Fale Conosco

Webinars em Inbound Marketing: como sua empresa pode ganhar com eles?

   30 Setembro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
WEBINARS EM INBOUND MARKETING COMO SUA EMPRESA PODE GANHAR COM ELES

As pessoas consomem cada vez mais vídeos em suas rotinas e não apenas para ouvir música, mas também para assistir tutoriais, filmes, aulas, entre outros. Prova disso é o YouTube, que cresce 60% ao ano e é o segundo buscador mais usado do mundo, ficando atrás apenas do Google. Isso sem contar os serviços de streaming, como a Netflix, que cresce não apenas como distribuidora de conteúdos, mas também como produtora.

Com essa eclosão da procura por vídeos, muitas marcas já se aproveitam dessa oportunidade para alavancar sua imagem na internet. Outro formato bastante utilizado são os webinars ou, em português, webinários, que são vídeos no formato de palestras que ajudam a educar o público-alvo de forma interativa. Essa metodologia é comum, principalmente por empresas que adotam a metodologia de Inbound Marketing.


Webinar.jpg

O que é Webinar?

Antes de pensarmos em como usar webinars para trazer leads ecomplementar as nossas estratégias de Inbound Marketing, primeiro precisamos entender o que engloba ou não essas palestras e seminários online.

Em um webinar é abordado um tema por um grupo ou pessoa especialista no assunto, onde costuma-se falar sobre problemas comuns enfrentados pelas pessoas e é oferecida uma solução, utilizando a própria experiência dos moderadores.

Todo webinar é apresentado ao vivo, ou seja, as pessoas que perdem aquela palestra podem não ter a solução dos seus problemas, gerando assim um senso de urgência no público-alvo abordado, pois ninguém quer conviver com um problema se alguém já sabe como solucioná-lo. Além disso, um webinar pode ser transmitido e assistido de qualquer lugar do mundo, tornando seu público muito mais amplo.

Quanto maior for a credibilidade e a relevância da pessoa que irá palestrar no webinário, maior a procura e o número de inscritos, mas isso não quer dizer que empresas pequenas não possam também conseguir uma boa base para suas apresentações. Na verdade, o que está em jogo aqui é a percepção que as pessoas têm sobre a sua marca enquanto detentora de conhecimento sobre determinado assunto. Concentre-se em mostrar ao seu público o seu conhecimento e a preparar um webinar com conteúdo exclusivo e que gere valor para as pessoas que necessitam dos seus serviços.

Uma grande vantagem em fazer um webinar, ao invés de gravar um vídeo e postá-lo, é a interação. Nele é possível sentir se o seu público está gostando do conteúdo, tirar dúvidas em tempo real e mostrar o quanto a sua marca está alinhada com as necessidades do público. Essa proximidade é muito valorizada pelas pessoas, pois elas entendem que a marca se interessa por seus problemas e está disposta a ajudá-los e não apenas deseja oferecer produtos.

 

Webinars como parte da sua estratégia de Inbound Marketing

Agora que já sabemos o que é um webinar e qual a sua vantagem, como ele pode ser utilizado para potencializar sua estratégia de Inbound Marketing?

A meta principal de uma boa estratégia de Inbound Marketing é transformar desconhecidos em visitantes do seu site, depois em leads, consumidores e divulgadores do seu negócio.

Para isso, atraímos o público com blog posts e oferecemos uma oferta de conteúdo que esteja alinhada com a sua necessidade e com a etapa em que a pessoa está em seu processo de decisão, o que chamamos de jornada do consumidor. Em troca, pedimos o email do usuário para que possamos continuar nutrindo-o com conteúdos relevantes até que esteja preparado para a compra.

1-1.png

Leia também: 7 Dicas para seu site ficar alinhado com a metodologia do Inbound Marketing

Os webinários podem ser oferecidos como oferta de conteúdo em todas as fases da jornada do consumidor, o que muda é o tipo de conteúdo a ser oferecido. Na fase de atração, você pode ensinar algo que os usuários ainda não conheçam muito bem e queiram entender como funciona. Usando a WSI Consultoria como exemplo, podemos oferecer um webinar sobre Inbound Marketing, explicando o que é a estratégia e como ela pode auxiliar no crescimento dos negócios. Já na fase de consideração, podemos nos aprofundar um pouco mais no tema e fazer um webinar falando sobre as vantagens de adotar determinadas plataformas, comparando-as. Na fase de decisão o tema do webinar deve ser mais objetivo, mostrando ao espectador dados para que ele se sinta convencido que Inbound Marketing é melhor estratégia para ele.

Após selecionar o tema do seu webinar, é bom pensar em suas estratégias de divulgação, afinal, para que a sua palestra online tenha pessoas inscritas, você precisa avisá-las que o webinar irá ocorrer. Lembre-se de sempre aproveitar as mídias sociais e os anúncios online, como links patrocinados do Google, para atingir o seu público-alvo.

Pense muito bem na página de cadastro para o webinar, pois as informações precisam estar disponíveis de modo que demonstre o valor do conteúdo que será abordado e que esse evento poderá transformar a vida de quem o estiver assistindo. É interessante também colocar quem será o mediador, um pequeno perfil do mesmo e dar bastante destaque para os dados necessários para se inscrever, pois esses dados são importantes para a sua estratégia de Inbound Marketing.  

 

Está pronto para oferecer um webinário realmente interessante para os seus leads?

Quando oferecemos algo relevante para as webnar.jpgpessoas, elas são mais propícias a oferecer alguma informação pessoal em troca. Então pense em quais dados são importantes para que você possa posteriormente levar a sua persona pelo funil de compra, podendo ser   e-mail, telefone, rede social ou semelhante.

Utilizando webinars em sua estratégia de Inbound Marketing, além de gerar conteúdo de valor para as pessoas que precisam da sua solução, você irá gerar maior proximidade, trabalhar sua imagem como referência no assunto abordado e criará um vínculo mais forte com essas pessoas, tornando o tráfego entre as etapas do funil mais amigáveis e com maiores chances de conversão.



sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

 

Tópicos: Inbound Comerce

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter