Fale Conosco

Os 8 princípios da Landing Page perfeita

   02 Agosto, 2013 / por Amanda Bertolini

|
|
OS 8 PRINCIPIOS DA LANDING PAGE PERFEITA

Um dos principais fatores que agregam qualidade em um site, tanto para ranking nos resultados orgânicos, como nos leilões de Links Patrocinados do Google, é a qualidade da página que o usuário cai uma vez que ele clica no link que o buscador forneceu. Essas páginas são conhecidas como Landing Page, ou Página de Destino.
Landing Page
Elas podem fazer parte do mapa do seu site, assim como ser uma Hot Page, construída somente para “abrigar” os cliques de um determinado anúncio ou promoção e gerar fluxo para a sua página original. Veja algumas características essenciais para uma Landing Page gerar conversões para seu site:

Tenha senso estético

Não é necessário investir uma fortuna em um website designer, mas é essencial que sua página seja visualmente agradável, fácil de ler, com imagens que o usuário se relacione de alguma forma e com cores que transmita o que a sua empresa quer passar. Boas Páginas de Destino utilizam das 4 Princípios do Design para realçar aquilo que realmente importa: Contraste, Alinhamento, Proximidade e Repetição. Nossa dica aqui é: não se aventure por águas desconhecidas! Um bom profissional fará milagres com a sua Página e o investimento terá seu retorno no aumento da taxa de conversão.
Landing Page Wizard

Seja Claro e Objetivo

A sua página tem APENAS 5 segundos para convencer o usuário que ele encontrou o que estava procurando. A função da Landing Page é vender o produto, e não detalha-lo nem explicar como funciona! Atente-se aos títulos, pois é a segunda coisa que o usuário presta atenção. Os principais elementos (Título, foto, botão de conversão, oferta) precisa estar na primeira dobra da sua página, ou seja, estar na tela no primeiro momento que o usuário abrir seu link.
Informações de Landing Page

Fotos, fotos e mais fotos

Já a primeira coisa que o seu cliente em potencial irá enxergar será as fotos, e a quantidade de conversões da sua Landing Page é, comprovadamente, proporcional à quantidade e qualidade das fotos. Contrate um fotógrafo profissional, ou compre uma foto, é importante que seja de qualidade e tenha algum tipo de apelo emocional. Estudos provam que conversões dobram se a imagem relacionada for de humanos ao invés de pinturas ou desenhos.
Vídeo em Landing Page

Use Call To Action

Quero falar com um consultor call to actionO botão se utilizar de uma frase chamativa que indique exatamente o que sua empresa está proporcionando é um padrão na internet e, portanto, seus clientes estarão esperando por ele. Isso, obviamente, aumenta as chances de conversão. Esta frase tem que ser simples, poucas palavras e impositiva. Por exemplo, se sua empresa vende softwares, no botão estaria escrito algo como “Baixe aqui o Software”, ou se sua empresa é de serviços “Peça seu orçamento”. Uma boa técnica é se utilizar de frases urgências, com “Últimas Matrículas!” ou “Inscreva-se já!”, e acompanhe o botão com datas ou descontos/promoções em letras menores.

Foque no Resultado

Sendo vender o produto o principal objetivo da Landing Page, é preciso que o caminho para o usuário concluir sua compra ou conversão seja simples e óbvio. Não estimule a navegação para o seu website através da Landing Page, a não ser que o seu conteúdo seja seu produto. É claro que é preciso haver um caminho para entrar no site principal, mas este caminho não pode estar mais “atraente” do que a conclusão da conversão.

Use Materiais Variados

Incluir na segunda dobra da sua página de destino (espaço abaixo do primeiro contato dos olhos com a página). Vídeo sobre o produto, por exemplo, aumenta consideravelmente a confiança no produto, assim como depoimentos e reviews de outros clientes ou especialistas sobre seu produto ou serviço.
Exemplo de Landing Page

Aproveite a Conversão

Não se contente em finalizar a conversão com a página tradicional de “Parabéns, sua compra foi realizada com sucesso” em que seu código de conversão está incluso. O usuário já se tornou cliente e todas as barreiras entre sua marca e ele estão ultrapassadas. Aproveite, este é o momento perfeito para fideliza-lo! Inclua códigos de desconto para uma próxima compra, sugestão de produtos relacionados e ícones para suas páginas de redes sociais.

Experimente

A fórmula do sucesso não é descoberta em apenas uma tentativa! Então invista em descobrir quais métodos irão lhe resultar em mais conversões que outros: será que o botão mais em cima funciona melhor que o mais embaixo? Quais fotos dão melhor resultado? O que converte mais? Não dê espaço para o achismo, e leve ao ar página alternativa com pequenas melhoras para uma pequena porcentagem das visitas e interprete os resultados, como manda a teoria do Teste A/B.

Tópicos: Search Marketing