Fale Conosco

Sua empresa está pronta para o lançamento do novo site?

   26 Janeiro, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
SUA EMPRESA ESTA PRONTA PARA O LANCAMENTO DO NOVO SITE SEO

Você provavelmente já sabe que hoje em dia é impensável uma empresa não ter presença online, por isso resolveu garantir o espaço do seu empreendimento na web com um site que, após decidir estrutura, identidade visual e como o usuário irá navegar, está pronto para ser lançado. Entretanto, em algum momento dessa história você irá perceber que a existência do site por si só não garante que novos clientes conheçam a sua marca e adquiram o que sua empresa vende, gerando mais receitas e o retorno do investimento.


Sua empresa está pronta para o lançamento do novo site?

Isso porque, hoje, qualquer empresa pode ter o seu próprio site. Assim, uma vez que a ferramenta se populariza e diversos negócios passam a investir nela, a concorrência cresce e tornam-se necessárias medidas inovadoras para promover a sua marca no meio da imensidão de sites e conteúdo que é a internet.

Mas como, então, garantir que seu site seja eficiente e gere vendas online ou como garantir que seu negócio local seja divulgado? Como fazer com que ele atraia usuários da internet e os torne clientes da sua empresa?

Ok, são muitas questões envolvidas desde o primeiro contato até a venda propriamente dita, o chamado funil de vendas que leva à conversão de um visitante de fato em cliente. Mas não há dúvida de que sem essa primeira visita, não ocorre negócio. Então, um passo de cada vez: como atrair um visitante? Como fazer com que alguém seja impactado e queira vir visitar o seu site?  

Já é senso comum que atualmente qualquer dúvida que uma pessoa tenha, qualquer pesquisa ou informação que precise, e até mesmo boa parte de compras que queira fazer, começa nos motores de busca, principalmente no Google. Segundo dados da pesquisa Comércio e Finanças Pessoais, da Interconnected World, realizada em 2012, 44% dos compradores on-line começam a compra usando um motor de busca. Além disso, segundo dados da comScore de 2014, são feitas 12 bilhões de pequisas por mês nos Estados Unidos e, segundo a  Business2Community, 60% de todos os cliques nos resultados da busca orgânica no mundo são feitos nos 3 primeiros resultados da primeira página do Google.

Todos esses dados nos mostram a importância dos buscadores para os usuários de internet e, consequentemente, para todas empresas que possuem sites e desejam ser encontradas pelo seu público-alvo. Mas como garantir que sua empresa será encontrada por um usuário que esteja pesquisando por um serviço ou produto relacionado à sua marca?

O Search Engine Marketing (SEM) envolve estratégia, escolha de palavras-chave, análise do público-alvo, mapeamento dos objetivos a alcançar e monitoramento dos resultados:

Search Engine Marketing (SEM)

Existem duas formas de atrair visitas:

1. Investir em links patrocinados, ou seja, criar anúncios na parte paga dos buscadores. 

2. Otimizar seu site para que ele apareça nos resultados orgânicos (não pagos) dos buscadores, o que chamamos de SEO (Search Engine Optimization).

shutterstock_338006912.png

Neste artigo, irei focar em SEO, mas se você quiser saber mais sobre Links Patrocinados, você pode baixar gratuitamente nosso ebook sobre o assunto: Links Patrocinados: consiga clientes mais rápido do que imagina!

O SEO é considerado uma estratégia de extrema importância para garantir o sucesso online de uma empresa. Uma pesquisa feita em 2013 pela Chitika Insights mostrou que, ao se realizar uma busca no Google, o link que aparece no primeiro resultado da busca orgânica recebe 33% de visitas, enquanto o segundo lugar recebe apenas 18% e, a partir disso, os números só tendem a cair, chegando a 2,4% na décima posição. Ou seja, na primeira página, apenas o primeiro website ganha 94,5% do tráfego total.

Mas, afinal, o que é SEO e como ele pode ajudar sua empresa a alçar voos mais altos na internet?

O SEO é uma estratégia de marketing digital com o objetivo de fazer um site ganhar mais relevância e, consequentemente, aparecer em posições mais privilegiadas nos resultados apresentados pelos buscadores para determinadas palavras-chave. Ou seja, sua empresa não será apenas encontrada na internet quando digitarem o nome dela, mas também  quando um usuário pesquisar por um termo que seja relacionado ao seu negócio e você tenha decidido previamente investir esforços nele.

Adaptive SEO

Na WSI, nós trabalhamos globalmente com uma metodologia que chamamos WSI Adaptive SEOTM. O que é Adaptive SEO da WSI?

O Google é uma marca e, como qualquer outra, precisa zelar pelo seu nome e fidelizar o seu cliente. O seu objetivo é sempre entregar o melhor resultado para o usuário, aquele que responda à sua pergunta de fato e que o deixe satisfeito com o trabalho do buscador, fidelizando-o. Por isso, sempre aprimora seus algoritmos, tornando-os  mais aptos a entregar o resultado que o seu usuário espera, favorecendo os sites que melhor se adequem à pesquisa para ocuparem os primeiros lugares.

Assim, o Adaptive SEO, é uma metodologia própria da WSI para tratar o SEO, baseada:

  • Nas melhores práticas do Google;
  • Na criação e publicação de conteúdo relevante e de qualidade;
  • Em métricas ;
  • Em melhorias.

Trata-se de uma abordagem às estratégias de busca orgânica com objetivo de garantir que uma boa presença na web pode resistir ou se adaptar ao cenário de mudanças em estratégias de Busca e mesmo nas redes sociais.

Para isso, a escolha das palavras-chave, aquelas relacionadas ao negócio e ao seu público-alvo é a base do trabalho. Aliado a algumas técnicas específicas, de acordo com as palavras-chave principais do seu negócio, de forma que quando um usuário procure por elas no Google, por exemplo, o site da sua empresa seja relacionado e apareça como uma opção de link relevante. É claro que, como o próprio Google diz, não é possível garantir posicionamento, mas sim adotar  boas práticas considerando o que usuário quer e assim ser reconhecido pelos buscadores.

Investir na otimização de sites irá mostrar às ferramentas de busca online que o seu site é, sim, relevante para aquele usuário e merece aparecer entre os primeiros resultados. Esse trabalho não acontece da noite para o dia, pois existem uma série de fatores envolvidos, inclusive a concorrência com outros sites, que fazem com que os resultados sejam colhidos a longo prazo. Em contrapartida, os bons resultados obtidos em SEO são colhidos por mais tempo e, com um trabalho continuo e bem estruturado, podem permanecer em boas posições por muitos anos (claro que, novamente, dependendo da concorrência).

Além disso, para permanecer em uma ótima posição nas buscas, o seu site deve mostrar que o conteúdo que se encontra ali dentro fará jus a isso. Portanto, além de otimizar as palavras-chave relacionadas ao que sua empresa oferece, é importante que o site tenha um visual fácil e atraente e que o conteúdo encontrado ali ofereça informação relevante e seja de ótima qualidade. Afinal, quando um usuário entra em um site e não acha o que deseja ali, a sua reação imediata será fechá-lo. O foco tem que ser sempre a satisfação do usuário: responder às suas questões, dúvidas e anseios, atender as suas necessidades.

E aí, sua empresa está realmente pronta para o lançamento do novo site?

Eu espero que sim, mas principalmente que você tenha percebido que ter um site “pronto” com layout escolhido, produtos à venda e imagens bonitas não é suficiente para ele ser lançado e conquistar o seu público-alvo. O lançamento de um site envolve muito mais do que uma cara bonitinha (o que, diga-se de passagem, é muito importante também), mas é necessário pensar na experiência que o usuário terá em nosso site, se será fácil encontrar o que ele pesquisa, se os produtos estão bem detalhados, se há conteúdo interessante, se suas palavras-chave foram bem escolhidas e se estão sendo trabalhadas na parte off-page do site para que você possa atrair mais pessoas organicamente, entre outros.

Afinal, muito além de lançar um site, precisamos entender que estamos lançando um “produto” novo no mercado (ou um link novo no turbilhão de conteúdo que a internet abriga) e que ele precisa ser encontrado pelo nosso público-alvo para que façamos vendas e tenhamos sucesso. Por isso, mais do que um site pronto, precisamos de um site que seja facilmente encontrável pelos usuários nos motores de busca para que o novo site cumpra o papel de vender mais e tornar a sua marca mais conhecida!


Você precisa atrair mais pessoas realmente interessadas no seu negócio para o seu site?

WSI Consultoria te oferece gratuitamente o ebook  “Como repensar seu SEO com o Adaptive SEO da WSI” no qual explicamos sobre as técnicas que tangem o SEO e também sobre a metodologia própria na WSI para obter excelência nos resultados.

Ebook Adaptive SEO


assinatura_ana-.pngSobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: [email protected] 

Tópicos: Marketing Digital, SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter