Fale Conosco

Guia Prático: como criar conteúdo nas redes sociais sobre casamento

   07 Setembro, 2015 / por Mariana Boaretto

|
|
GUIA PRATICO COMO CRIAR CONTEUDO NAS REDES SOCIAIS SOBRE CASAMENTO

Criar conteúdo para redes sociais é uma ótima maneira de estar em contato com o seu público, mostrar novidades, seus produtos, dicas e até mesmo para gerar vendas. Para as empresas que atuam no indústria dos casamentos, é fundamental essa inteiração já que as redes sociais e blogs são muito usadas por noivos e noivas em suas pesquisas de fornecedores e de ideias para o grande o dia. Então, por que não ser a fonte de informação que o seu público precisa?


guia-pratico-como-criar-conteudo-nas-redes-sociais-sobre-casamento

Saiba mais: Como criar uma estratégia de Marketing de Atração para noivas

Cada rede social possui suas especificidades, como público-alvo e objetivo. Por isso, o conteúdo de cada uma deve ter sua própria linguagem para conseguir atrair a atenção de seus consumidores em potencial. Mas, como fazer isso? Como criar o conteúdo correto para cada rede social?

Confira um guia prático de como criar conteúdo nas redes sociais sobre casamento: 

1. A escolha da rede social

Primeiramente, escolha em quais redes sociais sua empresa irá atuar levando em conta em quais delas o seu público está presente e, principalmente, em quais fazem sentido a sua atuação. Deve-se respeitar também o formato e conteúdo de cada plataforma social e evitar conteúdos idênticos em todos esses ambientes.

Leia também: 

Como utilizar Instagram para atrair noivas e fortalecer seu marketing

7 dicas para assessoras de casamento utilizarem as mídias sociais 

2. Crie uma nuvem de conteúdo para a marca

Toda empresa pertence a um nicho específico no mercado e, dentro desse nicho, existe uma infinidade de conteúdos que podem ser relevantes ao seu público. É importante então elaborar uma lista de tópicos interessantes ao público e à empresa, como tendências, dicas e produtos/serviços. Por exemplo, no nicho de eventos e casamentos, pode ser relevante a criação de conteúdo sobre tendências de bolos, dicas para redução de custos da festa, e até mesmo dicas de penteados, dicas de decoração, etc. Os assuntos podem variar bastante, o importante é atrair o seu público.

3. Padronize os posts com a identidade da marca

A criação de uma identidade visual para os posts fortalece o nome da marca e cria um vínculo maior com o consumidor. Ao padronizar todas as postagens das redes sociais, o leitor memoriza melhor a empresa e ao perceber o layout comum aos posts, já saberá do que se tratam. Para isso, pode se adicionar o logo da empresa nas imagens, de acordo com os padrões e direitos autorais de cada uma, e estabelecer uma linguagem comum a todos os textos.

4. Respeite a linguagem da rede selecionada

Por possuir diferentes formatos, objetivos e públicos, cada rede possui uma certa linguagem e tamanho permitido para posts. No Instagram, por exemplo, deve-se em investir nas imagens e em legendas mais curtas, utilizando-se das hashtags para organizar os assuntos que possam interessar ao seu público. Já no Facebook, podemos postar vídeos, fotos, links e apenas texto, mas deve-se prestar atenção ao tamanho dos textos, já que a maioria das pessoas não clica no “leia mais” e também nas regras de texto dentro de imagens que forem impulsionadas).Caso o assunto seja mais amplo, o ideal é levar o usuário para o blog ou site da empresa.

Leia também: Como Inbound Marketing pode ajudar a atrair noivas para o seu site?

5. Defina um cronograma de postagens

Possur um calendário com as datas de postagens é importante não só para a organização da empresa, mas para a padronização dos posts. Desta forma é possível analisar quais temas estão sendo abordados e intercalá-los, se necessário, buscando evitar a repetição dos mesmos.

6. Mescle conteúdos

A repetição de temas e formatos pode ser chata para o usuário. Busque mesclar formatos diferentes de conteúdo (vídeos, textos, infográficos, imagens). Dependendo da empresa e produto que se deseja divulgar pode ser favorável a disponibilização de vídeo-aulas, criação de sorteios, webinários, etc. Entretanto toda a seleção de conteúdo deve levar em conta a linguagem do público-alvo desejado visto que é para eles que o conteúdo deve ser acessível.

7. Monitoramento e resultados

Toda campanha de marketing ou conteúdo criado para divulgar a marca deve ser monitorada. Assim, é necessário estabelecer quais serão as métricas que indicam sucesso para a empresa nas redes sociais, como likes no Facebook, número de comentários, quantidade de pessoas que visitaram o site a partir das redes sociais e, principalmente, das vendas que tiveram essas plataformas como origem. Tudo isso deve ser monitorado, analisado e mensurado para que saibamos o retorno do investimento que aquela campanha está nos proporcionando (ROI) e assim avaliarmos se estamos no caminho certo ou não.

Leia Também: Como escolher os indicadores de sucesso da sua empresa?


Para avaliar se sua campanha está indo bem, a WSI Consultoria criou uma planilha para você calcular o ROI de suas campanhas!

Planilha de ROI

 


 

Tópicos: Mídias Sociais

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter