Fale Conosco

Como potencializar o lançamento de seu software e aplicativo?

   09 Março, 2016 / por Caio Cunha

|
|
COMO POTENCIALIZAR O LANCAMENTO DE SEU SOFTWARE E APLICATIVO INBOUND MARKETING

Quem atua na área de tecnologia sabe o quanto o desenvolvimento de um novo software ou aplicativo é empolgante. No entanto, sabemos também que a colocação desse produto no mercado pode ser uma tarefa desafiadora e arriscada. As variáveis são muitas que, se não levadas em consideração, podem arruinar sua campanha de lançamento.

Então, como garantir o sucesso da sua campanha de lançamento? Quando pensamos em uma campanha de marketing para empresas de tecnologia, alguns passos importantes, que já se provaram de sucesso, precisam ser seguidos para atingir seus objetivos de crescimento desejado na hora de lançar seu novo software. Esses passos seguem os fundamentos da metodologia Inbound Marketing, que nesse momento pode auxiliar sua equipe a obter resultados mais eficazes e rápidos. Vejam:


Como potencializar o lançamento de seu software e aplicativo?

1. Mapear bem as suas personas

Basicamente, o sucesso da sua campanha de lançamento de produto irá depender deste primeiro item. Desenvolver corretamente o perfil da sua persona, a quem seu produto se direcionará,  fará com que você entenda mais claramente as suas necessidades, seus pontos de dor, e quais as soluções que ela espera encontrar no mercado. Compreender o seu público-alvo também fará com que o diálogo entre vocês flua melhor, pois você terá subsidio para selecionar melhor a linguagem, temas e mídias adequadas para alcançá-lo e conquistá-lo.

2. Oferecer conteúdo de qualidade e com contexto

Depois de mapeada a persona que acredita se interessará pelo seu aplicativo ou software, você pode desenvolver artigos para o blog da sua empresa e que estejam relacionados aos problemas que o seu produto se propõe a solucionar. Assim, as pessoas que estiverem procurando por essa solução, conhecerão o seu software. Ou seja, o objetivo desses textos é atrair a sua persona pelo seu ponto de dor. É nesse sentido que falamos da importância do conteúdo ter qualidade e estar bem contextualizado, pois além de ser um conteúdo exclusivo e bem escrito, deve estar inserido no contexto real do cliente e suas necessidades.

Leia também: Por que a nutrição de marketing é fundamental para empresas de TI?

3. Utilize suas mídias sociais para divulgar seu lançamento

As mídias sociais são aliadas muito importantes numa estratégia de Inbound Marketing, pois por meio delas é possível divulgar o conteúdo publicado no blog para quem já interage com a marca. Conseguimos também, com as mídias sociais, ajudar o trabalho de SEO (otimização de sites), na medida em que pulverizamos os links na internet e ganhamos mais relevância perante os buscadores. Os buscadores consideram esses links como uma referência para o seu site/conteúdo.

Mais especificamente, semanas ou dias antes do lançamento de sua nova solução de SW ou aplicativo, você pode usar as redes sociais para soltar posts que agucem a curiosidade do seu público, por meio de fragmentos de informação sobre o que vem por aí. Essa estratégia também pode preparar seu público para entender melhor o seu produto, fazendo com que a aceitação e procura por ele seja maior e mais rápida.

4. Nutrição dos leads via E-mail Marketing

Outra ferramenta que não deve ser deixada de lado dentro de uma estratégia de Inbound é a nutrição de leads via e-mail marketing. O e-mail marketing ainda é um dos 4 principais meios de investimento em marketing digital, como vimos no nosso post “Qual deve ser meu budget de Marketing Digital em 2016 e o que ele deve englobar e, afinal,  do que adianta atrair novas pessoas para o seu site por meio do conteúdo do blog, se você não for contactá-las posteriormente para mostrar suas novidades e dicas?

Esse disparo deve ser feito de maneira automatizada e ao mesmo tempo personalizada, sempre focando nos interesses daquele consumidor. Ou seja, vamos supor que você esteja lançando uma nova linha de aplicativos ou softwares que atende a dois nichos de mercado: um  são  empresas de grande porte que valorizam determinados aspectos desse produto e podem tirar muita vantagem ou ganhos com isso, e outro, se adaptado, atende bem a empresas menores quando usam de sua versão mais simplificada.. As campanhas para ambos devem ser trabalhadas diferentemente e você deve direcionar as notícias diferenciadas sobre o lançamento do produto para cada um, ressaltando os aspectos que lhes mais interessam.. Assim você não cansa o usuário e ainda o agrada com conteúdo de qualidade e que vai direto ao ponto baseado em suas verdadeiras necessidades.


New Products

Empresas de TI dos mais variados tamanhos alcançaram resultados significativos no lançamento de novos softwares ou aplicativos utilizando o Inbound como metodologia e seguindo passos como alguns que mencionei acima.

Então, como disse, optar por utilizar a metodologia de Inbound Marketing nesse momento pode auxiliar sua empresa a obter resultados mais eficazes e rápidos. Tanto pode que a Hubspot publicou casos concretos de empresas que tiveram sucesso com essa metodologia. Vejam três exemplos, que selecionei aleatoriamente do site da Hubspot, onde descrevem empresas que passaram a utilizar o Hubspot como gerador de negócios em um momento de lançamento de algum novo produto no mercado, ou que eram empresas iniciantes na indústria de tecnologia introduzindo novos produtos. Todas decidiram adotar a metodologia Inbound Marketing para conquistar seus resultados e, pelo seu depoimento, entendo que não se arrependeram:

  • A Golf Genius Software, empresa que desenvolve software de cloud-based, viu seu tráfego orgânico crescer 367% com a adoção do Inbound Marketing.
  • A startup Youearnedit, que desenvolveu um software para a área de RH, conseguiu um aumento de 250% de aumento de tráfego orgânico.  
  • A startup britânica Ometria, que oferece um software de serviços para auxiliar no gerenciamento de informações de e-commerces, obteve um incremento de renda de 60% com apenas um ano de implementação da metodologia.
Esses exemplos mostram que a metodologia inbound pode auxiliar desde empresas embrionárias de TI a divulgar seus novos serviços ou produtos, desenvolvendo uma base de clientes segura e gerando receita a curto prazo, quanto servir como poderosa ferramenta para empresas mais maduras alavançando sua receita quando do lançamento de um novo software ou aplicativo. Em ambos os casos, o grande diferencial dessa metodologia é que ela ajuda a apontar todos os esforços para um ponto mais preciso e assim atrair pessoas que já estejam procurando por serviços e produtos relacionados a esse lançamento, ou que tenham características que indicam que elas estarão interessadas e buscando produtos e ofertas dessa natureza. E assim, a eficiência do seu esforço de marketing e vendas, aumenta em muito as suas chances de convencer aquele cliente que o seu software é a melhor solução para ele.

Sua empresa precisa atrair mais leads qualificados?


 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter