Fale Conosco

Você sabe quantas pesquisas são feitas no Google sobre o seu negócio?

   29 Fevereiro, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
VOCE SABE QUANTAS PESQUISAS SAO FEITAS NO GOOGLE SOBRE O SEU NEGOCIO

Você já se perguntou quantas pessoas tem interesse pela solução que a sua empresa oferece e quantas fazem pesquisas relacionadas a isso nos buscadores? Já pensou sobre quais palavras-chave são as mais buscadas? Por exemplo, seria melhor usar "t-shirt" ou "camiseta"? Seria mais eficaz falar de "assessoria fiscal" ou de "consultoria fiscal"?

Antes de respondermos a essa pergunta, é importante demonstrar como o Google e demais sites de busca, como Bing e Yahoo, podem ser o caminho mais prático e significativo para o seu cliente chegar até você, seja para conhecer sua empresa, buscar uma informação ou até mesmo realizar uma compra.

Você sabe quantas pesquisas são feitas no Google sobre o seu negócio?

Um estudo realizado em 2012 pela Interconnected demonstrou que 61% dos usuários mundiais de internet pesquisam por produtos online e 44% começam uma compra utilizando os motores de busca. Essa forte tendência se exacerba cada vez mais. Então, precisamos garantir que as pessoas que estão procurando por seu portfólio irão encontrar seu site, gerando assim mais oportunidades de negócios para a sua empresa.

Para facilitar esse “encontro” com o usuário, os Links Patrocinados são um ótimo investimento, principalmente quando se deseja vender algo ou realizar uma ação rápida e com resultados imediatos. Na prática, os anúncios são compostos por um título, um site, um texto curto e opcional de telefones de contato, preços e endereços. Entretanto, para esse conjunto de informações falar sobre o link para o qual o anúncio o leva e para ele chegar até seu público-alvo, precisamos definir quais são as palavras que esse público usa para buscar as informações que são importantes para eles: as palavras-chave, ou keywords. Estes são os termos que, quando digitados durante uma busca, irão mostra ao usuário um anúncio relacionado.

Portanto, as pessoas fazem constantes buscas online, precisamos aparecer para gerar oportunidades e Links Patrocinados são uma forma de chegar a esse usuário. Ok. A questão é: para sermos eficazes, precisamos saber escolher as palavras-chave. Como as pessoas fazem para buscar os seus produtos e serviços, especialmente aquelas que se encaixam no seu perfil modelo de cliente? Como elas denominam o que você tem a oferecer? Que termos são mais comuns para elas? Seu site utiliza essas palavras em seu conteúdo? E seu anúncio, está respondendo a busca feita, com essas palavras ali inseridas?

Assim, se sua empresa vende serviços de consultoria financeira para outras empresas, o seu anúncio deverá usar palavras-chave como “gestão financeira para empresas” e “consultoria financeira para empresas”, a fim de que empresários que busquem tal serviço possam encontrá-lo durante sua busca no Google.

Enfim,  você deve estar se perguntando: como posso saber como  os usuários realizam pesquisas sobre o produto ou serviço que sua empresa vende e assim ter certeza que os Links Patrocinados são um bom investimento para atrair novos clientes? Existem duas opções:

  • Google Trends: é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer usuário e verifica a tendência do volume de buscas de determinada palavra-chave, além de  permitir que se compare as buscas sobre dois ou mais termos. Isso ajudará muito a sua empresa a ter uma ideia do volume de buscas dos termos relacionados ao seu negócio, embora não seja 100% precisa.

No gráfico abaixo, do Google Trends:

exemplo-de-como-funciona-o-google-trends.png

Notamos que "assessoria fiscal" tem uma tendência de queda em termos de interesse no longo dos últimos anos. Que o termo "consultoria fiscal" é acima do dobro de vezes mais buscado do que "assessoria fiscal"

  • Planejador de Palavras-chave do Google Adwords: quando você cria uma conta de anúncios no Adwords (ferramenta de gerenciamento de anúncios do Google), você pode avaliar o volume de busca, a concorrência e o preço do clique das palavras-chave referentes ao seu negócio, além de obter mais sugestões de termos que são pesquisados pelos usuários e você nem desconfiava. A ferramenta oferece dados de volume de busca bem mais precisos do que o Trends.

No gráfico abaixo do Planejador de Palavras-chave do Google:

exemplo-de-como-funciona-o-planejador-de-palavras-do-google-adwords.png

Percebe-se uma estimativa de 170 buscas por mês por "consultoria fiscal" e 90 pesquisas por "assessoria fiscal". Há muito mais pessoas entrando no leilão por "consultoria fiscal" e isso se nota em 2 colunas da tabela: Concorrência (Alta) e Lance Sugerido (mais do dobro do lance da outra palavra)!

Essas ferramentas gratuitas são fundamentais para ter um cenário das buscas realizadas na internet sobre o mercado em que você atua e assim ajudar a sua empresa a elaborar uma estratégia online que faça sentido e destaque a sua empresa entre os players do mercado.

O ideal é desenvolver uma estratégia de marketing digital holística e que responda aos desafios da sua empresa, como gerar mais vendas, aumentar a margem de lucro e até fortalecer a imagem da marca. Se o seu objetivo for gerar mais vendas em curto espaço de tempo, as campanhas de Links Patrocinados são uma ótima opção para iniciar seus investimentos em marketing digital, pois podem ser ativadas de forma rápida e irão ser mostradas para quem buscar pelas palavras-chave de forma instantânea.

Links

 


 

assinatura_ana-.pngSobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com 

 

 

Tópicos: Links Patrocinados

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter