Fale Conosco

Quer montar um blog para sua empresa, mas não sabe como?

   15 Julho, 2013 / por Amanda Bertolini

|
|
QUER MONTAR UM BLOG PARA SUA EMPRESA MAS NAO SABE COMO

Blog CorporativoExistem vários motivos para desenvolver um blog para sua empresa, mas só são válidos os motivos alinhados com os objetivos estabelecidos pela direção e necessidades que se apresentam ao longo do curso da organização. Ou seja, não faz sentido gastar tempo (e tempo é dinheiro!) com um blog corporativo para o público interno da sua empresa, se seus funcionários são em pequeno número, ou grande parte deles não tem tempo, interesse, ou mesmo acesso à internet para navegar pelo seu blog.

Portanto, junte sua equipe e pensem juntos:

  1. Qual o objetivo deste blog?
  2. Quais necessidades ele irá atender?
  3. Quem é o público alvo almejado?
  4. O que eles precisam/querem saber sobre os assuntos que a empresa abrange?
  5. Qual a linguagem que o seu público se comunica? Lembre-se que um blog não é um livro didático, é preciso falar de forma natural e eles entendam bem.

Depois de traçar este plano em conjunto, é preciso pensar alguns fatores técnicos:

  1. Responsável: quem irá se responsabilizar pela redação, publicação, produção de imagens, interação nos comentários, pesquisa de feedback?
  2. Servidor: aonde o seu blog irá se alojar?
  3. Interface: tão importante quanto o conteúdo, seu blog precisa ter um layout intuitivo, de fácil busca, esteticamente agradável.
  4. Conteúdo: que tópicos precisam ser abordados? Desenvolva uma pauta para ser redigida aos poucos.
  5. Periodicidade: qual será a frequência de posts? Monte uma agenda e se mantenha ao plano, isso confere consistência ao projeto.
  6. Freelancers: faça uma lista de possíveis profissionais para te ajudar quando for preciso produzir uma imagem mais elaborada, uma entrevista ou pesquisa, que não te deixem na mão.

Por último, procure sempre estar à frente das novidades. O mundo digital está em constante mudança e desenvolvimento e, portanto, o responsável pelo projeto tem que ter autoridade no assunto. Os profissionais mais indicados para ocupar esta posição são aqueles formados em Comunicação Social, ou com alguma experiência anterior no currículo.

Para entrar um pouco mais no assunto, o livro Blogs Corporativos: Modismo ou Tendência? De Carolina Frazon Terra, uma relações públicas referência no mercado de comunicação digital, oferece uma excelente abordagem comunicacional sobre o assunto.

Tópicos: Mídias Sociais

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter