Blog WSI - Artigos e Notícias sobre Inbound Marketing, Search Marketing e mais

3 Ferramentas de otimização para utilizar no seu negócio

Written by WSI Consultoria | 28 Julho, 2022


A otimização é etapa indispensável para o bom andamento de processos internos e externos nas organizações, considerando o volume de trabalho das equipes e gestores, o ideal é conferir assertividade e dinamismo no cotidiano.

Empresas de diferentes segmentos precisam lidar com os desafios comuns do mercado, principalmente no que tange ao aumento da concorrência e ainda às oscilações macroeconômicas que assolam o poder de compra da sociedade.

Embora o cenário pareça ser altamente desafiador, na prática, a complexidade é o que move as empresas de instalação de piso vinílico a buscarem constantemente por inovações, seja no atendimento ou nas entregas propriamente ditas.

Em outras palavras, isso quer dizer que as variações de mercado, bem como os desafios comuns enfrentados por organizações dos mais distintos nichos, são essenciais para o andamento de processos.

Considerando as oscilações, nota-se que as empresas devem buscar constantemente pela renovação do plano de ação estratégico. 

Aliás, este que é o principal responsável pelas taxas de conversão da prestação do serviço de chaveiro 24hrs

Além de focar no desenvolvimento de novas técnicas, as empresas podem ainda contar com o apoio da tecnologia para potencializar o fluxo de trabalho, substituindo tarefas manuais e dando abertura para outras responsabilidades.

Cabe enfatizar que cada organização possui suas necessidades específicas assim como metas individuais, porquanto, ao integrar ferramentas de otimização, é indispensável o entendimento das efetivas exigências e gargalos internos.

 

O que é a otimização?

Entende-se por otimização o conceito de realizar tarefas com qualidade e em menor tempo, contando com o apoio de mecanismos favoráveis para a melhoria da performance e desempenho.

A otimização é uma competência necessária para as mais variadas linhas de atuação, tendo em vista os desafios comuns enfrentados pelas empresas, principalmente no mercado brasileiro.

Por ser um país em pleno desenvolvimento, o Brasil possui um avanço relativamente tardio quando comparado aos outros países, como na Europa. No entanto, esse fato é justificável com a própria característica do país.

O resultado de tal cenário é a discrepância no acesso à informação e recursos vista majoritariamente no âmbito empresarial. Isto é, muitas empresas, gestores, equipes e proprietários desconhecem processos que são implementados para facilitar o dia a dia.

O papel dos stakeholders (principais agentes do mercado) é fomentar o crescimento das empresas, contribuindo inclusive na democratização do acesso à informação. Com a finalidade de somar positivamente no andamento de projeto de loja 3D

Em outras palavras, isso significa que o apelo feito por stakeholders é que empresas dos mais diversos nichos e portes tenham o acesso à informação, inclusive sobre a pauta de otimização, considerando ainda seus benefícios para o cenário organizacional.

A otimização de processos exige a elaboração de um planejamento, com o intuito de proporcionar melhor visibilidade sobre as dores e necessidades na questão endógena das empresas.

Sendo assim, com as devidas ações de otimização implementadas, pode-se obter o melhor direcionamento de processos, contemplando neste sentido as etapas de transações comerciais de painel de carros Chevrolet e também as etapas de entrega. 

Por fim, a otimização de processos agrega também na jornada do cliente de maneira positiva, atribuindo às vantagens competitivas e comparativas de um negócio.

 

Otimização como vantagem competitiva 

O livre-comércio é uma característica predominante na maioria dos países democráticos, contemplando o Brasil nesse escopo. 

As iniciativas dessa modalidade econômica, tal como o nome sugere, é promover a livre comercialização de bens e serviços.

Analisando na prática, o livre-comércio propõe o fim da formação de monopólios e oligopólios, tornando as oportunidades entre empresas horizontais, ou seja, dando abertura para a ampla concorrência.

Ao observar o livre-comércio pela perspectiva do consumidor, pode-se salientar os benefícios dentro do processo de qualificação de potenciais fornecedores. Afinal, por ter mais prestadores de serviços, as oportunidades de qualificação são vastas.

Com isso, o cliente conta com diferentes opções de fornecedores de churrasqueira de alvenaria pequena, podendo optar pelo fechamento com aqueles que efetivamente atendem os pré-requisitos no que tange a qualidade e prazo. 

Dado o cenário, é essencial que as organizações foquem no desenvolvimento de vantagens adicionais em seus processos, para potencializar as oportunidades de crescimento comercial e financeiro.

A visão do cliente é altamente precisa para o aprimoramento de processos, afinal, por intermédio desta, a empresa consegue compreender sobre o dinamismo encontrado nas relações de oferta e demanda e então fazer frente à concorrência.

De modo geral, o apelo feito no mercado é que as companhias invistam em soluções que permitam o aumento de produtividade. A capacidade produtiva de uma empresa deve ser o norte para a definição de metas e objetivos.

