Fale Conosco

Uma Breve Auditoria de Homepage - SEO

   17 Outubro, 2014 / por WSI Consultoria

|
|
UMA BREVE AUDITORIA DE HOMEPAGE SEO

Uma-Breve-Auditoria-de-Homepage-SEO

Sua página inicial é, sem dúvida, a página mais importante do seu site. Tanto no ranqueamento de sites pelo Google, como na usabilidade de seus potenciais clientes. De tempos em tempos é preciso fazer um check-up para todos os elementos do site ficarem atualizados e de acordo com as novidade de SEO, normalmente trazidas pelo próprio Google.

Aqui está uma lista de alguns dos itens mais importantes de health-check que devem ser analisados para otimizar suas jogadas de SEO Local.

1. Vamos redirecionar? Não!

Às vezes, quando você vai para a base de nome de domínio de um site (ou seja, "www.examplo.com") o site vai redirecionar, enviando seu browser para outra URL (como ww.example.com/wp/home/index.php"). Isto pode acontecer, dependendo de como o administrador do sistema configurou seu site.

A página de redirecionamento, geralmente, não é boa para SEO, em particular, dependendo de como ele é realizado. Mesmo grandes sites de grandes marcas podem se desventurar neste quesito.

Se não tem jeito, e a sua página realmente precisa redirecionar, geralmente você tem que fazê-lo apenas uma vez, e não vários saltos para a URL final.

2. Avaliar o texto visível na página inicial

Páginas da Web pode ser um pouco enganadoras em relação à quantidade de conteúdo que apresenta, pois animações e imagens podem conter texto que as pessoas lêem quando visualizam a página, mas que os motores de busca não assimilam.

No entanto, descobrir qual o texto na sua página inicial é detectável pelos motores de busca é fácil. Ao visualizar sua página da web, execute o atalho de teclado para "selecionar tudo" - CTRL + A em um PC, ou ⌘ + A no Mac.

Isso irá destacar o texto na página, deixando muito claro o que é texto simples e que não é.

No mínimo, a página inicial deve ter os seguintes itens em algum lugar do texto simples na página:

  • O nome da empresa
  • A categoria ou tipo de negócio que os consumidores procuram (ex: "encanamento")
  • O nome da cidade
  • O endereço de rua
  • O número de telefone
  • Texto descritivo com palavras-chave relacionadas e trabalhadas em suas estratégias de SEO e Links Patrocinados.

3. Avalie sua “Homepage Title Tag

Será que o <TÍTULO> contém o nome da empresa, tipo de negócio / categoria, e o principal nome da cidade que você está?O título é provavelmente o elemento mais poderoso de SEO na página, pois você quer que ele coincida com as principais expectativas dos consumidores que estão te procurando.

As duas coisas que a maioria dos consumidores buscam ao tentar encontrar o seu negócio é o nome da empresa, e seu tipo de negócio / categoria. Portanto, estas informações devem estar concisas no texto do título.

4. Verifique a descrição Meta-Tag

O texto da Meta-Tag é importante - não porque afeta diretamente rankings (não afeta, na verdade), mas porque ele pode atrair potenciais clientes na hora de escolher qual link clicar nos resultados orgânicos que aparecem junto com você.

O texto deve descrever o seu negócio - o que faz e talvez o que diferencia sua empresa das outras. Não desperdice o texto de descrição; ele só deve ter cerca de 155 caracteres no máximo, e quanto mais breve e direto ao ponto, melhor. Não desperdice o espaço repetindo o nome da empresa, que já deveria estar no título.

5. Veja seu site em um dispositivo móvel

Descubra quão adaptado o site é para dispositivos móveis. Se ele já não é otimizado para celular, familiarize-se com as Diretrizes do Google para webmasters na construção de sites otimizados para smartphones e torne o site mais amigável para os dispositivos pequenos.

Design móvel afeta cada vez mais o ranking de busca orgânica, e Google confirmou que isso pode afetar negativamente em resultados móveis se um site está mal-configurado.

Considerações Finais

Embora esta lista não seja completa, já é um bom começo para conseguir manter nas melhores condições a página mais importante do seu site!

Tópicos: SEO