Fale Conosco

Podcast: o que é e porquê é ótimo para a sua marca - Parte 1

   23 Dezembro, 2014 / por WSI Consultoria

|
|
PODCAST O QUE E E PORQUE E OTIMO PARA SUA MARCA PARTE 1

Podcast-o-que-é-e-porquê-é-ótimo-para-a-sua-marca Pt.1

Um dos grandes problemas que encontramos durante o planejamento de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é a diversificação de mídias. Descobrir novos canais de divulgação já é um desafio e tanto, mas desenvolver conteúdo para plataformas diferentes é um desafio ainda maior!

Um bom plano de produção de conteúdo precisa ter publicações frequentes, ser sempre interessante, abordar diversos assuntos de interesse do seu público e não pode cair na rotina!

É neste contexto que os podcasts aparecem como uma ferramenta de publicação de conteúdo de baixo custo e bom alcance.

O que é PODCAST?

É a junção das palavras iPod e Broadcast, que em inglês significa transmissão. Quando foi lançado, em 2004, se tratava da disponibilização seriada de conteúdo falado, mas hoje também existem com vídeo. 

É muito parecido com um programa de rádio, com a diferença de que pode ser ouvido a qualquer momento. O iTunes, programa da Apple de gerenciamento de seus dispositivos, disponibiliza a possibilidade de “assinar”, o que faz com que cada novo episódio seja baixado automaticamente em sua conta Apple.

Para democratizar o programa, os publishers costumam disponibilizá-los também fora do iTunes, subindo o arquivo de áudio em redes como SoundCloud, e postando em seus blogs para leitores de todos os sistemas operacionais possam ter acesso.

Essas opções acabam reduzindo o custo da ação, permitindo que até pequenas empresas tirem proveito do novo canal. Pode ajudá-lo a aumentar o engajamento do seu público e repassar sua mensagem para ainda mais clientes.

Podcast é mais que um arquivo de áudio

Quando se trabalha com podcasts, percebe-se que há muitos benefícios nas entrelinhas. Em termos de marca, você o utiliza para reforçar a sua autoridade dentro dos assuntos que aborda, além de conseguir ir mais fundo em cada tópico, ou seja, desenvolver um conteúdo mais denso e interessante.

Em termos de público, também é interessante a dualidade que proporciona. O público que mais consome esta mídia são os early-adopters (aqueles usuários que adoram novidades tecnológicas), porém o público na faixa dos 40-50 anos tende a ser bem persuadido a adotar podcasts como um hábito, pois têm uma relação mais duradoura com programas de rádios e também se relacionam bem com tecnologia.

Agora que você já está mais familiarizado, já quer colocar em prática esse plano para 2015? No post da próxima semana falaremos mais sobre as vantagens de criar um canal próprio, e algumas boas práticas para começar bem. Fique de olho!


 

Quer entender a importância do Marketing de conteúdo para sua empresa ? Veja o capitulo do Digital Minds sobre o assunto. 

 

Marketing de Conteúdo

Tópicos: Mídias Sociais

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter