Fale Conosco

Como vou desenvolver minha estratégia de anúncios nas redes sociais?

   11 Julho, 2016 / por Caio Cunha

|
|
COMO VOU DESENVOLVER MINHA ESTRATEGIA DE ANUNCIOS NAS REDES SOCIAIS

A presença de marcas e empresas na internet e nas redes sociais se tornou fundamental nos dias de hoje. Entretanto é muito comum o uso incorreto das mídias sociais e das campanhas estabelecidas para cada uma. Ao cogitar a abordagem de campanhas de anúncios nas redes sociais a empresa deve compreender que as redes não são todas iguais, os consumidores não as utilizam da mesma forma, não buscam as mesmas coisas em cada uma e que, não é só montar uma pagina no Facebook, por ser uma das mais utilizadas, por exemplo, e esperar que a mágica aconteça sozinha. Cada mídia social não só tem o seu meio próprio de se comunicar como também, se bem conduzido, pode lhe trazer informações importantes sobre o seu público alvo e, consequentemente, seu prospect, contribuindo para intensificar seus negócios. É necessário tempo e dedicação para que o esforço traga resultados.


Vejamos como isso funciona:

Digital_Advertising-1.png

Se você souber exatamente como cada uma das campanhas de mídias sociais pode contribuir para o seu negócio você tem muito mais a ganhar.  Estando nas mídias sociais e entendendo a sua forma de comunicação, tirará muito mais proveito. Vejamos que perguntas as mídias sociais podem responder sobre seu público alvo:

 

Qual sua intenção?

Campanhas de SEO em redes sociais são muito interessantes, a médio e longo prazo, para gerar resultados orgânicos. Todavia, o uso das campanhas de anúncios, conhecidas como PPC, podem ser mais apropriados, tendo como ponto positivo a geração de resultados em um prazo mais curto. Os mecanismos de PPC nos permite entender melhor o que o nosso publico alvo busca em termos de produto e/ou serviço. O público já sabe que alí é o caminho para chegar direto  na compra desejada.  Para que isso ocorra, porém, a empresa deve se informar sobre as características das plataformas (Google, Bing, Facebook, LinkedIn, etc)  onde seu público-alvo se encontra, como ele utiliza essas plataformas, o que busca e como faz a busca enquanto está lá. Desta forma, a empresa saberá como e o que mostrar para despertar o interesse do consumidor.

 

Quem são eles?

As mídias sociais, como Facebook, oferece mecanismos que nos permite conhecer muito bem nosso público alvo. Sabemos quais são os dados demográficos desse público e conseguimos direcionar nossa comunicação para a população que se assemelha com essas estatísticas, pois essa rede social, com maior numero de usuários, é onde as pessoas se expõem muito, fornecendo dados mercadológicos muito interessantes que a página disponibiliza aos seus anunciantes. A rede permite que as campanhas sejam criadas com base no nicho de interesse do vendedor, visto que este tem a possibilidade de disponibilizar seu conteúdo de acordo com a localização, gênero da pessoa, interesses, relacionamento, entre outras coisas. Note entretanto, que apesar de ser a maior rede social, pode não ser a com maior interesse do seu público-alvo. Uma campanha oferecendo cursos de especialização, por exemplo, pode ter mais sucesso em uma rede profissional como o Linkedin.

Facebook

Instagram por sua vez, como uma rede de compartilhamento de imagens, o foco dos anúncios deve estar na seleção das imagens, que devem ser criativas ou atraentes e não simples reproduções de um acervo de imagens como Shutterstock. Assim como o Facebook, o Instagram permite a busca pelo nicho para que as imagens sejam expostas às pessoas que terão maior interesse sobre o assunto. Um ponto a se lembrar sobre esta rede, é que deve-se acrescentar o botão de CTA, que é disponibilizado pela própria página, para aumentar o CTR.

 

O que eles fazem?

Podemos também usar as mídias sociais para entender melhor o que nosso público alvo faz. Aqui o LinkedIn pode contribuir com muito, pois tem foco nos dados profissionais do público que alí interage.  É uma rede social onde a comunicação pode ser realizada para nichos específicos de acordo com localização, natureza de negócios e emprego. Nesta rede, o segredo da comunicação é o compartilhamento de conhecimentos voltados para o lado profissional do usuário. Não recomenda-se propaganda de produtos ou serviços, ou se o fizer que o faça de forma profissional, individual e apenas quando solicitado especificamente pelo seu publico alvo.

PPC de um modo geral também é uma forma de aprender o que seu publico alvo faz, Usando de display ou remarketing poderá atraí-los, conhecendo as características e interesses dos mesmos.

PPC-1.png

Leia também: Dicas para avaliar a qualidade de seus anúncios no Google Adwords

 

Onde eles estão?

Para saber o posicionamento de seu público alvo, tem mecanismos na mídias socias de segmentação baseada em IP ou exibição com alvo geográfico definido. Com essas ações você consegue identificar seu público alvo quando ele entra na área geográfica definida e pode passar a seguí-lo com a sua propaganda aonde ele for.

Geo-Tagging.png

O que eles dizem?

O twitter serve de solução para ouvir, compartilhar  e aprender de seu público alvo.  É uma rede em que as pessoas se comunicam com apenas 140 caracteres. A busca por público-alvo nesta rede consiste na utilização das hashtags pelos próprios usuários, informando o assunto de seu interesse momentâneo.

coupon_code.png

Onde eles navegam?

Remarketing e Retargeting lhe dará uma boa perspectiva de atrair seu público acompanhando-o em sua navegação pela internet. Em retargeting você identifica o seu publico alvo quando ele visita o seu site onde, usando de “cookies”, passa a segui-lo colocando anúncios que ele visualíza ao visitar outros websites. Remarketing por sua vez é uma ação similar porém que funciona com o uso de emails para fazer novo contato com o publico alvo que o visitou e interrompeu um processo de compras em ecommerce, por exemplo. Abaixo apresento um desenho que mostra como funciona o processo de Retargeting,

e-commerce

Conclusão:

No mundo onde  as redes sociais assumiram um papel de protagonismo na interação social, é imprescindível que sua marca utilize dessas ferramentas para gerar engajamento com seu público alvo, e assim, se torne conhecido e respeitado nesse mercado.

Com o público-alvo, rede social e tema das campanhas e conteúdo bem definidos, basta estabelecer um cronograma para compartilhamento desse conteúdo e ofertas, mantendo uma análise constante das métricas disponibilizados por cada rede, e com certeza usufruirá dos benefícios financeiros por vir.


Análise de campanha


 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: Links Patrocinados, PPC

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter