Fale Conosco

Estratégias de marketing digital para negócios locais

   02 Maio, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
ESTRATEGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA NEGOCIOS LOCAIS PPC

Existem algumas técnicas de marketing digital que são muito indicadas para empresas que atuam localmente, ou seja, aquelas que abrangem em uma determinada região específica, quer seja por não ter a capacidade ou autorização ou interesse de atuar para todo o país ou global. Quando há necessidade de crescer as vendas online, uma dúvida comum que surge ao empresário é entre a escolha de SEO e de PPC.


estrategias_de_marketing_digital_para_negocios_locais_.jpg

O SEO consiste em realizar um trabalho que favoreça o posicionamento da empresa em buscas orgânicas, ou seja, nos resultados naturais, não pagos, que o Google mostra. Vale ressaltar que não é possível comprar uma posição mas que o SEO consiste em um processo, em aplicar técnicas que intensifiquem a forma como os rankeadores do Google observam o site.

O SEO Local engloba também aparecer com localização em um mapa no em torno do usuário ou conforme as palavras digitadas. Por exemplo, essa imagem é o resultado da Busca Local apresentado para o termo "pizzaria jardins SP":

busca_do_google.pngOs 3 primeiros colocados na Busca Local aparecem em posição privilegiada, logo em seguida dos anúncios pagos. Há possibilidade de abrir para visualizar "Mais lugares", sendo que cada página apresenta 20 endereços.

google.png

Já o PPC, do inglês Pay-Per-Click também muito conhecido como campanha de links patrocinados ou, no caso de anúncios Google, Google Adwords, são resultados que aparecem na tela do buscador quando digitado determinado termo de busca. No caso, estes anúncios são pagos ao Google, ao serem clicados, sendo que, conforme as palavras-chaves digitadas, são selecionadas as empresas interessadas em aparecer  para aquele usuário, por meio de um leilão.

Ao comparar campanhas de SEO e de PPC, muitos empresários acreditam que o SEO, por não acarretar em custo, seja uma saída mais econômica para seu negócio.

Mas nós recomendamos sempre utilizar as duas iniciativas, medir os resultados e escolher a estratégia ideal, de acordo com o retorno obtido.

SEO Local para aparecer no mapa, de forma grátis, e bem posicionado, é importante e tem que começar a fazer o quanto antes, pois é um processo, leva um tempo para dar resultado.

Saiba mais: Como fazer para monitorar e analisar resultados com investimentos em Links Patrocinados

No entanto, os links patrocinados podem ser uma alternativa  interessante em um primeiro momento para os empresários que possuem um negócio local. Apesar do custo de pagamento ao Google a cada clique recebido, os anúncios do Google ocupam as 4 primeiras posições, o que eleva a atração para cliques, especialmente se a pessoa estiver na rua, utilizando um celular para fazer a busca.

Outro fator a considerar: enquanto a empresa não estiver aparecendo nos top 3 endereços da Busca Local, nós recomendamos a nossos clientes que façam campanhas PPC, que trazem resultados mais rápidos, conseguindo alavancar o número de visitações do site imediatamente após o lançamento da campanha.

Com uma campanha de Links Patrocinados, o empresário consegue colocar seu anúncio rapidamente na primeira página de resultados do Google, e podendo ser bem no topo se estiver entre os 4 primeiros escolhidos no leilão. O retorno da campanha pode ser efetivo, já que na configuração, é possível especificar o nicho e a localização dos usuários que se deseja atingir.  É preciso analisar os números, o valor investido nas campanhas e o crescimento de receita e assim decidir o que é melhor para a estratégia da empresa.  

Entendemos que adotar uma campanha de PPC pode ser interessante  nos seguintes aspectos:

  1. Para o caso da empresa estar começando a instalar um processo de SEO para busca local e precisa de resultados mais rápidos;
  2. Para determinadas palavras-chave para as quais ainda não aparece no mapa (ou seja, já aparece no SEO Local algumas vezes e não aparece outras vezes) ;  
  3. Quando para a marca é primordial aparecer no topo, ainda que apareça também no orgânico.

Nesses casos, o PPC serve não somente  como um auxílio, ou suporte extra mas, principalmente, vai de encontro com a estratégia!.

Como conclusão, o que orientamos a você que possui ou gerencia um negócio local é:

  1. Trace a estratégia. Tenha muito claro onde quer chegar, quais são os seus objetivos, como estão seus concorrentes, o que eles estão fazendo online.
  2. Avalie todas as possibilidades e aplique as iniciativas conforme a prioridade e conforme o seu investimento de marketing permitir.
  3. Meça os resultados obtidos.
  4. Reavalie o seu plano com sua equipe própria ou com o seu consultor de marketing digital. Constantemente. Não perca as rédeas.

Links


AssinaturaSobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com 

 

Tópicos: PPC

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter