E QUAIS OS BENEFICIOS DE ADWORDS NO YOUTUBE

O Google Adwords já se consolidou como uma ferramenta que pode ajudar pequenas, médias e grandes empresas a crescerem, terem mais visibilidade no meio online e, consequentemente, no offline, e também a gerarem mais negócios. Mas esses benefícios não são exclusivos do site do Google e de seus resultados de buscas - conheça o Adwords para YouTube, uma forma mais criativa de anunciar a sua empresa, seus produtos e serviços.

Saiba também: Como gerar mais negócios com o Google Adwords


Como funciona o Google Adwords para YouTube?

Ao criar uma campanha no Adwords, há a possibilidade de divulgar seu anúncio também em formato display, o qual fará com que sua empresa apareça em sites como o Gmail, Globo.com, Abril.com.br e, claro, no YouTube. Entretanto, neste site em específico o Adwords foi aprimorado para que seus anúncios gerem ainda mais resultados. Assim, hoje em dia você pode veicular suas campanhas no YouTube a partir de três formatos diferentes oferecidos pelo TrueView. 

Leia também: Publicidade em Display: O que você pode estar perdendo!

Os anúncios TrueView oferecem ao usuário o controle e a escolha sobre qual anúncio eles desejam assistir, o que será benéfico para a própria empresa anunciante, como explicarei mais tarde. Conheça a seguir quais são os três formatos:

 

1. In-Stream:

Os anúncios deste formato são veiculados durante a exibição de um vídeo parceiro do YouTube, seja antes de ele começar, em seu meio ou no final. O formato in-stream oferece ao usuário a opção de “pular” o anúncio após 5 segundos de assistí-lo. Se o anúncio possuir 30 segundos ou mais de duração, sua empresa será cobrada apenas quando o usuário assistir pelo menos os 30 segundos. Já anúncios curtos são cobrados quando o usuário o assistir por inteiro. Os parceiros do YouTube são usuários da plataforma que escolhem ganhar dinheiro ao exibir a seus usuários anúncios em seus vídeos. 

2. In-Search:

Com um formato bem semelhante ao Adwords do Google, os anúncios in-search aparecem nos resultados de busca do YouTube como vídeos patrocinados quando palavras-chave relacionadas forem pesquisadas. Assim, o vídeo da sua empresa será mostrado acima dos outros e somente será cobrado quando um usuário decidir assistí-lo e clicar sobre ele. 

3. In-Display:

Neste formato os anúncios em vídeo aparecem ao lado, como um relacionado, do vídeo que está sendo assistido por um usuário. Da mesma forma que o in-search, o anúncio in-display só é cobrado quando alguém clicar sobre ele para exibí-lo.

Escolher qual formato utilizar em seu anúncio do YouTube requer analisar qual deles atingirá de forma mais eficiente os seus possíveis consumidores e qual a forma mais benéfica para a sua empresa, produto ou serviço. Além disso, na sua campanha você pode escolher utilizar um ou mais formatos, a fim de testar qual deles teve o melhor resultado e saber como prosseguir com sua estratégia online no futuro. O TrueView oferecia também o formato in-slate, mas a partir de junho de 2013 o tipo de anúncio foi cancelado pela Google.

Leia também: Como saber se a minha estratégia online está indo bem?

adwords-youtube

Benefícios do Adwords no YouTube:

- O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo

A cada mês, mais de um bilhão de usuários únicos visitam o YouTube e seis bilhões de horas de vídeo são assistidos. Além disso, o YouTube é a segunda maior ferramenta de buscas, perdendo apenas para o próprio Google. Assim, com certeza um ou mais públicos atingidos e prezados pelo seu negócio estão presentes nesse universo.

- Menor concorrência = Palavras-chave mais baratas

Nem todos os anunciantes do Google Adwords escolhem utilizar o YouTube ou até mesmo conhecem tal possibilidade. Assim, ao anunciar na plataforma de vídeos sua empresa encontrará menor competição e palavras-chave de custos mais baixos, variando de mercado para mercado. No geral, se paga cerca de 6 centavos (em dólares) por visualização ou clique.

- Maior controle sobre quem irá assistir seu anúncio

A segmentação de usuário ocorre ao se definir a faixa etária, o sexo, localização (país, estado, cidade), idioma, interesses do usuário baseado em seu histórico (cookies), assuntos e palavras-chave. Assim, diferentemente do Adwords para Google, no YouTube sua empresa ao anunciar poderá utilizar uma segmentação demográfica, o que garante ainda mais o sucesso da sua campanha por se ter maior controle de quem irá assisti-la.

- Pague apenas quando o usuário assistir seu anúncio

Os três formatos de anúncios do TrueView, que você já conheceu acima, permitem um maior controle do usuário sobre se quer ter contato com um anúncio ou não. Assim, ele pode pular um anúncio em um vídeo ou apenas não clicar nos anúncios patrocinados pelos quais não se interesse. Isso faz com que sua empresa seja cobrada apenas quando um usuário realmente quis assistir seu anúncio e a análise de resultados de uma campanha se torne mais fácil e real. Falando nisso…

- Saiba o real resultado da sua campanha

Já que o usuário pode escolher assistir seus anúncios, quando ele os exibe há a maior probabilidade daquela informação lhe ser útil e levada dali em diante - o que significa maior chance da sua empresa de gerar negócios futuros. Por isso, ao analisar as métricas da sua campanha, o Adwords estará fornecendo os dados de quem realmente viu seus anúncios, permitindo que sua empresa saiba quem (que tipo de usuário) está mais interessado em sua marca, produtos e serviços, direcionando sua estratégia online futura e gerando mais resultados e novos negócios. Muitas vezes, um certo usuário que se imaginava ser o maior interessado por uma informação na verdade não o é, enquanto outro grupo de usuários sim.


A WSI Consultoria disponibiliza para você gratuitamente, um e-book com mais detalhes sobre as melhores práticas nas campanhas para te ajudar!

e-book PPC


 

Tópicos: Links Patrocinados

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter