Fale Conosco

Principais métricas para avaliar seus resultados nas mídias sociais

   15 Julho, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
PRINCIPAIS METRICAS PARA AVALIAR SEUS RESULTADOS NAS MIDIAS SOCIAIS REDES SOCIAIS

Uma pesquisa desenvolvida pela SurveyMonkey em parceria com a Social@Olgvy aponta que o brasileiro é o povo que mais gasta seu tempo nas redes sociais, assim como o que mais compartilhar conteúdo utilizando plataformas para gerenciar suas ações nessas mídias sociais.


Principais_mtricas_para_avaliar_seus_resultados_nas_mdias_sociais.jpg

Sendo assim, é importante que as empresas que querem permanecer vivas, não interessa o tamanho nem o segmento em que atuam, façam uso dessas plataformas, não somente para interagir com seu público e agregar valor à sua marca, mas também para utilizá-las como ferramentas de propaganda.

Desenvolver uma estratégia de marca nas redes sociais é algo que demanda tempo e energia. Primeiramente, é necessário identificar o público que utiliza cada rede social, ou para qual finalidade aquela rede determinada é usada pelas pessoas. Depois disso, é necessário entender  o que cada uma dessas mídias pode lhe dizer sobre seu público alvo ou  prospect, se o seu produto ou serviço chamaria mais a atenção do usuário, o que cada rede poderia trazer de resultado para a sua empresa. E por último, sua equipe tem que entender cada opção nas mídias sociais, saber quais as ferramentas que elas disponibilizam para que as empresas possam difundir suas marcas, ou, até mesmo, gerar vendas.

É preciso levar em consideração também que cada rede social terá um impacto diferente dependendo da marca e do seu público. Apesar disso, é importante que sua empresa esteja presente nas mais diversas redes, mas de forma planejada e com os objetivos bem definidos para cada uma, pois elas trarão resultados diferentes, porém importantes, para a sua marca.

Veja o texto sobre como podemos conhecer os nosso público alvo utilizando das mídias sociais

Agora, como medimos esses resultados para sabermos se o investimento é realmente proveitoso? Fizemos uma lista das principais métricas que você necessita levar em consideração na hora de avaliar como está a sua estratégia com mídias sociais:

 

  • Volume de tráfego

A taxa de volume de tráfego mede quais são as mídias sociais  que estão gerando mais visitas ao seu site ou à sua landing page. Você pode analisar esses números no Analytics de seu site. Por lá, você terá uma ideia de como as redes sociais estão ajudando na difusão da sua marca e na atração de oportunidades.

Por serem mídias com um grande número de usuários, Facebook e Twitter são os campeões para atração  de tráfego. Entretanto, isso não significa que seu trabalho deve estar focado exclusivamente nessas duas redes sociais.

 

  • Taxa de conversão

Leads são os seus clientes em potencial, e a taxa de conversão é a medida que lhe auxiliará a entender quais são as midias sociais que estão te ajudando a gerar vendas, não somente trazendo pessoas para o seu site. Nesse quesito, redes sociais com uma grande base de usuários, como Facebook e Twitter, saem perdendo, pois tendem a gerar um grande volume de visitas, mas poucas delas se convertem em vendas.

O Linkedin, por exemplo, é uma rede que apresenta melhores taxas de conversão, pois é possível traçar uma estratégia que leve em consideração não somente características como localização ou idade do público-alvo, mas também área de atuação.

 

  • Alcance

Gerar vendas e conquistar clientes é muito importante, porém, o grande papel das redes sociais é o de ajudar na divulgação de seu conteúdo e na conquista de novos leitores, que possam se tornar futuros clientes e fãs da sua marca. Sendo assim, fique sempre de olho no alcance de seus conteúdos nas redes, e, se perceber que os números estão caindo, analise cuidadosamente o conteúdo compartilhado, é provável  que os assuntos desenvolvidos não estão alinhados com os desejos e necessidades de sua persona.

 

Conclusão:

Montar uma estratégia de marketing digital pelas mídias sociais é uma tarefa que exige muito planejamento, além de tempo e conhecimento. É preciso saber direcionar o conteúdo para cada rede, pensando nas características de cada uma, caso contrário, sua estratégia nunca trará os resultados esperados.

Estar sempre de olho no Analytics para entender como cada plataforma está impactando no fluxo de consumidores para o seu negócio também é essencial. As métricas são o atestado de que sua estratégia está indo pelo caminho certo, de que rede social A converte mais do que B, enquanto a C, gera mais fluxo do que as duas juntas. É por conta disso que ter esses dados à mão é tão importante.


Análise de campanha


Assinatura

Sobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com

Tópicos: Links Patrocinados, PPC

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter