Fale Conosco

Conheça os pontos-chave de uma boa solução em SEO para o seu site

   04 Março, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
CONHECA OS PONTOS CHAVE DE UMA BOA SOLUCAO EM SEO PARA O SEU SITE SEO

SEO já é realidade na estratégia de marketing de diversas empresas atualmente, desde grandes corporações até às pequenas e médias, afinal, quem não quer aparecer no Google?. Porém, apesar de já bastante utilizada, você sabe identificar os pontos-chave de uma boa solução de SEO? Caso você ainda tenha dúvidas sobre o que deve ser feito para ter uma estratégia de SEO eficiente, destacamos quatro pontos abaixo:


Saiba quais são os pontos-chave de uma boa solução em SEO para o seu site e blog

1. Cuidado com o conteúdo

Para que sua estratégia de otimização de sites (SEO) seja bem sucedida é fundamental desenvolver conteúdo de qualidade, focado nos problemas e necessidade de seu público. Ele deve responder, de maneira clara e objetiva, as possíveis perguntas desse grupo. Dessa maneira, você assegura que um público qualificado tenha acesso ao seu conteúdo, aumentando assim, suas chances de gerar negócios.

Além disso, é preciso se atentar a questões como periodicidade, qualidade e exclusividade. O sucesso de seu blog depende das postagens constantes de textos novos e exclusivos, para que ele se torne referência na sua área de atuação.

Fazer troca de conteúdo com outros blogs que atuam no mesmo segmento que o seu, também pode ajudá-lo a ter mais destaque nos buscadores. Convidar profissionais do mercado para colaborar na sua página, também auxilia no aumento de tráfego de um público bastante selecionado. Entretanto, sempre verifique as experiências profissionais deste possível colaborador, para ter certeza de que ele fornecerá opiniões e dados confiáveis e de qualidade.

Leia também: 7 razões que explicam a falta de interação com o conteúdo do seu blog

2. Escolha bem as Palavras-chave

A palavra-chave é a ponte que liga o seu público ao seu conteúdo, sendo assim, ela não deve ser escolhida aleatoriamente, muito pelo contrário, ela deve sempre servir a um propósito. O que deve ser levado em consideração é o tipo de público a ser atraído, não necessariamente a quantidade. Palavras amplas e comuns podem gerar um tráfego bastante grande, porém, não direcionar para o seu site as pessoas com quem você realmente quer se comunicar.

A dica é buscar palavras únicas; específicas o suficiente para chamar a atenção daquele grupo que você quer que conheça seus serviços; mas não a ponto de gerarem pouca ou nenhuma procura.

Para conseguir vencer esse desafio, concentre-se em responder perguntas que seu público quer saber, em atender a sua necessidade. Faça uso das palavras-chave long tail, ou seja, palavras-chave maiores e mais específicas sobre determinado assunto e desenvolva frases que as pessoas usem em suas pesquisas.

3. Utilize Imagens e Vídeos

Imagens e vídeos não deixam a sua página somente mais bonita e dinâmica, este é um mecanismo eficaz para facilitar o acesso. No caso das imagens, é preciso nomeá-las de acordo com as palavras-chave, para que, quando o termo seja digitado nas ferramentas de busca, ela possa estar bem posicionada na página.

Já o vídeo deve ser tão bem elaborado quanto o texto. Pensar em um conteúdo que chame a atenção do seu público, que apresente soluções para problemas que ele tenha é fundamental. Assim como as fotos, é preciso prestar atenção ao nomear o seu vídeo, pois dessa forma, você facilita o acesso do público ao seu conteúdo, além de colocar tags que expliquem o assunto do vídeo para que eles sejam mais facilmente encontrados pelos usuários.

Saiba mais: 4 dicas para gerar mais visitantes em seu site

4. Analise métricas com o Google Analytics

Muito bom, vimos como é importante cuidar do conteúdo, das imagens, vídeos e do chamariz da sua página: as palavras-chave. Porém, como mensurar os resultados e, a partir desses dados, aprimorar sua estratégia de marketing digital? A resposta para essa pergunta pode ser resumida em duas palavras: Google Analytics.

A ferramenta consegue reunir uma grande quantidade de dados de alta qualidade como número de visitantes, tráfego orgânico, origem das visitas,  posts mais acessados, dias mais visitados, etc.

Por meio dele, por exemplo, você consegue identificar se um assunto interessou mais ao seu público - gerando assim mais tráfego no seu site - e preparar um outro conteúdo semelhante, que aborde a questão por um outro ângulo.

Resumindo, os dados coletados pelo Google Analytics facilitam o desenvolvimento de sua estratégia de marketing digital, demonstrando os pontos fortes e aqueles que devem ser mais bem  trabalhados no seu planejamento


Seguindo esses quatro passos, sua estratégia de SEO estará muito bem encaminhada. No entanto, esta postagem não aborda os aspectos técnicos que também são importantes para permitir a "leitura" do seu site pelos buscadores. Seguindo as melhores práticas de SEO do ponto de vista técnico e, aliado aos passos que tratamos neste artigo, aí você terá muita chance de colher os resultados orgânicos. Com conteúdo de qualidade, um bom trabalho com imagens e vídeos, uma estratégia bem pensada de palavras-chaves e a ajuda do Google Analytics para direcionar o seu planejamento, você perceberá um fluxo maior de público qualificado no seu site, o que vai favorecer a  geração de mais negócios para a sua empresa.

Ebook Adaptive SEO


assinatura_ana-.pngSobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com 

Tópicos: SEO

-->