Neste sentido, quanto mais elevada for uma meta, os níveis da capacidade produtiva de uma assistência especializada no conserto máquina vidro elétrico, devem estar em concordância. 

Sendo assim, a otimização de processo combina ferramentas e procedimentos ideais para maximizar a capacidade produtiva das empresas, viabilizando também a expansão comercial e financeira. 

 

Conheça o papel da tecnologia na otimização de processos

A tecnologia possui papel fundamental no contexto organizacional, já que os recursos desenvolvidos por intermédio dela conseguem otimizar processos distintos nas empresas, incluindo as etapas de negociação de locação de tobogã.

O uso de recursos tecnológicos no meio empresarial surge concomitantemente ao apelo feito pelos próprios stakeholders, que neste são as empresas, gestores, equipes e demais colaboradores.

Desde a revolução industrial, a tecnologia vem contribuindo para o aumento da produtividade, substituindo a mão de obra humana por soluções inteligentes que também garantem entregas de qualidade.

A aplicação da tecnologia nos procedimentos internos das empresas, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é voltada para a exclusão da mão de obra humana nas organizações.

A tecnologia aplicada na otimização de processos tem a função de substituir as tarefas manuais e disponibilizar melhor tempo hábil para o desenvolvimento de atividades que exigem o raciocínio analítico.

Para o gestor de um pronto socorro veterinário 24h, contar com o apoio da tecnologia nos processos é essencial para acrescentar vantagens comparativas e competitivas aos serviços prestados, potencializando a experiência do cliente.

Portanto, a otimização de processos engloba desde recursos, novas técnicas e ainda levando em consideração o desenvolvimento de ferramentas em prol da maximização da capacidade produtiva.

 

Saiba como implementar ferramentas

Ao inovar com procedimentos, as empresas devem contar com o mapeamento prévio de alguns indicadores relevantes para a definição do plano de ação estratégico, como:

  • Objetivos gerais;

  • Metas específicas;

  • Fluxo de atividades;

  • Entendimento das funções do pessoal envolvido.

Esses são alguns dos indicadores relevantes para que uma ferramenta seja implementada de maneira assertiva e consiga contribuir no que tange à otimização.

Embora os indicadores sejam citados de modo geral, pode-se considerar que cada empresa possui suas metas e características individuais, porquanto, na adoção de ferramentas otimizadoras, é preciso focar na demanda interna.

Por fim, vislumbrando viabilizar o êxito organizacional, os especialistas reúnem etapas essenciais que combinam o uso da tecnologia no escopo de otimização de processos.

 

1. Kanban

O kanban é um procedimento visto com frequência na esfera de gerenciamento de projetos e processos, desenvolvido por japoneses e que é utilizado em cenários distintos, inclusive em produções automotivas.

O recursos consiste no uso de um quadro branco com cartões coloridos, separando todas as etapas necessárias para o cumprimento de alguma etapa interna nas empresas.

Para a implementação exitosa do método, é preciso separar o quadro branco com as etapas de “concluído”, “em andamento”, “pendente”, inserindo cada tarefa e cor em conformidade com seu status de execução.

Estão disponíveis no mercado aplicativos para celular, sites e programas de computadores com o método Kanban. 

Além disso, pode-se realizar o monitoramento de maneira física, contando com o quadro branco e cartões coloridos.

 

2. Técnica pomodoro


O volume de tarefas e responsabilidades nas organizações tem aumentado à medida que a demanda vem se intensificando no mercado, tornando complexa a parametrização da rotina em função do volume de afazeres.

Para driblar esse cenário, os especialistas desenvolveram a chamada técnica Pomodoro, que é aplicada com a intenção de alavancar a produtividade dos colaboradores. 

A técnica consiste na delegação de 5 minutos de intervalo a cada 25 minutos de foco total nas atividades laborais. Após a conclusão de um bloco de 2 horas de trabalho, os profissionais podem contar com 30 minutos de pausa.

A técnica Pomodoro auxilia os profissionais a manterem a produtividade em alta, otimizando o tempo hábil para a execução de atividades.

 

3. Terceirização de serviços

A terceirização de serviços trata-se de contar com o apoio de empresas parceiras para o cumprimento de atividades internas, que em suma demandam tempo hábil das equipes e gestores, isto é, o chamado outsourcing.

A terceirização de serviços é uma tendência em alta no mercado, considerando que por meio desta é possível obter a redução de custos e também o aumento da capacidade produtiva com um baixo investimento.

 

Considerações finais

Portanto, a otimização de processos deve ser uma prioridade discutida entre executivos, gestores e proprietários de empresas no modo geral, independente de seu porte e tampouco o nicho de atuação.

Contudo, combinar o uso da tecnologia em procedimentos para a otimização de processos é crucial, somando na geração de valor de um produto ou serviço oferecido ao público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.