Fale Conosco

Como o SEO contribui para a geração de leads qualificados?

   29 Julho, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
COMO O SEO CONTRIBUI PARA A GERAÇÃO DE LEADS QUALIFICADOS

O sucesso de uma estratégia de SEO sempre passa por um bom ranqueamento orgânico no Google. E conseguir conquistar uma boa posição no buscador demanda investimento, comprometimento e um bom planejamento.

Entretanto, à medida que sua empresa consegue implementar de maneira bem sucedida a metodologia de SEO, é possível perceber que, além do aumento do tráfego e melhor ranqueamento nos buscadores, a sua plataforma de conteúdo também passa a chamar a atenção de visitantes qualificados, que não só geram tráfego, mas que são clientes em potencial.


shutterstock_379298266.jpg

Para aqueles que pensam que é tarefa difícil desenvolver um planejamento de SEO que contribua para a geração de leads qualificados, saiba que é só seguir os passos determinados pela metodologia e algumas dicas simples como essas:

 

1. Conheça os pontos de necessidade do seu cliente

Esse ponto básico do marketing, infelizmente, às vezes é esquecido pelos mais experientes profissionais. Traçar um perfil detalhado de seu público, identificando suas necessidades, seus desejos, suas características, seus hábitos de compra e claro, seus problemas, é fundamental para uma estratégia de SEO bem sucedida e para gerar leads qualificados. Somente sabendo usar essas informações, sua empresa conseguirá oferecer um conteúdo que chame a atenção do seu público.

 

2. Desenvolva conteúdo de qualidade

O direcionamento correto de seu conteúdo para o público que de fato interessa  não é a única preocupação que você tem que ter quando está desenvolvendo textos, vídeos ou até mesmo escolhendo fotos. É necessário selecionar temas interessantes, se atentar a erros gramaticais e de ortografia, escrever textos claros e coerentes, contar com conteúdo exclusivo e alimentar o blog com conteúdo novo regularmente é essencial.

 

3. Definição de keywords

As palavras chaves são um dos elementos fundamentais para o sucesso da sua campanha de SEO. Faça uma lista de palavras que você usaria para procurar seu produto ou serviço no Google. Depois disso, submeta cada palavra selecionada ao Google Keyword Planner, que lhe apresentará a estimativa de tráfego de cada uma. Dessa forma, você poderá saber quais são as que mais têm chance de chamar visitantes para o seu site, e poderá utilizá-las em seu conteúdo.

 

4. Acompanhamento dos visitantes

Para otimizar os resultados da sua campanha de SEO é importante medir os impactos na geração de leads e tráfego no site. O Google Webmaster Tools (agora chamado Search Console), por exemplo, pode ser útil para dar insights importantes de como seu site está funcionando e identificar potenciais erros que você pode corrigir. Nessa ferramenta, você pode analisar os termos de pesquisa; quais as palavras-chave que estão trazendo o tráfego orgânico; etc. No entanto, o prazo de retenção de dados é três meses apenas. Já o Analytics não apresenta os dados orgânicos para mais de 90% das palavras-chave mas é eficaz na identificação de conversões, mudanças no tráfego de busca e na mensuração da interação entre os usuários e o seu site, o que impacta nos resultados da sua estratégia de SEO.

Levando em consideração esses pontos na hora de implementar a sua campanha de SEO, você estará no caminho certo para que ela seja bem sucedida e, consequentemente, gere não somente mais tráfego para seu site, mas também mais leads qualificados.

 


Converse 30 minutos com o nosso consultor!


Assinatura

Sobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com

Tópicos: SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter