Fale Conosco

O Instagram é o melhor amigo da sua marca

   06 Maio, 2014 / por WSI Consultoria

|
|
O INSTAGRAM E O MELHOR AMIGO DA SUA MARCA

A rede social que está salvando as marcas do esquecimento, acredite, não é o Facebook. O engajamento, que tanto se almeja nas estratégias de marketing na web, está cada vez mais escasso e inatingível na principal rede social, obrigando marcas a investirem em impulsionamento de posts e anúncios de recomendação da página. Ainda que seja um investimento com retorno sobre a reputação e reconhecimento de marca, corre-se o risco de que boa parte dos fãs conquistados nunca recebam suas novidades caso sua marca não invista em anúncios periodicamente.

Outro fator que devemos contabilizar é a inibição do usuário no momento de curtir, comentar ou compartilhar um post. Isso porque o Facebook publica todos os seus “movimentos” pela rede (e muitas vezes fora dela, ao curtir conteúdo em um site qualquer) na sua linha do tempo ou no “Feed de Notícias” dos seus amigos e familiares. Aliás, a presença destes últimos é o grande fator desestimulante para os adolescentes permanecerem no Facebook. O fenômeno já foi estudado em diversos artigos, sendo o mais recente: “Instagram the New Facebook for Teens?”, reiterando que a segunda escolha destes jovens é o Instagram, rede adquirida pelo Facebook em abril de 2012.

Se sua marca pretende atingir este público, ter um perfil no Instagram é prioridade, mas mesmo se este não for o caso, o esforço é sempre recompensado. O que mais chama a atenção é que a taxa de envolvimento nesta rede é cerca de 60 vezes maior que no Facebook, como apontado em estudo recente da Forrester Research publicado no Mashable.

O-Instagram-é-o-melhor-amigo-da-sua-marca

"O que essa superior taxa de engajamento mostra na prática? No mês passado, a Red Bull postou um vídeo de um único half-pipe snowboard tanto no Facebook quanto no Instagram", afirmou Elliott, analista de marketing da Forrester. "Poucos dias depois, notou-se que 43 milhões de fãs da marca no Facebook tinham gostado do vídeo, apenas 2.600 vezes (taxa de 0,006% like-per-fã), enquanto que os seus 1,2 milhões de seguidores no Instagram tinham curtido o vídeo mais de 36.000 vezes (taxa de 3% like-per-seguidor)."

Claramente, uma taxa muito interessante para a marca, visto que é uma ação que não envolve investimento no patrocínio da foto e gerou maior quase 14 vezes mais curtida dentro de um público 36 vezes menor. É um exemplo de comunicação direcionada, em que a ação é focada, impactando mais pessoas com menor esforço, e cultivando um público fiel, interessado e, principalmente, engajado!

Tópicos: Mídias Sociais

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter