Fale Conosco

Qual deve ser meu orçamento de Marketing Digital para 2017?

   04 Novembro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
QUAL DEVE SER MEU ORCAMENTO DE MARKETING DIGITAL PARA 2017

O final do ano se aproxima e, com ele, é chegada a hora de planejarmos o próximo ano em diversos aspectos da empresa. O plano de investimentos em marketing é um dos que mais repercute no crescimento ou não de um negócio, já que o marketing é responsável por gerar novas oportunidades de negócio para a empresa.


Budget 2017.jpg

Traçar um planejamento estratégico, colocar as ideias no papel e definir o objetivo da empresa para o próximo ano, é fundamental para qualquer empresa que deseje ver seus números crescerem e sua marca se fortalecer. Mas para isso, é necessário muita pesquisa e informações que deem subsídio para uma boa estratégia.

No decorrer deste artigo irei apresentar dados de mercado e tendências de marketing para o ano de 2017. Com base nessas informações, você terá suporte para tomar decisões muito mais assertivas na hora de elaborar seu plano de marketing para o próximo ano; definir quais serão as estratégias a serem utilizadas e qual será o budget necessário para alcançar o objetivo almejado.

 

Qual deve ser o budget de Marketing?

O The CMO Survey todos os anos realiza pesquisas relacionadas ao marketing, principalmente para entender como  deverá ser o mercado no próximo ano. No quadro abaixo é possível verificar quanto foi o crescimento dos investimentos de marketing nos últimos 12 meses e quanto entendem que aumentarão em 2017, no mercado americano, por natureza dos negócios segmentados entre B2B e B2C:

Marketing Budgets.png

Esse estudo nos mostra que os investimentos em marketing no próximo ano tendem a crescer, tanto nas indústrias de produtos como mais ainda  nas áreas de serviços, e isso tanto em empresas B2B quanto B2C.

É importante frisar que o aumento no investimento está diretamente ligado aos objetivos do negócio, o quanto a empresa almeja ter de crescimento dos resultados e quais as estratégias de marketing  que adotará no ano de 2017. Um crescimento de 7.2% nos investimentos de marketing é um aumento bastante representativo, sem dúvida.

Agora, esse é o crescimento esperado, mas quanto deve ser o valor desse investimento? Ou seja, como podemos definir o ponto de partida para o nosso investimento total em marketing? The CMO Survey divulgou uma pesquisa em 2015, que eu coloquei no meu blog post “Qual deve ser o meu budget de Marketing de 2016 e o que ele deve englobar?” Esses dados continuam válidos e recomendo usarem:

Marketing Budgets.2.png

Podemos destacar:

  • Para empresas B2B, a verba de marketing em 2015 representava entre 7-8% do investimento total
  • Para empresas B2C, a verba de marketing representa cerca de 9%.
  • As empresas que faturam menos de 25 de milhões por ano, são as que mais investem em marketing, cerca de 11,1%

Esses dados também foram apresentados por Neal Lappe, consultor WSI, em seu artigo Marketing Budgets - How much should you spend on marketing?

 

Marketing Tradicional vs Marketing Digital

Uma dúvida bem comum na hora de fazer o planejamento é em quais meios investir ou como dividir a verba entre online e offline. Os números nos mostram que o Marketing Digital (conhecido por muitos como marketing online)  tem, cada vez mais, ganhado espaço, crescendo a dois dígitos quase todos os anos, enquanto o tradicional (referido como offline) vem tendo quedas consistentes ano após ano, como vemos no gráfico abaixo, referente a 2016:

Marketing Budgets.3.png

Em 2017, segundo pesquisa da eMarketer, a previsão é que a verba destinada ao marketing digital , que já vem superando, desde 2015, os investimentos em rádio, impressos, diretórios, combinados, superá pela 1ª vez o total da verba a ser investida em TV sozinha, , totalizando 38,4% de todo investimento feito em mídia marketing. O investimento em mobile, também continua  crescendo,e representará 26,2% de todo o investimento projetado para 2017. Uma dica para as empresas que estão atentas ao mercado é: as pessoas estão conectadas com os seus devices o dia inteiro. Mobile marketing é o que cresce de forma mais acentuada  a cada ano. Quem quiser se destacar da concorrência, deve pensar em estratégias focadas no mobile.

Marketing Budgets.4.png

Antigamente, era comum que a concentração dos investimentos em marketing fosse destinada para o meio offline, mas devido à mudança de comportamento do consumidor, que agora está online grande parte do dia, com diversos devices, e as vantagens que englobam estratégias de marketing digital, como a possibilidade de medir e melhorar continuamente as ações de marketing, as empresas têm investido cada vez menos nos meios offline onde fica difícil mensurar os resultados, re-direcionando uma parcela representativa do investimento para marketing online.

Para 2017, a previsão de investimento em marketing digital, segundo pesquisa da Forrester Research, é de $85.928 milhões, totalizando 32% do total investido em marketing e representando um aumento de 11% em relação ao ano anterior, o que representa 2 a 3 pontos percentuais a mais dos investimentos sendo direcionados para marketing digital a cada ano. como vemos no quadro abaixo:

Marketing Budgets.5.png

Destino das verbas de Marketing Digital

Como mencionei no início do artigo, além de definir qual será a verba destinada para o marketing, também é difícil saber quais serão as estratégias que darão melhor resultado. Nesse sentido, outra pesquisa do The CMO Survey nos mostra em quais tipos de serviços de marketing as empresas americanas estão planejando dedicar esforços em 2017:

Marketing Budgets.6.png

Os dados acima nos mostram que, de maneira geral, a maior parte, ou praticamente 60% das empresas ainda investem nas atividades básicas de uma estrutura de marketing padrão, como despesas diretas de marketing (pesquisas, treinamentos, etc) e despesas de pessoal.

