Fale Conosco

O que é mídia programática e como ela pode ajudar sua empresa a vender mais?

   04 Julho, 2017 / por Caio Cunha

|
|
O QUE E MIDIA PROGRAMATICA E COMO ELA PODE AJUDAR SUA EMPRESA A VENDER MAIS

Certamente você já ouviu falar sobre marketing digital. E mídia programática, você sabe o que é?

O desejo de todo anunciante é falar exatamente com o seu público de interesse nos momentos e lugares certos, mas tudo isso demandava investimentos altíssimos em peças e espaços publicitários em rádio, televisão ou jornais, revistas e outdoors, além dos custos das agências que detinham, ou centralizavam, a maior parte dos contatos e negociações com os veículos de comunicação, com suas grandes equipes e esforços comerciais que tornavam todo o processo ainda mais caro.


O que é mídia programática e como ela pode ajudar sua empresa a vender mais?

Muitas das agências de publicidade utilizavam um sistema de inteligência para organizar e identificar os melhores veículos com seus perfis de público, alcance e preço, facilitando o intermédio entre anunciantes e meios.

Com a popularização da internet, a globalização, o surgimento de novas oportunidades e o aumento da oferta e da procura nos meios digitais, percebeu-se a necessidade de mudanças significativas nesse sistema. O que era restrito precisou de adaptação para expandir, otimizar e tornar mais acessível a compra e venda de mídia, facilitando o acompanhamento e análise de resultados de cada campanha realizada.

Novos meios e espaços comerciais surgiram, os perfis de público tornaram-se ainda mais detalhados e houve o crescimento da geração e armazenamento de dados online, o Big Data, que identifica quem são os nossos clientes em potencial, onde estão e como consomem conteúdos, produtos e serviços via internet.

 

O que é mídia programática?

A mídia programática nada mais é do que uma maneira programada de comprar e vender mídia com mais eficiência, já que, além do aprofundamento do perfil de público, é possível determinar os períodos de maior audiência para a veiculação e valores máximos de investimentos por usuário. Nela, mais do que escolher veículos e espaços, você define o perfil mais assertivo da audiência que quer alcançar com o anúncio de seu produto e serviço.

Existem milhares de sites e publishers pela web disponíveis para você inserir sua propaganda, mas qual o melhor local e como decidir onde e quanto você deve pagar para cada um desses sites? Essa decisão quando feita de modo manual pode ser complicada e demandar muito tempo, pode não dar um bom retorno.

Com o auxílio de ferramentas elaboradas para esse fim, além da verificação ser muito mais rápida,é possível coletar dados que auxiliam a aprimorar as estratégias adotadas e assim melhorá-las com resultados concretos e mensuráveis.

Segundo relatório recente da Magna Global, uma empresa americana de inovação, inteligência e investimentos, a mídia programática tende a crescer 136% até 2020. No Brasil, é esperado que os investimentos tripliquem, chegando a US$ 897 milhões em 2019.

Espera-se também que a mídia programática consolide-se como o principal método de compra de mídia online global dentro de dois ou três anos.

Além disso, segundo um estudo do Google, 56% das mídias pagas sem automação não são visualizadas pelo público, não atingindo seu público-alvo e desperdiçando dinheiro.

Se você pode ainda não estar convencido de que essa publicidade pode ser o diferencial para o seu negócio em 2017, a eMarketer estipula que 83% das vendas realizadas por meio de mídias digitais esse ano serão por meio da programática.

Essas projeções nos mostram que unindo a tecnologia ao conhecimento de nosso negócio, as chances de potencializar resultados são grandes porque você entrega a sua solução para quem, de fato, precisa dela.  

 

Como mídia programática pode ajudar sua empresa a vender mais?

Existem alguns passos simples que você deve seguir para que suas campanhas tenham resultados efetivos, pois não adianta inserir qualquer coisa na ferramenta, a parte estratégica depende da análise humana. Vamos a alguns passos para a elaboração de seus anúncios:

  • Conheça seu público: sabendo quem são as pessoas que precisam da sua solução, onde estão localizadas, como se comportam, seus resultados serão mais efetivos e o investimento otimizado.
  • Invista em design: não basta mais fazer um único anúncio, estático, para suas campanhas. É preciso investir em criatividade para engajar o seu público. Não deixe de pensar nos tamanhos diferentes de telas que existem e também na tecnologia usada, já que alguns podem não ser compatíveis com Java ou semelhantes.
  • Execução: com a estratégia consolidada e anúncio pronto, é necessário escolher uma empresa que irá oferecer a ferramenta adequada para garantir que você obtenha os melhores resultados, agências de links patrocinados e especializadas em mídia programática já costumam ter boa experiência com as melhores ferramentas e poderão auxiliar não só nessa parte, mas na execução também. É importante também que essa estratégia esteja integrada às demais ações de marketing digital que a sua empresa utilize para assim gerar melhores resultados.  
  • Canais: não importa se o seu usuário está no celular, no tablet, desktop ou qualquer outro meio de navegação, você precisa escolher adequadamente os canais conforme o seu público-alvo, pensando em como ele irá interagir em cada meio e passando a melhor experiência possível.
  • Mensurar: não adianta deixar a ferramenta fazer todo o trabalho sozinha, é necessário que você analise os resultados e otimize as suas estratégias para alavancar cada vez mais as suas conquistas e poder ter campanhas de alta performance.

 

Seguindo essa linha de trabalho, será possível facilmente implementar essa nova estratégia de compra e venda de espaços comerciais online de modo que o seu negócio não fique mais apenas fazendo anúncios sem um objetivo determinado, mas conseguindo conquistar novos locais e melhorando a experiência do usuário, não realizando apenas uma venda, mas adquirindo lovers no decorrer do seu trabalho.

E para ajudar a entender mais sobre como aumentar a sua audiência, reconhecer os meios de conectar-se ao seu público além de gerar retorno para a sua marca, a WSI disponibiliza um e-book sobre como gerar leads e melhorar seus resultados.

Lead Generation


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: Marketing Digital, Estratégia de Marketing, Ferramentas de Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter