Fale Conosco

4 Temas Que Marcaram, do RD on the Road São Paulo 2016

   08 Julho, 2016 / por Caio Cunha

|
|
RD ON THE ROAD SP INBOUND MARKETING

O RD on the Road é um projeto itinerante organizado pela Resultados Digitais, startup expert em inbound marketing de Florianópolis, que percorre diversas capitais brasileiras com palestras voltadas para agências de inbound marketing, profissionais da área de marketing digital e também para empresários que desejam conhecer melhor as práticas do inbound e como utilizá-lo em seus empreendimentos.


RD_On_The_Road_So_Paulo_2016.jpg

Neste ano, o RD on the Road percorreu as cidades de Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Goiânia e, por último, São Paulo, em 6 de julho de 2016, quando reuniu cerca de 1.000 participantes e tive também o prazer de estar presente, junto com Ana Luiza Cunha e outros da WSI.

O evento contou com palestrantes excelentes como:

  • Martha Gabriel, palestrante internacional, consultora e autora de best seller em Marketing Digital,
  • Rafael Rez, palestrante especialista em marketing de conteúdo,
  • Eric Santos, CEO da Resultados Digitais,
  • André Siqueira, que além de fazer uma palestra, foi o mestre de cerimônia do evento,
  • Outros líderes e co-fundadores da Resultados Digitais e profissionais de agências parceiras da RD.

Obs: Peço desde já desculpas por não mencionar o nome de todos, mas a contribuição destes também foi de muita valia.

Se você não pôde ir ao evento mas tem interesse em saber pontos que para mim marcaram bastante e considero  os principais destaques, vejam:

 

1. Máquina de Crescimento - Growth Hacking

Esse tema foi central, houve um alinhamento e foi abordado por três palestrantes, cada um passando a sua visão de tendências e sua experiência: Eric Santos, Guilherme Lopes e Martha Gabriel.

A máquina de crescimento se baseia em 3 fatores:

  • Previsibilidade / sustentabilidade - significa analisar os dados, avaliar performance e treinar para assegurar o sucesso.
  • Escalabilidade - significa assegurar um ROI positivo e que interessa.
  • Lucratividade - significa superar o “período da morte”, que comentaremos mais abaixo.

Máquina de aquisição e retenção de clientes:

São 3 alicerces:

  • Inbound Marketing - metodologia para ter sucesso para atrair, converter, relacionar.
  • Inbound Sales - processo de vendas bem integrado com o marketing.
  • Customer success - para reter temos que lutar pelo sucesso de nossos clientes, garantir que estejam satisfeitos e voltem a consumir mais.

Customer success foi reforçado como sendo uma área de extrema importância para garantir uma vida longa à sua empresa.

Growth Hacking

Hacking = ter acesso a algo que você não tinha antes. Como os hackers.

Primeiro cresce, depois investe. Esse e o novo lema, onde as métricas vão guiá-los e permitir uma expansão exponencial e que se aprimora enquanto cresce!!!

Ambiente de mudanças constantes, momentos de crise, empreendedorismo em alta, complexidade dos mercados. Tudo isso, trouxe mudança ao Marketing.

No Marketing tradicional, se planejava muito, grande parte do tempo e de recursos dos projetos eram despendidos planejando. Isso mudou. Com growth hacking, você planeja um pouco e já faz! Fazer, fazer, fazer. Se ficar planejando, planejando, planejando, as coisas mudam, você perde o momentum.

 

2. Inbound Marketing traz resultado, mas é preciso persistência, pois leva um tempo

Todo início é difícil, quer seja uma startup, quer seja uma campanha de Inbound Marketing. O crescimento é devagar nos primeiros meses, mas é importante não entrar em pânico. Mais que calma e paciência é preciso persistir e dar foco. Claro que analisando a estratégia aplicada e os indicadores de desempenho, fazendo os devidos ajustes, mas sempre devemos continuar. Seguir em frente.

A trajetória da própria Resultados Digitais é impressionante: a curva do primeiro ano é muito tímida, eles chamam esse período de "vale da morte", quando muitos empresários desanimam e desistem.

Vejam alguns números:

  • Em 2012, foi lançada a primeira versão da plataforma RD Station.
  • Cresceu 30 vezes em 3 anos e dão as dicas e o apoio a você, empresário, que quer atingir esse tipo de resultado: planeje para crescer 10% todo mês ao longo de 3 anos e você chegará lá!

Clientes.png

  • Atualmente recebem 45 mil leads por mês, 85% de forma orgânica.
  • Thiago Gabri, gestor de Inbound Sales na RD, nos contou durante a sua palestra que, ao ingressar na empresa há 3 anos (2013) eram 11 funcionários. Hoje, são 300!

Mais do que um palestrante confirmaram essa tendência de crescimento constante com a metodologia Inbound Marketing, somente após um periodo denominado “vale da morte”. Os gráficos apresentados se assemelham em muito. Eu sai de lá com a pulga atrás da orelha. Me lembro que a experiência da WSI Consultoria, quando introduzimos a metodologia Inbound Marketing em 2015, teve um período longo antes do crescimento acelerado iniciar. Voltei para o escritório e a primeira coisa que fiz foi revisar a nossa experiência. Não é que a tendência e curva é muito similar, vejam:

Gráfico Inbound Marketing WSI Consultoria

Nunca havia atentado para essa similaridade quando da adoção dessa metodologia comprovada de geração de oportunidades com crescimento constante de receita se for corretamente implementada. Mas não é que após os primeiros 5 a 6 meses quase sem crescimento, tivemos um aumento contínuo acelerado de visitas superando 200% nos 6 meses que se seguiram? E a maior parte desses leads vieram de forma orgânica: no caso da WSI Consultoria hoje está em 66%. Isso é muito animador, pois mostra que temos o potencial de também crescer  30 vezes em 3 anos.

 

3. Dicas sobre Geração de Conteúdo

Claro que conteúdo, coração de Inbound Marketing para atração de leads, não poderia ficar fora da discussão. Seguem algumas dicas que foram reforçadas:

O que é um bom conteúdo?

Em resumo, bom conteúdo é aquele que:

  • É direcionado para um público certo: não chega para quem não se interessa pelo tema.
  • Resolve um problema: é útil.
  • É compartilhável: gera interesse a ponto de fazer com que o usuário o distribua.
  • É mensurável: é importante poder medir o resultado para dizer se o conteúdo é bom de fato. Um outdoor, por exemplo, não permite que você capte dados de aceitação.

Simples assim!

Sobre o que escrever?

  • A última pesquisa do Google sobre uso da internet mostra que ainda é um percentual muito grande que utiliza Search (56%).
  • É preciso levantar o que as suas personas estão precisando de informações: como estão fazendo as buscas no Google?
  • Ferramentas que auxiliam na descoberta de termos de busca mais prováveis e de blog posts que foram muito compartilhados:
    • Semrush.com,
    • Keywordtool.io e
    • Buzzsumo.com

 

4. Inbound Sales: integração de vendas e Marketing

Muito importante estabelecer um processo integrando essas duas áreas. É preciso estabelecer regras SIMPLES e CLARAS para garantir que o processo flua bem.

Equipe de Pré-vendas (SDR - Sales Development Reps) é importante para qualificar ou desqualificar o Lead. De modo que o vendedor não perca tempo com o lead que não está na mira da empresa, ou que não tem o budget para investir, etc.

Etapas:

Etapas.png

Conclusão

Eventos como o RD on the Road são de extrema importância para o cenário brasileiro do inbound marketing e do marketing digital como um todo. É um momento de se atentar para as principais novidades do mercado, se atualizar, conhecer profissionais e empresários (o famoso networking) e trocar experiências e aprendizados. Assim, a Resultados Digitais e o RD Station se firmam cada vez mais no mercado brasileiro e mostram todo o seu potencial e conhecimento. Seu evento RD on the Road é uma prévia do RD Summit, que acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro, em Florianópolis, e trará ainda mais novidades e conteúdos interessantes para a comunidade do marketing digital. Espero encontrar vocês lá!

Termino parabenizando a RD pelo evento que, para mim, muito acrescentou!


Quer saber mais sobre Inbound Marketing e quais os benefícios que esta metodologia pode trazer para o seu negócio? A WSI Consultoria gostaria de conversar com você!

Contato WSI Consultoria


 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter