Fale Conosco

O Cenário Digital: Estrutura e Estratégia

   01 Julho, 2015 / por Caio Cunha

|
|
O CENARIO DIGITAL

A partir de hoje, a WSI Consultoria irá disponibilizar uma série de 12 posts semanais com resumos sobre cada capítulo do livro “Digital Minds: 12 Estratégias de Marketing Digital que toda empresa precisa conhecer”. O primeiro aborda o cenário digital atual, sua estrutura e possíveis estratégias a serem adotadas dependendo do objetivo do cliente.


O Cenário Digital: Estrutura e Estratégia

O Cenário Digital: Estrutura e Estratégia

Para estruturar uma campanha de marketing, precisa-se tomar por base os objetivos do próprio negócio e com isso definir a estratégia de marketing digital. Já esta é composta por quatro pilares, que compõe a Família Real Digital: Conteúdo (o Rei), Publicidade Digital (a Rainha), Mobile Marketing (o Príncipe) e Mídia Social (a Princesa).

Leia também: Como avaliar se sua estratégia de marketing online está indo bem?

                       Como identificar o ROI no seu investimento em Inbound Marketing

O Processo de criação de uma campanha é composto pelo Quadro Panorâmico do Marketing Digital que pode ser melhor compreendido analisando o Digital Marketing Lifecycle™ da WSI ao lado:O Cenário Digital: Estrutura e Estratégia

 

1. Descoberta:

A fase em que são definidas as metas e objetivos da campanha. Para a maioria dos negócios, estes objetivos e metas são segmentados em três categorias: geração de leads, conscientização sobre a marca e retenção de clientes.

 


2. Análise de Negócios na Internet:

Pesquisa de como implementar, da melhor forma, a estratégia de marketing digital. Para isso são realizadas a segmentação do mercado, o desenvolvimento das personas e a análise de concorrência.

 

3. Construção:

É o momento de planejamento de recursos e alocação dos mesmos. A partir desta fase pode ser interessante a contratação de uma equipe especializada em Marketing Digital, caso a empresa não possua funcionários capacitados.

 

4. Implementação:

É a fase em que todas as ações e campanhas digitais desenvolvidas ao longo da Construção precisam ser agendadas para que fiquem ativas.

 

5. Métrica:

Esta é a fase muitas vezes esquecida, mas fundamental para a percepção de quais estratégias estão tendo sucesso e obtendo o melhor retorno sobre o investimento (ROI).

 

6. Gestão de Resultados:

É a monitoramento dos esforços relacionados ao marketing digital.

 

Cada objetivo estipulado pela empresa possui uma estratégia mais adequada para atingí-lo. Por exemplo, para a Geração de Leads, que é o ato de encontrar o público-alvo certo, ouseja, aquelas pessoas que tem real possibilidade de se tornarem clientes, sugere-se a publicidade gráfica e a otimização dos mecanismos de busca. Para a Conscientização da Marca, o marketing de conteúdo e a publicidade gráfica são ótimas estratégias pois, quando combinadas e adequadamente executadas, podem causar uma melhora incrível neste quesito. Já para a Retenção de Clientes são mais recomendadas a criação de conteúdo, interações nas mídias sociais e e-mail marketing.

Para que uma campanha de marketing digital seja bem sucedida, é necessário decidir corretamente entre as seguintes ações ou uma combinação bem planejada de algumas delas:

  • Marketing de Conteúdo - é interessante para gerar leads e aumentar a conscientização da marca.
  • Busca Paga ou Link Patrocinado (PPC) - ferramenta excepcional para geração de leads. Estes tipos de campanhas podem contribuir também para a conscientização da marca e são excelentes na busca de pessoas interessadas em seu produto ou serviço.
  • Publicidade Gráfica - ótima ferramenta de geração de leads para todos os tipos de negócios. No entanto, é na conscientização da marca que este tipo de marketing melhor se destaca.
  • Otimização de Mecanismo de Busca (SEO) - ferramenta eficaz de geração de leads, mas que também auxilia na questão da conscientização da marca.
  • Social Media Marketing - componente valioso para a conscientização de uma marca e na retenção de clientes; ferramenta também valiosa para a interação com clientes, para responder perguntas sobre produtos e serviços, e também para aprofundar sua experiência com os clientes.
  • Marketing em Vídeo - excelente estratégia quando o objetivo for aumentar a conscientização de uma marca; os vídeos podem contribuir para a geração de leads e, em geral, podem ser eficazes na ampliação do conhecimento da marca.
  • E-mail Marketing - excelente para retenção de clientes bem como para a conscientização da marca.
  • Arquitetura de Conversão - deve ser implementada para aumentar a geração de leads e para reforçar as estratégias de conscientização da marca.
  • Mobile Marketing - estratégia excelente para conscientização da marca e retenção de clientes.

 

Você leu o resumo sobre  o 1º capítulo, leia agora o resumo dos outros capítulos:



Gostou do resumo sobre o primeiro capítulo do livro Digital Minds? Você pode ler esse e os outros capítulos baixando nosso e-book gratuitamente!

Livro Digital Minds

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter