Fale Conosco

Por que SEO é fundamental para o sucesso dos seus negócios?

   12 Fevereiro, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
POR QUE SEO E FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DOS SEUS NEGOCIOS

SEO é uma das estratégias mais complexas do marketing digital e talvez uma das que mais requer empenho, dedicação e inteligência por parte da equipe que está desenvolvendo o projeto. O trabalho de otimização de sites existe com a finalidade de melhorar a colocação do site da sua empresa nos resultados de busca do Google e demais buscadores,  fazendo com que tenha mais visibilidade e acessos.


SEO

 Para fazer SEO, você terá bastante trabalho: é necessário pensar nas questões técnicas do site, planejar, produzir e divulgar conteúdo novo e original, sempre pensando nos interesses do seu cliente potencial e, claro, medir os resultados desses esforços. Enfim, para fazer um SEO bem feito, é necessário dedicação. Daí, a pergunta: Vale a pena de fato investir em SEO? E se eu não investir, o que estou deixando de ganhar?

É sobre isso que esse artigo trata, sabendo que o SEO serve para trazer mais tráfego para o seu site, mas também sabendo que há alternativas, porque isso é fundamental para o seu negócio?

Ao oferecer uma boa experiência ao visitante: sua empresa ganha em Confiança  e Fidelização do cliente

O cliente é o centro. É para eles que trabalhamos. É para atrair novos clientes e para satisfazer os que já conquistamos que temos um site, uma página em Rede Social, etc. Correto?

O Google pensa igual. Ele quer oferecer uma boa experiência para os seus clientes, aqueles usuários que realizam pesquisas.. Por isso, ele favorece em sua página de resultado de busca as empresas que deixam seus visitantes felizes. Como eles medem isso? Tendo acesso ao conteúdo publicado e com os indicadores que nós mesmos controlamos: tempo de visita ao site, quantidade de páginas visitadas, etc.

Então, em SEO, em primeiro lugar, você tem que se preocupar não com o Google, mas sim com o seu público. Escreva para eles e trabalhe para eles. Na medida que o seu conteúdo atende a expectativa do visitante e ele vai lendo outras páginas, vai crescendo em confiança, acaba entrando em contato, idealmente torna-se um cliente e passa a influenciar outros, compartilhando sobre sua empresa.

Permite reduzir ou redistribuir com maior eficácia o investimento em mídia paga

A mídia paga é importante, mas funciona como um aluguel: parou de pagar, você para de receber cliques e visitas. Com SEO, você investe no início, pois leva um tempo para conseguir dar resultado, mas depois que você consegue visitas naturais, sem ter que pagar, você pode reduzir o investimento em Google Adwords e outras formas de de PPC (pay-per-click). Ou distribuir o investimento de forma a tirar o máximo proveito, comprando palavras para as quais você ainda não ranqueia bem nos buscadores ou para as quais vale a pena aparecer nas duas formas: orgânica e paga para dominar a página de resultados.

grfico.png

O SEO fortalece o posicionamento online da sua empresa e seu market share

A partir do que se disse acima, percebemos que o SEO é fundamental para fortalecer o posicionamento online de uma marca. Afinal, uma empresa que ocupa um bom ranking nos buscadores é mais vista por possíveis clientes, reforçando e fortalecendo o posicionamento da marca na internet. A estratégia de otimização de sites, mesmo que traga resultados de médio a longo prazo, trabalha com resultados orgânicos, ou seja, aqueles não pagos e que surgem “naturalmente” nos resultados de busca, ao contrário dos links patrocinados, que são anúncios.

Isso é importante pois, segundo uma pesquisa realizada pela GroupM UK e Nielsen, usuários de serviços de compras online clicam em 94% das vezes nos resultados de buscas orgânicas, contra 6% nos links patrocinados. Além disso, 68% de todos os cliques orgânicos vão para os três primeiros sites e muitos usuários acreditam que a ordem de posicionamento do Google é uma indicação do buscador, então as empresas que estão nas primeiras posições são vistas como líderes de mercado naquele setor.

Leia também: Qual a importância do trabalho de SEO para o branding da marca?

Assim, o SEO surge como um fator essencial para que sua marca seja reconhecida como referência em determinado nicho, fortalecendo seu posicionamento de marca e gerando cada vez mais tráfego para o site da empresa. É neste momento, então que o SEO demonstra fazer diferença no market share da sua empresa. Uma vez que sua marca ganha confiança e esteja mais exposta, novas vendas começarão a surgir e, quem sabe, até novos clientes fiéis, de forma que o posicionamento da sua marca em relação à participação de mercado também seja beneficiado e, claro, melhorado.

Com SEO, você se diferencia e fica à frente da concorrência

O site da sua empresa deve passar relevância, confiabilidade e autoridade sobre o assunto-chave e um dos aspectos mais importantes que o SEO pode oferecer à sua empresa é a diferenciação e destaque dentre a concorrência, já que um site otimizado e com conteúdos melhores tende a conquistar uma colocação superior nos resultados do Google, mais visibilidade e tráfego de usuários para a sua marca e, consequentemente, vendas.

Mas como meu site irá posicionar melhor nos buscadores?

O que fazer? Como conquistar a otimização e colher frutos? Infelizmente, não não existe um software ou um site no qual se entra e se realiza algumas poucas ações e, pronto, o posicionamento da sua página para determinada palavras-chave já melhorou e o tráfego também. Para mostrar ao Google que o site da sua empresa é relevante, há alguns pontos que ele irá considerar, como:

  •  O site possui um visual bom e funcional?
  •  Ele tem um blog?
  •  Se sim, este blog produz conteúdos originais e de boa qualidade?
  •  O blog e o site são atualizados constantemente? Estudos demonstram que empresas B2B que postam em seu blog pelo menos duas vezes por mês geram 70% mais leads do que empresas que não o fazem. Isso é muito importante!
  •  Seu site cita outros links e é citado também?
  •  Foi feita uma escolha de palavras-chave de acordo com o seu negócio e elas são bem trabalhadas dentro do site?
  •  Os títulos são otimizados e chamam a atenção do público?
  •  As imagens são de qualidade e também otimizadas?
  •  Seu site é responsivo e se adapta bem aos diferentes dispositivos e telas, como computadores, smartphones e tablets? 
Então, você pode fazer isso por conta própria ou pode pedir ajuda a uma agência de SEO que irá responder todas estas e outras perguntas necessárias de forma que o seu site tenha a melhor qualidade para que ele conquiste bons resultados no posicionamento dos buscadores. Mas atenção: escolha um profissional ou uma agência de SEO que aplica as melhores práticas! Não coloque seu site em risco, pois práticas de mal uso como as chamadas black hats são comumente punidas pelo Google.

Quer entender melhor como SEO pode ajudar seus negócios? Converse 30 minutos com o nosso consultor!

Converse 30 minutos com o nosso consultor!


assinatura_ana-.pngSobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com 

Tópicos: SEO

-->