Fale Conosco

Design Responsivo: O que é?

   02 Setembro, 2015 / por Caio Cunha

|
|
DESIGN RESPONSIVO

O design responsivo é aquele desenvolvido para ser adaptável a diferentes aparelhos como tablets, smartphones, notebooks e desktops. Não é apenas um redimensionamento para que o site se encaixe nas diferentes telas, mas sim botões diferentes com um conteúdo adaptável que facilitam a utilização e a navegação no mesmo.


design-responsivo

 

Através da combinação de HTML5 e CSS é possível criar um design funcional com imagens em tamanhos corretos para os diferentes tipos de aparelho. O uso de designs consistentes nos diferentes tipos de interface possibilita aos usuários terem uma melhor experiência de navegação, o que aumenta a taxa de engajamento com o conteúdo e pode melhorar consideravelmente a taxa de conversão do site. Além disto, em uma de suas atualizações mais recentes, o Google Adwords destacou a importância de três elementos na configuração de campanhas: localização, horário e o aparelho.

Leia também: Otimização de websites para Buscadores (SEO): Ainda em voga!

É inegável a necessidade de tornar todas as páginas de um website acessíveis a todos os aparelhos. Esta forma de design não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que queiram competir no mundo digital dos dias de hoje. Isto, pois, segundo uma pesquisa realizada recentemente pelo próprio Google, até mesmo as compras realizadas offline são afetadas pelas buscas em smartphones. A pesquisa apontou que, das compras realizadas offline, 30% foram geradas a partir de buscas iniciadas em um smartphone.

A utilização do design responsivo facilita ainda o trabalho de SEO. Isso ocorre porque websites otimizados têm apenas uma URL e o mesmo HTML para todos os aparelhos permitindo a manutenção de apenas uma estratégia de SEO e, consequentemente, reduzindo custos. O compartilhamento do conteúdo nas mídias sociais também ocorre de maneira mais eficiente, e, como o conteúdo da página se adapta automaticamente ao tamanho da tela, o usuário tem uma experiência de leitura e navegação muito mais positiva e conveniente. Consequentemente, isso pode aumentar a taxa de compartilhamento nas mídias sociais e de conversão, o tempo de permanência em uma página e diminuir sua taxa de rejeição (indicadores de conteúdo relevante e de qualidade para os sites de busca), o que pode levar a melhorias no posicionamento nas páginas de resultados.

Leia mais: Otimização de Landing Page: É questão de Psicologia, não só de Tecnologia!

Um dos pontos críticos em um projeto de design responsivo é a organização do conteúdo. O curto e valioso espaço na tela mobile deve ser preenchido com textos concisos e com simplicidade na distribuição das informações. A priorização do conteúdo deve levar em consideração a localização eficiente das informações mais importantes para os usuários do site e o seu comportamento de uso entre aparelhos com diferentes tamanhos de tela.

O ponto chave na criação de um design responsivo é que, independente do modelo, seja ele mais simples ou mais moderno, se garanta que, os usuários consigam visualizar os textos e imagens mais importantes em todos os aparelhos. Para isso, as equipes de design e de programação devem trabalhar em conjunto para assegurar a usabilidade do produto final e garantir uma boa experiência aos usuários do site.

É importante ainda destacar que o design responsivo é uma ferramenta e não a solução para todos os problemas de uma presença online. Esta técnica traz muitos benefícios (SEO, gerenciamento e compartilhamento de conteúdo, entre outros) e deve ter como um de seus principais objetivos, garantir uma perfeita experiência de navegação e usabilidade aos usuários.

Caso não possua uma equipe capacitada e especializada na criação deste tipo de design, a WSI Consultoria possui profissionais preparados para auxiliar na mudança.


Gostou do resumo sobre o décimo capítulo do livro Digital Minds com a explicação da importância do Design Responsivo? Você pode ler esse e os outros capítulos baixando nosso e-book gratuitamente!

Livro Digital Minds

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B


 

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter