Fale Conosco

Inbound Marketing é a estratégia adequada para o seu produto/serviço?

   17 Janeiro, 2018 / por Caio Cunha

|
|
INBOUND MARKETING E A ESTRATEGIA ADEQUADA PARA O SEU PRODUTO SERVICO

O Inbound Marketing é uma das metodologias de marketing digital mais utilizadas nos últimos anos. Ele consiste na junção de um grupo de estratégias digitais, como o marketing de conteúdo, as redes sociais, técnicas de otimização de site (SEO), email marketing e automação para atrair leads qualificados para os sites das empresas, aumentando assim o volume de vendas e criando um vínculo maior e mais saudável do que o desenvolvido pela propaganda tradicional.

Inbound Marketing é a estratégia adequada para o seu produto/serviço?

Além disso, o Inbound Marketing possui um custo-benefício muito maior para as empresas do que as propagandas tradicionais, um dos motivos que a tornou muito popular nos últimos anos. Entretanto, fica a pergunta: o Inbound consegue trazer resultados efetivos para todos os tipos de produtos e serviços?

Eu diria que não. E que as empresas devem avaliar com muito critério o tipo de produto ou serviço que estão oferecendo ao mercado antes de adotar o Inbound, pois o uso inadequado da metodologia pode causar perda de tempo, dinheiro, além de frustrar as expectativas da empresa e da equipe de marketing responsável pela implantação.

Então, como de fato saber se o Inbound Marketing é a estratégia certa para seu produto? A seguir separei algumas dicas que podem auxiliá-lo nesse processo.

 

O mundo dos negócios e as decisões

A vida é feita de decisões. Desde o restaurante em que você irá almoçar hoje até a pessoa com quem você irá se casar e passar o resto da sua vida. Esses dois exemplos ilustram que as decisões existem, mas que seu peso em nossas vidas e o tempo em que vamos levar para tomá-las varia muito.

No mundo dos negócios não é diferente. Existem decisões “nível almoço”, que não impactam de maneira substancial no funcionamento da companhia, porém também existem as decisões do “nível casamento” que, se tomadas precipitadamente e sem muitas informações, podem levar a empresas a grandes perdas e até atrapalhar na sua competitividade.

O Inbound Marketing é uma metodologia muito eficaz para aqueles produtos e serviços voltados aos que tomam decisões do segundo tipo, ou seja, que necessitam de produtos ou serviços complexos, caros ou que serão determinantes para a melhora dos resultados da companhia.

Isso quer dizer que produtos com baixo custo não podem ser divulgados utilizando a estratégia de Inbound Marketing? Não necessariamente. Cada caso deve ser estudado e avaliado de modo singular, pois Inbound é uma estratégia fundamental para públicos que precism ser educados para o momento da compra e também para ressaltar diferenciais de produtos e serviços.

Além disso, por se tratar de uma metodologia que utiliza uma série de ferramentas do marketing digital para informar o seu público, e induzi-lo em uma jornada de conhecimento até a tomada de uma decisão da compra, o Inbound é perfeito para atrair leads qualificados para esse tipo de empresa.

Entenda os questionamentos de seu público

Entender os questionamentos e o grau de importância que aquela compra tem para seu público também é fundamental para montar uma boa estratégia de Inbound Marketing, e saber se, de fato, ele pode auxiliar sua empresa.

Para facilitar esse processo de entendimento, é interessante conhecer 3 elementos fundamentais da tomada de decisão de seu prospect:

- Importância: questione-se qual a importância dessa decisão para ele e para a empresa para qual ele trabalha. Quanto mais importante for a decisão, mais ele tenderá a aprofundar-se no assunto e conhecer as diversas ofertas do mercado. O Inbound Marketing funciona como uma ferramenta para esclarecer as dúvidas desse consumidor, e vinculá-lo à sua marca.

- Complexidade: seu produto é algo complexo que necessita de uma pesquisa profunda para uma compreensão básica? Quanto mais pesquisa, material e conteúdo uma venda precisa para ser fechada, mais sua empresa necessita do Inbound Marketing.

- Risco: voltamos à questão da decisão. Seu prospect busca uma nova solução multifuncional para o escritório ou um serviço de alta tecnologia que impactará diretamente na gestão do negócio? Quanto maior o risco na decisão, maior será sua jornada de compra e maior eficácia terá o Inbound Marketing.

Inbound é recomendado para:

  1. Vendas com ciclos longos de decisão
  2. Produtos e serviços caros
  3. Produtos e serviços com importantes diferenciais frente aos dos concorrentes
  4. Produtos e serviços que precisam ser explicados para o consumidor
  5. Vendas que exigem tempo de consultoria da equipe comercial

Inbound Marketing não é recomendado para:

  1. Itens de primeira necessidade, que não exigem convencer o consumidor sobre a importância da sua compra
  2. Vendas por impulso
  3. Empresas que não saibam qual o seu público

 

Inbound Marketing é a estratégia mais adequada para a sua empresa?

O Inbound Marketing tem se popularizado rapidamente nos últimos anos, por ser uma metodologia eficaz e que possui um melhor custo-benefício do que a publicidade tradicional.

Entretanto, essa é uma estratégia que pode não ser tão eficiente para todos os tipos de negócios, e é preciso avaliar bem se é recomendável para seu produto ou serviço antes de implementá-lo em sua empresa.

Produtos ou serviços de ciclos longos, caros ou que demandem vendas consultivas, podem se beneficiar imensamente desta estratégia que envolve o consumidor em um ciclo de conhecimento.

Por outro lado, vendas de produtos que não demandem conhecimento do público-alvo e tempo de convencimento ou aprendizado não são a melhor estratégia de vendas, já que o valor do investimento e do esforço para a educação do público não trará o ROI desejado.

CTA ebook10 dicas-1


 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter