Fale Conosco

Por que Links Patrocinados são um ótimo investimento para sua empresa?

   21 Janeiro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
POR QUE LINKS PATROCINADOS E UM OTIMO INVESTIMENTO PARA SUA EMPRESA

Há algum tempo, um dos desafios do profissional de marketing era explicar aos empresários que querem vender mais pela internet, fortalecendo sua marca, e assim projetando sucesso continuo para os seus negócios seria imprescindível estar na primeira página do Google de forma orgânica, mas que este não era um trabalho fácil.

Por sua vez, a ação de links patrocinados era vista como uma forma de atrair apenas um público eventual que se aproximava para comprar e pouca atenção era dada a essa estratégia digital.


Por que links patrocinados é um ótimo investimento para sua empresa?

Hoje isso não é mais verdade. A maior parte dos empreendedores já entendeu que ter o nome de sua empresa nas primeiras páginas dos motores de busca continua sendo  vital para consolidar sua marca, gerar novas oportunidades de negócios, e também ampliar sua gama de publico interessado. No entanto, a maneira de conseguir isso não é mais apenas de forma orgânica e o desafio agora é outro - decidir qual a melhor estratégia combinada entre as diversas ações digitais e os Links Patrocinados para posicionar sua empresa perante seus clientes potenciais.

Uma estratégia de anúncios em buscadores bem gerida é fundamental para qualquer empresa que queira aumentar suas vendas e ser vista pelo seu público-alvo. Segundo levantamento da IAB Brasil, o investimento em publicidade online no Brasil, em 2014, ultrapassou R$8,3 bilhões e a projeção para o ano passado era de R$9,5 bilhões. Além disso, um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que 54% dos empresários entrevistados esperam investir mais em busca paga em 2016, 73% em marketing de conteúdo, 56% em marketing de automação e 60% em SEO (otimização de sites para buscadores), dados que evidenciam a importância dessas estratégias online e, mais ainda, da integração das mesmas.

Para ver mais dados sobre essa pesquisa, confira o artigo: Qual deve ser o budget de marketing em 2016 e o que ele deve englobar?

Hoje, é impensável criar uma campanha de PPC (pay-per-click) que considere apenas a venda direta para o cliente, pois esse tipo de anúncio não contempla uma gama enorme de pessoas que podem estar também interessadas no seu negócio, mas ainda não estão prontas para fazer uma compra. Assim, não devemos tratar o link patrocinado como uma ferramenta para simplesmente "fechar" o negócio com um público limitado, mas sim como um processo de vendas (conversão) que pode e deve atingir mais de um objetivo. Ou seja, uma combinação de pequenas ações com objetivos pré-definidos nas quais cada uma delas desempenha uma parte importante na realização do grande objetivo final: Conquistar o cliente, realizar a venda e criar fidelidade!

As pessoas buscam informação antes de fazer qualquer compra. Segundo dados da pesquisa sobre Compras e Finanças Pessoais da  Interconnected World (2012), 61% dos usuários mundiais de internet pesquisam por produtos online e 44% começam uma compra utilizando os motores de busca. Além disso, os consumidores também usam de dispositivos ao longo do processo de conversão, tornando difícil reconhecer o que, quando e como você deve direcionar e enviar suas mensagens. Para ajudar a impactar essas pessoas e ser mais assertivo em suas campanhas de vendas, separamos 3 estratégias de links patrocinados que vão muito além das vendas de forma isolada e que devem ser consideradas ao longo do que chamamos de processo de compra de um cliente:

1. Percepção da Marca:

Se entre as suas noções pré-concebidas de anúncios, não está a importância do reconhecimento da marca (brand awareness), é melhor refletir mais sobre isso. As campanhas de brand não estão simplesmente voltadas para venda de um produto ou serviço, mas, como o próprio nome sugere, o objetivo é também fazer o maior número possível de pessoas conhecerem e passarem a identificar a sua marca.

Os consumidores que são mais atraidos  pela sua marca são, geralmente, aqueles que estão no início do processo de compra, quando eles só tem uma ideia muito superficial de que querem fazer uma compra ou aqueles bem próximos de converter e que podem estar tentando lembrar da sua marca. Técnicas para campanhas de branding podem ser tão básicas como simplesmente comprar a palavra-chave correspondente ao seu nome para garantir o resultado na SERP (página de resultados para uma determinada pesquisa) dos buscadores ou podem ser tão criativos como uma campanha da Snickers, de 2013, que dava lances para buscas de palavras-chave com erros ortográficos comuns e questionavam o erro do usuário, escrevendo no anúncio “Você não consegue digitar corretamente quando está com fome. Dê a você mesmo um Snickers”.

 

2. Conteúdo e Informação

Se você estiver investindo em uma campanha de Inbound Marketing, ou mesmo em uma campanha mais simples de criação de conteúdo para a sua marca, o objetivo principal desse conteúdo deve ser fornecer valor e informações para os seus potenciais clientes, além de gerar relacionamento, certo?  Um dos objetivos de SEO para conteúdo é classificar-se bem para determinadas palavras-chave para que as pessoas encontrem  seus posts de forma orgânica nos buscadores. Mas porque Link Patrocinado não pode também contribuir para esse objetivo? A resposta é: ele pode! Para isso, é necessário elaborar um anúncio que seja relevante para o tema desse blog post e direcioná-lo para consumidores que estejam buscando informação em seu blog ou buscando por uma palavra-chave relevante ao texto e lançar a campanha. Nesse caso, Link Patrocinado é apenas uma maneira para ajudar que o seu conteúdo seja encontrado mais rapidamente pelo usuário e, se o mesmo curtir esse conteúdo, poderá compartilhá-lo nas mídias sociais, aumentando assim a relevância da sua marca  e, por consequência, ajudando a melhorar o seu SEO. É um ganha-ganha!

3. Ofertas especiais:

Todo cliente potencial é diferente. Enquanto um pode fechar o negócio por receber um desconto de 10%, outro pode tomar a decisão por receber um guia de brinde ou um whitepaper e assim entender que a sua marca está contribuindo para o seu aprendizado e crescimento em determinado assunto, como propõe a metodologia de Inbound Marketing. Para cobrir todas as possibilidades, ofereça mais de uma oferta por meio de ações de links patrocinados, principalmente se a atenção é nos consumidores que ainda estão chegando perto do momento de decidirem se compram ou não.

A escolha do mecanismo de Link Patrocinado no qual investir também deve ser olhado de forma estratégica. Isso significa olhar com atenção não apenas para o custo e/ou representatividade do buscador em percentual de mercado, por exemplo, mas também olhar para as opções com atenção a aspectos como tipos de mercado (B2B ou B2C), volume de clicks ou público-alvo. Existem muitos dados estatísticos com essas informações disponíveis para consultar.

Conclusão

Ações de pay-per-click podem, e devem, ir muito além do “compre este produto”, pois com esse tipo de estratégia você só está considerando o seu possível comprador que já está avançado no processo de compra e não os que possam ter algum interesse no seu produto ou serviço, mas ainda não estão no momento da compra. E isso só é possível se a sua marca estiver nas primeiras páginas dos buscadores, para que o seu público-alvo saiba que a sua marca existe.

Assim, as campanhas de PPC devem fazer parte de uma estratégia global mais ampla, que considere todas as fases do processo de decisão de um cliente: os que tem interesse no seu tipo de negócio, mas não conhecem a sua marca, os que já conhecem a sua marca, mas nunca compraram com você, os que já são seus clientes, etc.  Não se esqueça também de analisar as opções de buscadores onde pode tirar o melhor custo beneficio em função do esperado público-alvo.

Além disso, considerando que estamos na era da informação  e que as pessoas gostam de consumir conteúdo antes de comprar um produto (você não compra um carro antes de pesquisar qual modelo mais condiz com as suas necessidades e preferências, não é mesmo?), é fundamental que links patrocinados apoiem as suas campanhas de Inbound Marketing, conteúdo, SEO, mídias sociais, fazendo com que todas as estratégias trabalhem por um mesmo objetivo final: a venda para um cliente que será fiel à sua marca.


Para entender melhor como funciona o Link Patrocinado a WSI Consultoria te oferece gratuitamente o capítulo do livro “Digital Minds” que trata diretamente sobre campanhas de anúncios e irá te ajudar a entender como essa estratégia pode ajudar os seus negócios!

Links Patrocinados


 

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: ROI, Links Patrocinados, Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter