Fale Conosco

Como um site responsivo pode ajudar o site da sua empresa

   30 Outubro, 2013 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
COMO UM SITE RESPONSIVO PODE AJUDAR O SITE DA SUA EMPRESA

site responsivoDesde que o iPad foi lançado, em 2010, e que os smartphones passaram a ser o melhor amigo do homem, sites responsivos tornaram-se uma necessidade. Segundo relatório da Gatner, publicado no dia 21 de outubro de 2013, sobre o mercado de dispositivos, afirma que a venda de tablets subiu mais de 40% em 2013 enquanto a venda de desktops e notebooks caiu 8,4%. Cerca de 52 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular no Brasil e a previsão é que o número cresça muito até 2015.

Estes são dados que ilustram a mudança gradual do perfil tecnológico do brasileiro, as previsões é que em breve dispositivos mobile serão muito mais utilizados que desktops ou notebooks. Apesar da ampla ascensão na adoção móvel por parte dos usuários, mais de 90% dos sites não estão otimizados para dispositivos móveis, sendo que ter um site responsivo se tornou uma necessidade, muito mais que um diferencial.

O que é um site responsivo? Ele visa atender esse novo paradigma no desenvolvimento da web: ajustar o seu site a qualquer resolução existente, aumentando significativamente a acessibilidade dele. Então, se o usuário possui uma tela pequena, automaticamente os elementos do site irão se redimensionar, reagrupar e até mesmo serão substituídos por outros mais adequados ao tamanho da tela. Não se trata apenas de fazer um site de uma coluna ao invés de múltiplas colunas. Na verdade, alguns elementos irão ocupar muito espaço caso sejam transferidos do site desktop para o mobile e, por isso, você precisará removê-los.

O programa da Globo, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, abordou o tema de forma muito interessante e você pode assistir aqui. Na reportagem é mencionado um exemplo onde a cliente, ao passar seu site para o modelo responsivo, aumentou o faturamento em 30% devido a facilidade de navegação oferecida aos dispositivos móveis.

Uma recente pesquisa do Google mostra que quando os usuários móveis visitam um site que não está otimizado para smartphone e tablet, independente de ser uma marca preferida ou não, 50% não vai navegar no site se ele não funcionar corretamente e de forma eficiente em seu dispositivo móvel. Ou seja, sua empresa não estará frustrando somente novos clientes, mas também, causará insatisfação nos seus clientes existentes. A pesquisa traz outro dado importante: 2 em cada 3 dos internautas são mais propensos a continuar comprando de um site que foi otimizado para celular.

Por isso, a flexibilidade do site é um dos fatores de maior importância para o algoritmo de indexação do Google ao calcular o ranking de pesquisas feitas por dispositivos mobile. Ou seja, a criação do seu site na versão responsiva é fundamental no plano estratégico de SEO. Isso porque o Google quer enviar visitantes para os sites que eles querem ver; e quando as pessoas que estão fazendo busca navegam para o seu site e retornam imediatamente para a página de resultados do mecanismos de busca, o Google faz uma observação de que o seu site pode não ser a melhor escolha para esse termo de pesquisa. Então, se o seu site foi otimizado de antemão para dispositivos móveis, você verá uma diminuição do índice de rejeição a partir desses dispositivos no Analytics.

Mudar seu site para modelos responsivos pode ser complicado se houver grande quantidade de conteúdo ou muitos links direcionando à outras páginas. Uma mudança lenta e liderada por profissionais é a melhor solução se este for o seu caso. Se for um site simples ou novo em folha, é só conversar com o seu webdesigner que ele estará preparado para fazer estas mudanças da melhor forma possível.

E aí, sua empresa está preparada para o mundo mobile?

Tópicos: Mobile Marketing

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter