Fale Conosco

O que é Inbound Marketing e por que ele é o novo Marketing

   05 Dezembro, 2013 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
O QUE E INBOUND MARKETING E POR QUE ELE E O NOVO MARKETING

O que é Inbound MarketingInbound Marketing, ou Marketing de Atração, é a combinação entre marketing de conteúdo, conquista de leads qualificados e convencimento de conversão. É baseado na premissa de ser encontrado pelo público que precisa dos seus produtos/serviços ao invés de interromper um enorme grupo de pessoas para passar sua mensagem e ser ouvido por uma minúscula parcela.

Ou seja, o Inbound Marketing não trata de comprar espaços publicitários na internet ou outros meios de comunicação, nem mesmo investir em técnicas de spam, como as estratégias de marketing tradicional. Trata-se de uma nova fase da comunicação publicitária.

A grande sacada do novo marketing é a abordagem personalizada que consiste em foco no seu público-alvo específico. Não gastar mais tempo e dinheiro tentando alcançar o maior número de pessoas, e sim procurar onde seus clientes estão, o que eles procuram saber e como ser útil para a experiência online deles. Funciona como um imã de leads.

Enquanto o “velho marketing” empurra produtos/serviços para seus clientes, o “novo marketing” ganha o interesse deles, mostrando-se útil em momentos de dúvidas, alimentando-os com atualizações relevantes e investindo tempo nas conversões.

Táticas de inbound marketing tendem a ser mais baratas do que táticas tradicionais de marketing. As empresas que se concentram em táticas de inbound têm 62% a menos de custo por lead do que as empresas que se concentram em táticas tradicionais.

Ao ganhar a atenção dos clientes em potencial, a empresa torna-se facilmente encontrável na internet e conduz os consumidores para o seu site através da geração de conteúdos relevantes. A mistura de conteúdos deve ser composta por: Podcasts, vídeos online, e-books, infográficos, mídias sociais, blogs, SEO, perguntas e respostas, fóruns e comentários, webinários, e-mail marketing para assinantes e até assessoria de imprensa.

Além da atração do público-alvo, é preciso converter seus visitantes em leads e isso acontece através de algumas táticas já conhecidas, como:

  • Fazendo Inbound MarketingCall-to-Action: botões e links atraentes que incentivam os visitantes a tomar decisões favoráveis como fazer um download, participar de um hangout ou se cadastrar para receber e-mail marketing.
  • Landing Pages: a página online que recebe o visitante que clica em um call-to-action, normalmente com formulários de preenchimento. Deve ser fácil aos olhos, com poucas informações e deve exigir pouco esforço de seu visitante.
  • E-mail Marketing: Para nutrir um relacionamento a médio/longo prazo com o lead é preciso uma campanha com conteúdo relevante, de forma a construir confiança e prepará-lo para comprar.

 

Pode parecer que esta segunda parte do Inbound Marketing ainda é antiga, mas é importante anotar: essas táticas funcionam de forma muito diferente, uma vez que seu lead foi conquistado de forma passiva, ao invés do método agressivo tradicional, pois o consumidor que está no poder daquilo que vê é um consumidor propenso à compra.

Tópicos: Search Marketing