No entanto, destacamos dois pontos importantes de novas prioridades sendo dadas para os investimento de marketing:

  • Investimento em mídias sociais: valorizado por mais de 50% das empresas pesquisadas, mostrando a importância do relacionamento com o público-alvo e de uma comunicação cada vez mais humana e próxima dos consumidores. Esse relacionamento próximo com o nosso público-alvo aumenta a confiança que as pessoas tem na empresa, permitindo assim aumentar a visibilidade do negócio. Nas metodologias mais modernas de marketing, as redes sociais são fundamentais como, por exemplo, fazem parte das estratégias de Inbound Marketing para fidelização e encantamento dos clientes.
  • Marketing Analítico: mais de 40% das empresas pesquisadas entendem ser importante incluir no seu orçamento de marketing esse investimento, pois estão cientes que não basta realizar uma campanha qualquer na internet. É preciso criar métricas, estabelecer objetivos e monitorar muito bem as campanhas para que as mesmas tragam os resultados esperados para o negócio.

 

Quais estratégias de Marketing Digital estarão em alta em 2017?

Depois que você definir qual será o budget de marketing e como essa verba será dividida entre digital e offline, é hora de definir quais estratégias você irá utilizar para impactar o seu público-alvo. As principais ações de marketing digital, já conhecidas são: anúncios no Google, em redes sociais e em rede de afiliados, SEO (otimização de sites para os buscadores), marketing de conteúdo, email marketing, mídias sociais e Inbound Marketing. Para 2017, há uma grande tendência em tornar os processos cada vez mais inteligentes e automáticos, de modo que o atendimento ao consumidor seja rápido e personalizado e que os dados disponibilizados sejam usados de forma cada vez mais inteligente.

Entre todas as estratégias de Marketing Digital, existem  4 que são fundamentais para qualquer empresa que deseja se posicionar  à frente dos seus concorrentes em 2017

 

Mobile

A importância do mobile já não é novidade para ninguém, porém muitas empresas ainda ignoram o fato de que os acessos à internet via mobile estarem em franco crescimento e, dependendo do segmento, maior do que o acesso via desktop. Por isso, é impensável não ter um site responsivo e mais ainda, uma estratégia de anúncios e conteúdos focada nesse tipo de dispositivo.

 

Marketing de Conteúdo

Conteúdo é rei e continuará sendo por muito tempo. Por isso, é preciso entender a importância de se comunicar com o seu público e oferecer conteúdos que sejam atrativos. O conteúdo, além de ser uma porta de entrada para o seu site e tornar sua empresa referência no mercado de atuação, também ajuda a diminuir o gasto por aquisição de clientes.

É importante frisar que por conteúdo não consideramos apenas o que está escrito em seu site, mas também o blog, mídias sociais, vídeos e materiais que possam ajudar o seu cliente a ficar mais próximo de você, como webinars, e-books e infográficos.

Mas, atenção, marketing de conteúdo demanda tempo, dinheiro e muito estudo sobre o seu público para que os resultados comessem a aparecer.

 

Automação de Marketing e Visão Holística das ações de marketing

Em 2017, a tecnologia será grande aliada das empresas, pois uma boa estratégia de marketing precisa integrar ações das diversas mídias em um só lugar, precisa ser inteligente e ajudar  tanto a área de marketing como a de vendas para que as estratégias sejam cada vez mais assertivas e alcancem os resultados financeiros almejados pela empresa.

Por isso, é fundamental uma plataforma que automatize processos de forma personalizada, que classifique leads, envie e-mails, e mostre quem são realmente seus potenciais clientes, além de ajudar a nutri-los durante seu processo de conversão.

 

Inbound Marketing

Inbound Marketing vem sendo bastante comentado no Brasil nos últimos tres anos. Apontado como tendência e já utilizado por empresas que buscam crescer, em 2017, a estratégia vem como grande certeza para as empresas que desejam melhorar seus resultados e que entendem que a internet é baseada no que as pessoas procuram, então, precisamos entregar a essas pessoas o que elas querem.

Enquanto as demais estratégias de marketing digital focam apenas em uma parte do processo de compras, no Inbound Marketing temos todos os aspectos trabalhando em conjunto, impactando sua buyer persona nas diversas etapas do funil de vendas.

 

Pronto para começar o seu planejamento de marketing para 2017?

Agora que você já tem tantos subsídios e sabe quais estratégias mais receberão investimentos em 2017, nos Estados Unidos, pode começar seu planejamento de marketing para o ano que vem com segurança e à frente da concorrência, já que o país é o maior celeiro de tendências de marketing do mundo e nos mostra sempre o que acontecerá no Brasil futuramente.

Alguns dados que citei anteriormente e acho importantes para você ter em vista na hora de elaborar seu planejamento em 2017:

  • Os investimentos em marketing digital, segundo pesquisa da Forrester Research, representarão 32% do total investido em 2017 nos EUA. crescendo de  2 a 3 pontos percentuais a cada ano.
  • Pela primeira vez o digital passará a TV, totalizando 38,4% do investimento total em mídia marketing (segundo previsão da eMarketer). Já supera os outros meios de mídia, combinados, desde 2015. Mobile sozinho representará 26,2% de todo investimento em mídia.
  • Mais de 50% das empresas valoriza as mídias sociais e mais de 40% a importância do marketing analítico, segundo a The CMO Survey
  • Inbound Marketing, automação de marketing, análise de dados e mobile são fundamentais para as empresas que querem se destacar no próximo ano se diferenciando de seus concorrentes.

Contato WSI Consultoria


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: Inbound Marketing, Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter