Fale Conosco

Parte 2: Facebook como estratégia de marketing

   17 Setembro, 2013 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
PARTE 2 FACEBOOK COMO ESTRATEGIA DE MARKETING

Semana passada falamos sobre o contexto e importância do Facebook em uma estratégia de Marketing Digital. Hoje falaremos sobre os primeiros passos para criar uma página empresarial na rede social.

Um dos principais erros que uma empresa pode cometer é fazer um perfil para si mesma no lugar de uma página empresarial. Desta forma o sistema irá te reconhecer como uma pessoa e os usuários que quiserem seguir seus posts terão que fazer um pedido de amizade ao invés de dar uma simples curtida, o que irá espantar boa parte do seu público. Outra vantagem importante de ter página é que uma empresa pode receber resenhas, o que aumenta muito a confiança do usuário.

Além dos problemas mencionados acima, o Facebook não permite que negócios tenham perfis em vez de páginas. Então, se a sua empresa está como perfil, ela deve ser transferida para uma página pois, se continuar desse modo, pode ser denunciada pelos outros usuários e até mesmo ser deletada.

Para criar uma página empresarial a partir do seu perfil clique no “Mais” que aparece ao lado do tópico “Páginas”, localizado na lateral esquerda da sua tela, e depois clicar em “Criar Página”.Criar página no Facebook

Escolha a categoria que a sua marca se enquadra e preencha todas as informações. Esta será a fonte de informações para muitas pessoas que procuram a sua empresa. Seja criativo, pense em textos elaborados e curtos para definir sua empresa.Categorias de páginas no Facebook

Lembre-se: a primeira impressão é a que fica! Tenha fotos de perfil e de capa interessantes, de boa qualidade e boa resolução. Há muitos exemplos de pessoas e marcas que inovaram ao integrar ambas as fotos, basta ter bom humor e não ter medo de sair do convencional.

Capa de Facebook

Agora a parte mais importante: qualidade do conteúdo.

Como falamos na parte 1, as redes sociais se tornaram uma arena de batalha pelo tempo e atenção do usuário, portanto, é em torno dele que você precisa trabalhar o conteúdo. Quem são eles? Qual o sexo e faixa etária predominante? Qual a escolaridade da maioria? O que eles querem ver quando curtem a sua página? Quais os horários que eles estão online? Traçando o perfil é possível começar a planejar seus posts.

É importante ressaltar que a sua página tem como objetivo interessar e engajar seu público a ter um relacionamento com a marca, impulsionando boas experiências. Portanto, não encha a Feed de Notícias dos seus fãs com fotos de todos os seus produtos ou links que tenham como intenção provocar uma compra forçada. Pense: o que eu gostaria de ver sobre este tema quando abro o meu Facebook? Crie um lifestyle (estilo de vida) em torno do tema da sua empresa. Se você vende cupcakes, mostre o mundo dos cupcakes, belas fotos ao redor do mundo, pessoas com cupcakes em diversas situações, promova uma hashtag para que as fotos dos fãs apareçam na página... Há muitas opções de ações que envolve o seu público a participar da página, basta pensar como o cliente.

O próprio Facebook publica em sua Central de Ajuda algumas dicas para gerenciar sua página. Lá eles afirmam que os posts que mais envolventes são:

  • Publicações de ofertas e cupons de desconto, sendo uma boa estratégia de chamar a atenção de novos clientes e dar vantagens aos clientes já existentes.
  • Fotos e vídeos com imagens claras e coloridas que mostrem interações humanas com seus produtos ou peças gráficas do menu, de eventos etc.
  • Perguntas estimulam a interação e mostra que a empresa está disposta a ouvir as pessoas. Mas não esqueça de moderar as respostas, já que é sempre possível comentários mal-educados, além de responder as pessoas que deram suas opiniões genuínas.

Bom, já dá para ter uma ideia da complexidade do processo comunicativo das redes, não é mesmo? Pois logo vem mais por aí na parte 3, na qual abordaremos mensuração e gestão de crise, aguarde!

Tópicos: Mídias Sociais

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter