Fale Conosco

Como saber se a minha estratégia de marketing online está indo bem?

   08 Junho, 2015 / por Leticia Gentile

|
|
COMO SABER SE A MINHA ESTRATEGIA DE MARKETING ONLINE ESTA INDO BEM

Uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional, é a possibilidade de mensurar os resultados de uma campanha e o retorno do investimento de forma mais palpável, seja nas campanhas realizadas em mídias sociais, nos anúncios no Google Adwords, campanhas de e-mail marketing, entre outras.

A publicidade offline não consegue dizer quantas pessoas leram seu anúncio ou quantas compraram seu produto por terem sido impactadas por ele. As inserções feitas em mídias offline calculam a audiência com base em uma estimativa de quantas pessoas adquirem aquela revista ou jornal, qual a audiência do canal de televisão ou quantas pessoas por dia passam em certa estação do metrô.

Leia também:

como-avaliar-se-a-estrategia-de-marketing-online-da-minha-empresa-esta-indo-bem

Assim, o marketing digital oferece ferramentas que nos possibilitam criar métricas e avaliar indicadores de desempenho que nos ajudam a entender os resultados de cada ação digital. E é a partir desse conhecimento que você consegue perceber se o dinheiro investido no marketing online está trazendo retorno à sua empresa.

Então, fica fácil responder à pergunta que originou esse texto:  “Como saber se a minha estratégia de marketing online está indo bem?"

1.  Taxa de conversão

Antes de tudo, é essencial que a sua equipe de marketing digital, seja interna ou uma agência contratada, seja eficiente e saiba como lidar com o universo flexível e dinâmico da internet.

É importante notar se os aspectos que procuram gerar a conversão de um usuário, em qualquer etapa do funil de vendas, estão funcionando. Assim, analise números do e-mail marketing, do e-commerce, da landing page, dos materiais para download, do cadastro para a newsletter, entre outros.

Procure perceber também quais fatores surgem como decisivos na formação desses números, o que pode ser o caso de um bom ou não call to action, da navegabilidade da página, das cores e formas utilizadas, etc.

Por fim, sempre tenha uma meta definida, pois os números e as métricas nada dirão se um objetivo a ser atingido não foi planejado.

2. Nas redes sociais

Para mensurar o resultado da presença da sua marca nas redes sociais, é preciso ficar de olho no engajamento do público online nas suas postagens, seja no Facebook, Instagram, Twitter, etc.

É importante ter em vista que a maioria das redes sociais, principalmente o Facebook, têm um alcance menor para páginas de marcas, ou seja,  sua postagem não aparecerá para todas as pessoas que te acompanham ou que podem ter algum interesse em sua marca. Por isso, além de ter uma estratégia de marketing de conteúdo bem consolidada e condizente com o interesse das suas buyer personas, é importante que esse conteúdo tenha impulsionamento com anúncios nas próprias plataformas sociais onde estão inseridos.

Obviamente, o bom conteúdo é a principal-chave para o engajamento dos clientes com as marcas na redes sociais. É preciso que a sua gestão de redes sociais incentive o público a realizar essas ações, além de estar sempre interagindo e retornando o contato a eles. Além disso, fique de olho nos gráficos e valores que o próprio Facebook mostra em relação a este engajamento, pois essas ferramentas são ótimas para uma visualização mais completa.

Se a sua estratégia não engloba esses aspectos e poucas pessoas curtem sua página, seus posts ou não comentam nem compartilham, isso é um sinal de que o caminho tomado pelo marketing digital não está bom. Portanto, para avaliar sua estratégia online nas redes sociais, é importante ficar de olho no feedback e também nos números e informações que essas plataformas mostram a você.

Leia Também:

Em quais mídias sociais minha empresa deve ter presença?

Como gerar negócios nas mídias sociais?

Anúncios no Instagram: como funciona, quanto custa e como anunciar?

3. No Google Adwords

É preciso sempre estar atento aos anúncios da sua empresa na ferramenta de anúncios do Google. Isso porque muitas palavras-chave são um tanto quanto inconstantes: o número de buscas pode modificar rapidamente, a concorrência pode estar muito alta, entre outros aspectos. E se sua equipe não estiver pronta para trabalhar com isso, sua estratégia de marketing digital pode deixar de gerar bons resultados.

Assim, verifique quantos cliques seu anúncio está recebendo, qual o valor pago por eles e como estão as buscas por tais palavras-chave. É possível ir modificando seus anúncios para adequá-los ao momento, buscando sempre estar a par de uma boa e funcional estratégia online.

Leia Também: Como o remarketing pode ajudar a aumentar o ROI da sua empresa?

4. No seu site

O número de cliques, visualizações e como os usuários agem dentro do seu site podem ser analisados também. Há algumas ferramentas que oferecem esse serviço, como o Google Analytics.

Nesse caso, é importante estar atento ao comportamento dos usuários online ao entrar no seu site, ao navegar nele e ao sair dele - até porque é importante saber o que leva um usuário a deixar seu site, ou por quanto tempo ele fica nele.

Conclusão:

O grande diferencial do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar cada ação tomada para divulgar sua marca. Por isso, é importante utilizar as ferramentas analíticas de cada plataforma e verificar se as campanhas estão gerando os resultados desejados de acordo com o seu objetivo e planejamento.


Quer ter um diagnóstico sobre o desempenho da sua marca na internet? A WSI Consultoria te oferece gratuitamente uma análise Webscan™. Com ela você saberá se o site está apto para aparcer em dispositivos móveis, se está preparado para SEO e como está se posicionando diante da concorrência. 

Solicite um Webscan

Tópicos: Marketing Digital

-->