Fale Conosco

Quais ferramentas você tem para ser encontrado na internet?

   05 Setembro, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
QUAIS FERRAMENTAS VOCE TEM PARA SER ENCONTRADO NA INTERNET

A popularização da internet levou a um aumento significativo da concorrência e da dificuldade de se conseguir prospectar novos clientes. Nos dias atuais é imprescindível investir em um bom site, assim como em uma estratégia de marketing digital que atenda às necessidades de seu negócio, e aproxime seu público de sua empresa.

Atualmente, os brasileiros passam boa parte de seu tempo conectados. De acordo com dados do IBGE de 2016, pela primeira vez, o uso de dispositivos móveis supera o uso de computadores , e já é a principal fonte de acesso à internet no Brasil. São 95,4 milhões de brasileiros conectados à rede, e 54,9% dos domicílios brasileiros que tem acesso à internet.

Então, como chamar a atenção dessas pessoas que passam basicamente todo o seu dia nos seus celulares e computadores?


Consumidor online

Existem diversas estratégias e ferramentas para ser encontrado online com o Marketing Digital, que os negócios podem adotar para expandir os seus clientes e aumentar as taxas de conversões.

Você pode utilizar publicidade online (links patrocinados, anúncios em display ou banners, anúncios em redes sociais) ou você pode ser encontrado de forma orgânica, sem propaganda paga.

No post de hoje, vamos nos ater em propaganda na internet, o que proporciona resultado mais imediato, permite controle e desenvolvimento, e vamos dar destaque especificamente para:

  • Google Adwords,
  • Anúncios em redes sociais e

  • Remarketing.

 

O que é PPC ou Links Patrocinados?

Link Patrocinado é um anúncio veiculado na internet como forma de publicidade paga, ao qual está vinculado um link: ao ser clicado, normalmente abre-se uma nova página ou janela. Esse termo foi traduzido do inglês "Sponsored Link".

Existem diversos tipos de links patrocinados  sendo que a forma mais  mais utilizada é o que chamamos PPC. PPC vem da sigla em inglês Pay-Per-Click que significa "pagamento por clique", ou seja, toda vez que alguém clicar na sua propaganda ou anúncio, será descontado um valor, o chamado CPC ou custo por clique.

Também existem campanhas PPI (Pay-Per-Impression) que seria "pagamento por impressão". Impressão é cada vez que  o seu anúncio foi exibido,  independente de ter sido clicado ou percebido ou não. Neste caso, de PPI, o pagamento é por CPM ou custo por mil impressões.

Campanhas voltadas para impressão costumam ser destinadas aos negócios que objetivam trabalhar o Branding, enquanto campanhas de custo por clique, mais comumente adotadas, são utilizadas para atrair potenciais clientes.

 

Qual a importância dos Links Patrocinados?

Ao criar campanhas de Links Patrocinados, você consegue obter:

  • Resultados imediatos - performance

  • Métricas que permitem otimização das campanhas

  • Controle de investimentos

  • Diversidade de alternativas para se trabalhar: performance de cliques, performance de conversões, branding.

 

Google Adwords

Se você já se perguntou como aparecer no Google, o Adwords pode ser uma ótima ferramenta para você, pois, com ele é possível aparecer como anúncio em pesquisas e também utilizar o display em que se aparece em sites parceiros.

 

Como funciona o Google Adwords

O Google Adwords é um sistema onde é como-gerar-mais-negocios-com-o-google-adwords.jpgpossível elaborar os seus anúncios para resultados de pesquisas direcionados de acordo com palavras-chaves selecionadas e onde é possível utilizar métricas, diferente das mídias tradicionais, em que  não é possível saber o número de pessoas que viram seus anúncios e quantas foram impactadas.

Nele você cria um anúncio, com título e linhas de descrições e insere para quais pesquisas esse anúncio deverá aparecer, pesquisas essas que são as chamadas palavras-chave. Todos os termos de pesquisa funcionam em um esquema de leilão de anúncio, o que garante que todos tenham chances de aparecer melhor posicionados com sua publicidade online. O usuário ajusta quanto deseja pagar por cada visita e isso aumenta ou diminui a posição que sua empresa aparecerá quando alguém realiza uma pesquisa relacionada ao seu termo.

Para começar a utilizar o Adwords, é só fazer cadastro, inserir seu modo de pagamento, que pode ser por cartão de crédito ou por boleto e já iniciar a elaboração de seus anúncios e seleção de palavras-chaves que é o ponto essencial para a performance da sua publicidade online.

Há muitas variáveis e pontos de atenção para gerenciar uma campanha Adwords. Já escrevemos alguns outros posts que passam dicas de PPC, caso você queira se aprofundar, por exemplo:

 

Google Adwords Display

Um outro meio de anúncios no Google Adwords é com o Display, ou seja, anúncios gráficos que são muito utilizados para branding de negócios, mas também podem ser utilizados para divulgação de promoção e chamar a atenção das pessoas para a sua marca nos canais que elas já estão acostumadas a visitar.

É possível trabalhar o branding da sua empresa, pois você pode pagar para aparecer em grandes sites e blogs que tratem de  assuntos relacionados ao seu negócio, sendo exibido nas barras laterais de blogs, o que aumenta o seu tráfego, além de expandir seu alcance.

O display é uma ótima estratégia para ser alinhada junto com anúncios de pesquisa para reforçar a visibilidade do seu negócio.

 

Como começar uma campanha Google Adwords

Para iniciar é muito simples, basta fazer cadastro no Adwords, inserir seu modo de pagamento, que pode ser por cartão de crédito ou por boleto se preferir e já iniciar a elaboração de seus anúncios e seleção de palavras-chaves que é o ponto essencial para a performance da sua publicidade online.

 

Quais os benefícios do Google Adwords?

  • Plataforma robusta com diversos indicadores de desempenho para a gestão e otimização de campanhas

  • Rapidez na atualização desses indicadores

  • Possibilidade de negativar palavras-chave para evitar desperdícios atraindo pessoas que não sejam suas personas

  • Possibilidade de realizar testes A/B (em que duas versões da página de pouso ficam ativas e aparecem de forma alternada de modo a, baseado em dados, determinar qual a variação performa melhor)

 

Facebook Ads, Instagram Ads,  LinkedIn Ads

Você sabia que no geral passamos maislinks-patrocinados-consiga-novos-clientes-mais-rpido-do-que-voc-imagina.jpg do que 650 horas por mês em redes sociais?As publicidades nessas mídias têm se popularizado, por trazerem bons retornos por conta das  boas configurações de segmentação para públicos-alvo específicos.

Os anúncios nessas redes costumam ser uma combinação de elementos gráficos com texto e são configurados de acordo com os gostos, idade, localização, sexo e qualquer preferência que diferencie o usuário, ou seja, você direciona apenas para as suas personas, àquelas pessoas com mais chances de serem impactadas com as informações que você compartilha em seus anúncios.

Em que redes sociais você deve inserir seus anúncios? Facebook? Instagram? Linkedin?

Para tomar essa decisão, você precisa saber não somente o seu objetivo mas onde está o seu público alvo? Em que redes eles estão presentes para serem impactados e converterem?

O grande diferencial nesse estilo de publicidade online é exatamente esse: você precisa entender e conhecer a sua persona, pois enquanto no Adwords os usuários lhe procuram, nas mídias sociais você vai atrás do seu consumidor, precisando conhecer seus gostos e seus interesses para conseguir alcançá-lo.

Anúncios Google Adwords: você sabe o que a pessoa quer (pois ela digitou uma busca) mas não sabe quem ela é, o que a interessa.


Anúncios em redes sociais: você sabe quem a pessoa é, ou pelo que se interessa (pois você parametrizou sua campanha para alcançar aquele tipo de perfil), mas você não sabe o que ela quer.

 

Como Funciona a Publicidade Social Paga

Geralmente os anúncios são configurados de acordo com objetivos, que podem ser

  • Acessar o site,

  • Curtir uma página,

  • Visualizar publicação,

  • Interagir com alguma ferramenta e

  • Diversas outras opções, não necessariamente escolhendo ações apenas dentro da plataforma utilizada, mas também levando seus usuários para dentro dos seus sites.

É importante que o anunciante conheça bem o seu público-alvo. O processo de criação de personas pode ser um diferencial que garanta um alto grau de desenvolvimento de suas campanhas por estar baseada em boas segmentações.

 

Remarketing

Sabe quando você visita um site, visualiza um produto e depois, todos os sites em que você entra, aquele produto aparece? Então, isso é  remarketing e pode ser uma ótima estratégia para aumentar o número de conversões ao convencer um potencial cliente a concluir uma compra.

O remarketing é um sistema de publicidade paga em que  você recupera  páginas que os seus usuários visitaram em seu site mas que não chegaram a concluir a compra e depois apresenta a ele propaganda daqueles mesmos produtos.

Saiba mais sobre Remarketing:

 

Por que utilizar remarketing?

Remarketing  é utilizado pois dificilmente entramos em um site e logo que vemos um produto concluímos a compra, podendo ser por distração com outras coisas ou para pensar um pouco mais ou porque não temos tempo naquele momento.

A função dessa ferramenta é fazer com que o  consumidor conclua a sua compra, lembrando-o, durante um determinado período, sobre aquele produto em específico que visitou. Esse tipo de estratégia também pode ser  utilizado para tratar abandono de carrinho avisando ao possível cliente que o produto desejado entrou em promoção.

Vale a pena lembrar que o remarketing não é garantia de conversão, mas auxilia muito na melhora das taxas de conclusões de compra ou aquisição.

 

Conclusão

Online Marketing

São muitas ferramentas, muitas formas para ser encontrado na internet.

Hoje, demos destaque para publicidade: Google Adwords, Anúncios em redes sociais e Remarketing.

Do ponto de vista orgânico, sem precisar pagar, você também pode atrair seu público alvo, por exemplo:

  • Aplicando regras de SEO no seu site (veja dicas em nossa página de consultoria de SEO),

  • Publicando conteúdo e o distribuindo nas redes sociais,

  • Enviando mensagens de Email Marketing,

  • E trabalhando para aparecer em buscas locais, nos mapas do resultado de buscas, quando você possui uma loja física e precisa atrair o público para visitá-la.

Enfim, muitos empresários optam por alinhar as campanhas de PPC, SEO e Inbound Marketing. Desse modo é possível trabalhar diversas vertentes de tráfego para o site e, com as métricas disponíveis na própria plataforma de anúncios ou no Google Analytics ou preferencialmente adotando uma plataforma de Inbound Marketing, é possível avaliar o que dá resultado, o que melhora a experiência do usuário e o que traz mais benefícios para seu plano de Marketing Digital como um todo.


Saiba mais sobre Links Patrocinados no capítulo 3 do livro Digital Minds!

Links


Assinatura

Sobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: [email protected]

Tópicos: Links Patrocinados, PPC

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter